Diário de Viagem: ID jovem

em 05 dezembro 2019


   Olá meu povo, como estamos? Vocês se lembram de quando nosso colunista Erik Lourenço viajou para São Paulo? Então, ele viajou usando um benefício que nem todo mundo conhece (eu mesma só vim saber da sua existência quando já não poderia mais usar, pois estava prestes a fazer 30 anos, 😢).

Viagem
Foto: Creative Commons/Pixabay

    Então, se você tem menos de 30 anos e ainda sonha em viajar, mas acha que as passagens são muito caras, leia esse post, pois pode ser a solução dos seus problemas! 😉



   Vocês pensaram que não ia ter post esse mês, né?   Vocês conhecem a ID jovem?   NÃO?!
   Então vem comigo!”


Id jovem



O que é a ID jovem?

   A Identidade Jovem (ou ID jovem) é o documento que permite acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos (teatro, cinema, shows jogos de futebol e etc.) e também a vagas gratuitas ou com 50% desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme no decreto 8.537/2015. Este benefício é garantido para jovens de 15 a 29 anos, através do Estatuto da Juventude, pela Lei nº 12.852/2013.

Condições para obter o benefício:

   Como já mencionado, é preciso ter idade entre 15 e 29 anos, estar inscritx no Cadastro Único do Governo Federal (isso você consegue pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, aconselho a procurar um mais próximo de sua residência), ter cadastro atualizado há pelo menos 24 meses, renda igual ao inferior a dois salários mínimos.
   Com relação aos documentos necessários, aconselho a se informarem no site do CRAS, pois a relação de documentos é um pouco longa e quase sempre há mudanças na lista, o que pode aumentar a burocracia. 




   Após realizar o cadastro você terá o número do seu NIS. Mas é necessário esperar um tempo, para ele se tornar ativo no sistema. Esse prazo de ativação pode ser de até 45 dias.
   Com o NIS ativado, baixe o aplicativo ID jovem, ou acesse o site, preencha com todos os dados solicitados e clique em emitir. Pronto! Você poderá comprar sua passagem com a ID jovem.

Id jovem
Foto: Divulgação


Id jovem
Foto: Divulgação

Sobre a compra das passagens

1. Poderá comprar ida e volta;
2. Pagará a taxa de embarque e pedágios;
3. Válido somente em ônibus na modalidade convencional;
4. Somente em viagens em âmbito nacional;
5. Todos os ônibus convencionais são disponibilizados duas passagens de 100% e duas de 50%. Ou seja, temos duas passagens totalmente gratuitas e duas com a metade do valor.


Atenção
Foto: Creative commons/Pixabay

6. Todas as empresas de ônibus são obrigadas a vender passagens com a ID jovem. No entanto, caso você tenha problemas e seja informadx de que a empresa não queira vender a passagem com esse benefício, poderá solicitar por escrito o porquê não realizarem o serviço. Caso a empresa se negue a oferecer isso, faça um registro de ocorrência na delegacia.
Para mais informações acessem:


   Espero que gostem da dica. Caso tenham dúvidas, comentem que ficarei muito feliz em respondê-los. Já fiz uma viagem com esse benefício e vale muito a pena.  Meu instagram é @lourencoerik
   Abraços e me contem, já conheciam esse benefício? Fizeram alguma viagem usando a ID jovem?



8 comentários:

  1. Oi, Hanna!
    Menina, não conhecia esse benefício ainda. Amei a dica que você trouxe e com certeza vou me inscrever enquanto ainda posso.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou em tempo de conseguir o benefício, tenho 28 rsr.Vou atrás.Obrigada pela dica!
    Bjs

    https://memoriaseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Erik, bem instrutivo essa postagem, eu mesma desconhecia desse benefício, adorei saber mais, apesar de já ter passado da idade, tem sempre para quem indicar!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi Hanna . Oi Erik.

    Eu soube a alguns anos desse projeto ,mas na época não deu certo porque tentei me cadastrar com o NIs da minha mãe , agora eu tenho um Nis ,mas vivo esquevendo do cadastro haha.

    Ainda bem que você me lembraram .Ja vou dar uma olhada no site agora mesmo


    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena que não deu certo da primeira vez, mas espero que consiga agora Babi. ^^
      Bjks!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo