Amantes das cartas: Cartas em livros

em 22 fevereiro 2018

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos o quadro Amantes das cartas no ar, com um assunto que diz respeito às minhas duas imensas paixões nesse mundo: cartas e livros... 
   Pois é... quando falamos de cartas hoje em dia as pessoas olham como se fosse coisa de outro mundo, já que muitos nunca nem receberam uma na vida, que não fossem boletos para pagar no fim do mês (rsrsrs).

Cartas em livros



   Mas cartas são uma coisa tão legal, mas tão legal, que chega a ser até tema inspirador para livros. Vem ver algumas indicações de leitura que envolvam cartas! 😉




   1. A última carta de amor - Jojo Moyes

Adicionar ao Skoob



A última carta de amor
Divulgação

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.


2. Uma carta de amor - Nicholas Sparks

Adicionar ao Skoob 




Uma carta de amor
Divulgação

Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada
Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendoespecialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.”Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também.Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.

3. Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaria

Adicionar ao Skoob 



Cartas de amor aos mortos
Divulgação


Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

4. Cartas extraoridinárias - Shaun Usher

Adicionar ao Skoob



Cartas extraordinárias
Divulgação

Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt, à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci - 'Cartas extraordinárias' é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós. Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos. A engenhosa organização de Shaun Usher cria uma experiência de leitura que proporciona muitas descobertas, e cada nova página traz uma bela surpresa para o leitor. 

5.  A carta, a bruxa e o anel - John Bellairs

Adicionar ao Skoob



A carta, a bruxa e o anel
Divulgação

Rose Rita está chateada porque seu melhor amigo, Lewis Barnavelt, vai passar todo o verão num acampamento só para meninos. O que Rose não esperava é que a Sra. Zimmermann tivesse um plano para alegrá-la. Tudo começa quando a simpática feiticeira recebe uma carta, avisando que herdara uma fazenda abandonada e um suposto anel mágico. Ela convida Rose a acompanhá-la até lá, mas quando elas chegam, coisas muito estranhas começam a acontecer e as duas acabam se metendo numa aventura de arrepiar.

6. Cartas para Julieta - Lise & Cril Friedman

Adicionar ao Skoob

Cartas para Julieta
Divulgação
A lenda do casal apaixonado de Shakespeare atrai visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente 'Julieta, Verona', chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. 'Cartas para Julieta' conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu.

7. Cartas na rua - Charles Bukowski

Adicionar ao Skoob 

Cartas na rua
Divulgação

Cartas na Rua é o primeiro livro a apresentar Henry Chinaski, alter ego de Bukowski e protagonista de cinco dos seus seis romances. Autobiográfico, trata do período em que o escritor trabalhou nos correios e de como o sistema massacrou sua vida, moral e saúde. Com um humor sarcástico, soube pegar algo desinteressante (o trabalho de carregar e separar correspondência) e utilizar isso como uma forma de identificação com todo e qualquer leitor que já tenha tido um trabalho do qual não gostava.
Extremamente original, já carregava a marca do estilo de Bukowski: texto conciso, objetivo e muito simples, repleto de diálogos e dividido em vários capítulos curtos. Conforme expresso pelo autor: ” Eu me preocupava com o ritmo”. Essa forma o consagrou como escritor e revela uma forte influência de Fante e Hemingway. Sem dúvida, é uma de suas obras mais importantes.

8. As cartas de J. R. R. Tolkien


As cartas de J. R. R. Tolkien
Divulgação

As Cartas de J. R. R. Tolkien é um livro em que se reúne uma compilação de cartas escritas por John Ronald Reuel Tolkien (autor dos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis, entre outros). Organizado por Humphrey Carpenter e com a assistência de Christopher Tolkien, apenas algumas cartas foram usadas devido a grande quantidade de cartas escritas por J. R. R. Tolkien para diversos destinatários durante sua vida. O livro mostra através das cartas de Tolkien o curso da vida do autor, bem como detalhes de suas obras.

   Conhecem alguns desse livros? Já leram? Me contem aí!
   Até mais! 😉



8 comentários:

  1. Conheço 4 desses livros, apesar de não ter lido nenhum deles, estão na minha wishlist, os 3 primeiros e o Cartas para Julieta que adorei o filme, mas infelizmente não saiu aqui em Portugal uma edição do livro.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que chato não ter saído edição alguma no seu país... =/ Mas você não tem o hábito de ler ebooks? Quem sabe consegue ler o livro? ;)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Hanna
    Eu AMO este tema!
    Li o 2,3 e 4!! Os outros estão na minha lista
    Li e amei e recomendo A Sociedade literária e a torta de casca de batata!! Leia!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que bom que curtiu o post Clauo! =) Já estão anotadas as sugestões aqui! ;)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Hannah , de todos os livros listadoa eu li os 3 primeiros."A ultima carta de amor"da Jojo, "Carta de amor aos mortos " e "Uma carta de amor" do Nicholas que foi um dos livros dele que mexeu comigo.Alias ,você deu uma nova chance ao tio Nick?Posso estar equivocada ,mas acho que foi você que leu "O casamento " e ficou meio com um pé atras com os livros dele.

    Agora ,livros que envolvem a tematica carta ,eu me lembrei de "Cartas para mim?" um infanto-juvenil acredito que da Marcia Kupstas e "A vantagem de ser invisivel que é narrado por cartas.

    Beijos

    Babi Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, fui eu mesma que li 'O casamento' e desde então não gosto do tio Sparks... kkk Eu não li mas nenhum livro dele, pois já estou com o pré conceito que irei me decepcionar com a leitura de novo... kkk Quem sabe um dia eu mude de ideia... E eu não sabia que 'A vantagem de ser invisível' tinha cartas na temática também! Já curti a ideia e irei procurar para colocar na lista! =) Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oii Hanna, tudo bem? Amei o post e menina nunca li nenhim desses livros que você citou hahahaha mas quero ler carta de amor ao mortos.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carol! Quando ler Carta de amor aos mortos, diga o que achou depois? Bjks!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo