Olá meu povo, como estamos? Hoje nosso colunista Erik Lourenço veio compartilhar sua imensa paixão: café. Ele gosta tanto, mas tanto de café, que uma de suas paixões é procurar, além dos museus, locais para se tomar café pela Cidade Maravilhosa. E ele encontrou três locais que valem a pena serem visitados... e o café apreciado também, se você gostar, claro. 😉
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Que tal sair da rotina e conhecer outros locais para tomar um cafezinho, colocar a leitura em dia e prosear? Vamos conhecer então três cafeterias fantásticas:
1. Curto Café
Um lugar agradável onde traz cafés especiais e produtos artesanais. O Curto Café dispõe de degustações e um clima agradável com uma playlist eclética. No meio de um vasto mar de cafeterias o Curto Café vem com um diferencial: confiança no cliente.
Nesse espaço não existe ninguém para cobrar o cafezinho que você toma, mas o pagamento é realizado de forma autônoma. Como assim? O cliente passa o cartão na maquininha e deixa o recibo em uma caixa, paga em dinheiro que fica em uma outra caixinha. Um lugar incrível, né?
Um ótimo lugar para um café e prosear sobre aquele livro com seu amigo ou até mesmo um desconhecido.
Conversando com um dos colaboradores do Curto Café, ele contou que o surgimento do local foi por um motivo lindo.
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
"No meio do mundo capitalista algumas pessoas chegavam à cafeteria e percebiam que não havia dinheiro suficiente para pagar um cafezinho, então elas ficavam com fome. Aí uma das formas que o Curto conseguiu ajudar esse público foi deixando eles mesmos pagarem o quanto podiam pelo café."
As pessoas com maior poder aquisitivo sempre pagam o justo e às vezes até mais, assim equilibrando as finanças do local e fazendo com que a equipe possa continuar esse trabalho. Um detalhe muito importante é que o Curto sempre fecha a contas no azul, assim podendo manter o local em perfeito funcionamento.
Produtos do Curto Café: Café coado, expresso, cappuccino, café (moído ou em grãos), pães artesanais, cerveja, chopp, pão de queijo, pizzas, doces (brownies, trufas, cookies...).
Fique ligado: O Curto Café tem dois endereços:
Endereço: Av. Erasmo Braga, 78 – Sobreloja (Terminal Garagem Menezes Cortes, próximo à estação de metrô e VLT Carioca) Rio de Janeiro.
Endereço: Rua do Rosário, 74 – Rio de Janeiro (Próximo à estação do VLT Sete de Setembro)
E-mail: eucurtocafe@gmail.com
Telefone: (21) 98178-2582
2. Café Capital
Um local histórico e de grande importância para a identidade cultural brasileira, pois essa cafeteria tem um sabor nostálgico. Fundado em agosto de 1943, período da Segunda Guerra Mundial e Era Vargas, a primeira loja do Café Capital foi construída por portugueses, na Avenida Marechal Floriano, onde existe até hoje.
Podemos dizer que é um café 100% carioca, pois sua primeira fábrica foi construída em Bonsucesso e trouxe emprego para população local. Pessoas importantes como Mario Lagos era consumidor assíduo do local.
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Diferencial: Atualmente eles têm o selo “I’m green”, ou seja, a embalagem do café capital é ecológica. 👏👏
O Café Capital não cobra 10% de taxa, porém o cliente que devolve a louça no balcão. O local dispõe de um atendimento cordial dos seus colaboradores, é muito aconchegante e bem organizado, com diversos quadros ilustrando o apogeu do café brasileiro.
O cardápio fica escrito na parede com letras bem grandes. O preço dos cafezinhos estão no padrão da economia e além disso é um ótimo lugar para tomar um cafezinho, por a leitura em dia e prosear.
Lema do Café Capital:
“Café Capital para abastecer grandes ideias” sabemos que abasteceu bastantes ideias de Mario Lagos.
Tipos de Cafés:
Orgânico – Cultivo se agrotóxicos, o Café orgânico encontra grandes adeptos entre as pessoas que buscam preservar a saúde e saborear o mais puro café de alta qualidade.
Descafeinado – Mesmo sem cafeína, mantém a intensidade e o sabor dos melhores.
Gourmet – Feitos com grãos 100% Arábica, o café gourmet equilibra sabor e aroma, em um blend ideal para preparo do café coado ou expresso.
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 27 – Centro (próximo à estação de metrô Uruguaiana)
E-mail: cafecapital@cafecapital.com
Telefone: (21) 2560-5432
Horário: segunda-feira à sexta-feira de 07h00 as 20h00
3. Café & Histórias
Que tal tomar aquele cafezinho ou até mesmo almoçar sendo observado por livros?
Caro leitor, vos lhe apresento o sebo-café: Café & Histórias. O estabelecimento perfeito para prosear com seu amigo sobre aquele livro maravilhoso, ou até mesmo lê-lo no local, visto que tem poltronas com o design antigo, porém confortáveis e um cafezinho jubiloso.
O sebo Letra Viva tomou uma iniciativa ousada que foi desconstruir a imagem dos sebos pequenos e com muitas pilhas de livros usados, e trouxe uma fantástica inovação, criando também o espaço dentro dela que se chama Café & Histórias, assim temos um sebo-café.
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna |
Inaugurado em 25 de setembro de 2017, é um espaço modesto e com muita história no seu interior e exterior. O estabelecimento se encontra em um local bem propício ao seu nome, pois está próximo ao Real Gabinete Português de Leitura, outro mundo literário!
O local dispõe de lanches, almoço e pratos veganos, além de realizar entregas. O ambiente é decorado por mais de 20 mil livros, algumas esculturas e quadro do século XX do movimento impressionista. O local também disponibiliza para realizações de eventos como Sarau, lançamento de livros e tarde de autógrafos. Caso não tenha um livro com você, pode comprar um no local que tem opções a partir de R$ 2,00, ou até mesmo pegar um emprestado e lê no local.
Endereço: Rua Luís de Camarões, 2 – Centro
Horário: Segunda à sexta de 09h00 as 18h00
Contato: (21) 3176-6427
E-mail: cafehistorias@outlook.com
“Na vida nada é feito para ser temido, tudo é feito para ser entendido”. – Marie Curie.
Bom... Depois dessa deu até vontade de tomar um cafezinho e ler um bom livro, né?
Um abraço e até a próxima!
Adoro o Café & Histórias. Vou sempre almoçar com amigas por lá. Gosto do Curto também. Vou com o pessoal do trabalho, após o almoço. Ainda não fui no Café Capital. Fiquei com vontade de experimentar.
ResponderExcluirbeijos
CHris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook
Opa! Então vai curtir com certeza o Café Capital também Chris!
ExcluirBjks e obrigada pela visita! =)
Os lugares parecem ser incríveis!
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Que bom que gostou! =)
ExcluirBjks!
Que delícia esse café, além de tudo estar com uma cara deliciosa, o lugar ainda é super inspirador!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
São lugares lindos mesmo Kaila! Fiquei apaixonada quando vi as fotos também! ^^
ExcluirBjks!
Caramba, eu amei esse post!
ResponderExcluirNesse momento eu queria MUITO ser do Rio! Adorei a decoração do primeiro e, honestamente, o que é esse último né? Tô apaixonada no sebo-café! Que sonhooooo. Com certeza eu amaria conhecer!
Beijos,
Caverna Literária
Sebo-café é a combinação perfeita, né Letícia? ^^
ExcluirMas onde você mora com certeza deve ter um cantinho peculiar assim, bem escondidinho... assim como aqui no Rio... rs
Bjks!
Oi Hanna.
ResponderExcluirEu adoro café, mas aqui na minha cidade não tem nenhum estabelecimento do tipo. Mas fico com vontade de ir ver de perto este.
Beijos.
Fantástica Ficção
Sério que aí não tem? Poxa... =s
ExcluirQuando tiver a oportunidade de ir num lugar assim, em outra cidade, me conte sua experiência?
Bjks!
Que lugares mais incríveis! Super iria, pena que moro longe. :(
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Ah Pathy, mas por aí também deve ter um café estiloso assim. ^^
ExcluirEsses são lindos, mas estavam bem escondidinhos também, eu nem sabia da existência deles até pouco tempo... rs
Bjks!
Oi, Hanna!
ResponderExcluirQue demais!! Eu sou doida por café, mas admito que sou mais chegada nos capuccinos hahaha adoroo, tô sempre arrastando mãe, namorado e amigas pra tomar um café acompanhado de um bolinho. Se um dia for pro RJ, já sei onde ir!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Carol, eu também sou mais chegada em capuccino, kkkkk.
ExcluirQuando vier ao Rio, já sabe que tem parada certa! kkk
Bjks!