Resenha do livro: O salmão da dúvida

em 30 janeiro 2018

   Olá meu povo, como estamos? Hoje estamos aqui com mais uma resenha, dessa vez de um dos livros dos meus autores favoritos dos últimos tempos: Douglas Adams. O livro se chama 'O salmão da dúvida', e é o último livro publicado do autor. Chega mais! 😉

O salmão da dúvida




O salmão da dúvida
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

3/30

Livro: O salmão da dúvida

Autor: Douglas Adams

Editora: Arqueiro

Ano: 2014

Páginas: 304



Douglas Adams mudou a cara da ficção científica com a série interplanetária O Mochileiro das Galáxias. Infelizmente, ele fez sua própria viagem para além da Terra cedo demais, deixando milhares de fãs órfãos. Agora mais uma vez os leitores vão poder se deleitar com a sagacidade desse grande autor.Reunindo textos encontrados no computador de Adams após sua morte, este livro traz uma coletânea de histórias, resenhas, artigos e ensaios inéditos, além de oferecer um retrato raro da personalidade do homem por trás da obra: a devoção aos Beatles, o ateísmo radical, o entusiasmo pela tecnologia, a luta obstinada pelos animais em vias de extinção.Mistura de homenagem póstuma ao autor com último presente a seus fãs, O salmão da dúvida é profundo, excêntrico, provocante e divertido. Entre arraias-jamantas, alienígenas de duas cabeças, teorias quânticas e sinfonias de Bach, você vai encontrar:
1. Dez capítulos do livro em que ele trabalhava quando morreu.2. Um ensaio filosófico questionando a existência de Deus.3. Comentários sobre a constante evolução da tecnologia.4. Um conto protagonizado por Zaphod Beeblebrox.5. Relatos sobre sua infância, seus traumas e seu nariz.

   Assim com já dito na sinopse, 'O salmão da dúvida' é um livro feito em homenagem póstuma para o autor que revolucionou a ficção científica. 
   Quem já leu 'O guia do mochileiro das galáxias' sabe do que estou falando. Ele era conhecido pelo seu humor ácido e as críticas feitas ao governo de forma lúdica e engraçada, que lhe gerou muitos fãs pelo mundo e por gerações. 
   Em 'O salmão da dúvida', temos na verdade a reunião de vários textos do autor, que estavam em seu notebook. Entre eles temos entrevistas concedidas a diversos programas, debates sobre a filmagem ou não de 'O guia do mochileiro das galáxias', a compra dos direitos autorais pela Disney, seu debate imenso sobre seu relacionamento com o MAC (rsrsrs)... 


"O Macintosh foi lançado cinco anos atrás e parece que faz mais ou menos o mesmo tempo que os pedreiros estão trabalhando na minha casa. Outro dia alguém me perguntou o que eles estavam fazendo e eu expliquei que vinha tentando reunir coragem para lhes perguntar a mesma coisa."
"Mas quero deixar uma coisa bem clara. Eu adoro meu Macintosh, ou melhor, minha família de sei lá quantos Macs que acumulei impulsivamente ao longo dos anos. Adoro-os desde a primeira vez em que vi um deles no escritório da Infocom em Boston, em 1983." 

   Isso sem contar um conto protagonizado por Zaphod Beeblebrox, um dos personagens mais marcantes de sua série mais aclamada, e uns capítulos de outro livro que ele estava escrevendo, cujo título era o mesmo que foi publicado em sua homenagem. 
   Mesmo não sendo uma história completa, afinal não deu tempo de Douglas Adams terminar seu trabalho antes de partir deste mundo, podemos ver um retrato de como era o outro lado do autor. Como ele se portava em entrevistas, sua opinião sobre a religião e o motivo de ele defender com unhas e dentes o ateísmo (sendo até bem radical em alguns pontos). Além disso, descobrimos aqui sua grande paixão pelos Beatles:

"[...] Se tivesse vivido em qualquer outro período da História, sinceridade, que eu não seria capaz disso. Mozart, Bach e Shakespeare estão sempre conosco, mas eu cresci com os Beatles e não sei se eciste algo que tenha me afetado mais do que isso."

   Essa foi uma belíssima homenagem aos fãs, que tanto amam as aventuras escritas por ele. Mas, mesmo em textos de seu dia-a-dia, podemos notar um pouco de seu jeito característico de escrever, que nos leva até o final com muitas risadas pelo caminho. Ele tinha um jeito único de escrever, que vai deixar muitas saudades... 

"'Por quê?' é uma pergunta que incomoda tanto as pessoas que uma letra do alfabeto em língua inglesa foi inteiramente dedicada a ela. [...] 'Por quê?' introduz as perguntas mais difíceis de serem respondidas. Você não fica todo enrolado quando alguém lhe pergunta:'que horas são?', 'Quando começou a batalha de 1606' ou 'Como o cinto de segurança funciona quando você pisa no freio, papai?'. [...] Mas quando você ouve 'Por quê?' já sabe que está com algumas das perguntas mais irrespondíveis da vida nas mãos [...]." 

"Por mais que me ignorassem por completo sempre que íamos caminhas juntos, eram incapazes de ir sem mim. Isso revelava que aquelas cadelas que nem eram minhas tinham uma forte inclinação para a filosofia, pois haviam percebido que eu precisava estar lá para que elas pudessem me ignorar devidamente." Você não pode ignorar alguém que não está por perto, porque não é isso que 'ignorar' significa."



   Esse livro, é dividido em três partes, que são uma homenagem também à sua série 'O guia do mochileiro das galáxias'. Eles tem o nome de um dos volumes: A vida, O universo e Tudo mais (o terceiro volume para ser mais exata, 😉). Por serem textos curtos na maioria das páginas, eles são separados por salmões (afinal é o peixe protagonista do livro, rsrsrs), sempre de cabeça para baixo. E são os salmões de ponta cabeça que também dividem as partes do livro: 


O salmão da dúvida
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

"[...] Parece haver uma ótima explicação para nunca conseguirmos cumprir nossas promessas de Ano-Novo, além da óbvia e desprezível ausência de força de vontade. É a seguinte: nós não conseguimos nos lembras delas. Simples assim. E se por acaso chegarmos a anotá-las, provavelmente também não nos lembraremos de onde deixamos o papel. Por estranho que pareça, esse mesmo papel costuma aparecer exatamente um ano depois, quando estamos procurando algum lugar para escrever nossas inúteis tentativas de colocar a vida em ordem no ano seguinte. Isso, ao que tudo indica, não é uma coincidência."    

"Os americanos nunca conseguem entender por que os ingleses dão tanta importância ao chá porque a maioria deles NUNCA TOMOU UMA XÍCARA DE CHÁ DECENTE."

"Nós ficamos presos à tecnologia quando tudo o que queremos são coisas que funcionem. Como saber se algo ainda é tecnologia? Você consegue uma boa pista checando se a coisa em questão vem com um manual." 
   Sou suspeita para falar, pois amo Douglas Adams desde que li 'O guia do mochileiro das galáxias' pela primeira vez. Não é de se admirar que eu fale tanto dessa série aqui, é porque são os cinco livros de uma única série que deixaram Douglas Adams mais famoso que sabe-se lá o quê no mundo. Além dos textos que ele era convidado a escrever, como introduções em alguns livros, críticas e outros textos em colunas de jornais/revistas. E, mesmo depois de anos, seus livros ainda são amados e deitados em n versões. 'O salmão da dúvida', nos deixou no clima de despedida, bem ao estilo do autor, sem lágrimas, apenas risadas de seu jeito todo especial de revolucionar seja lá qual o tema que aborde.
   Já haviam lido Douglas Adams? Se você curte ficção científica, então não deixe de conferir as resenhas que fiz sobre os três primeiros volumes.































12 comentários:

  1. Oii Hanna, tudo bem? Nunca li nada do autor, mas tenho vontade de ler a série dele dos mochileiros das galáxias, até quero ler livros de ficção esse ano.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, caso consiga ler a série do Mochileiro, me conte o que achou depois! =) Super indico a leitura!
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Hanna!
    Eu li os dois primeiros volumes da trilogia de cinco no ano passado (agarrei no terceiro nem sei porque... ehehe) e sério, nunca tinha lido nada como os livros dele! Me apaixonei e super entendo você adorá-lo!
    Não conhecia O Salmão da Dúvida e fiquei bem curiosa, mesmo não sendo histórias completas. Anotei o título para ler depois que terminar o Guia! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, é muito bom saber que não sou a única que curte a série! =) Esse último livro eu descobri muito por acaso, procurando títulos para baixar na internet e me indicaram esse... não resisti e não me arrependo! kkk Quando terminar de ler a série, não deixe de ler esse também! ;)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Sempre quis muito ler a série de Mochileiros da Galáxia dele, mas de uns tempos pra cá fui aprendendo mais sobre o que eu gosto e essa vontade deu uma esfriada (já que descobri que ficção científica não me cativa tanto assim). Mesmo assim, sempre que passo pelos livros numa livraria ou na internet a vontade de os ler volta.
    Fiquei bem curiosa quanto a esse também, você falou dele com muita paixão e admiração, é pra mim isso é o que basta para cativar outras pessoas ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle, tudo bem? Pois é, nem sempre compartilhamos o gosto literário... eu, por exemplo, só vim ter acesso aos livros/filmes de ficção científica depois de grande, pois minha mãe odeia até hoje e não queria que eu tivesse acesso. Mas como ela não pode mais me impedir... já sei quais os livros que não irão sumir da minha estante... kkk
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  4. Se fosse num tempo anterior a esse, juro que já estaria na Livraria atrás desse livro. Mas, não sei o que houve, mas a paixão que eu nutria por pull fiction se esvaiu. Hoje eu curto romances franceses, russos e os meus velhos e bons clássicos. Acho que a culpa é da poesia. Tenho lido muita poesia nova e antiga e acaba que algo na gente muda. É a única explicação que eu tenho. Ou seria a idade? Estou a ficar velha... não acho essa uma justificativa possível porque já nasci velha (rs).

    Enfim, achei interessante a história do autor e vou pesquisar sobre ele, mesmo não me interessando tanto pela escrita. Mas é que saber autores me inspira.

    bacio e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lunna, nem sempre os gostos literários que temos quando jovens se mantem depois que crescemos... kkkk Eu mudei bastante os meus e acredito que continuarão mudando... mas ficção sei que será um que se manterá, assim como fantasia... =)
      Bjks!

      Excluir
  5. achei uma escrita bem interessante do autor nao o conhecia, o livro me deu uma certa curiosidade para ler anotei o nome para quem sabe uma proxima compra
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna, espero que goste! =)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Olha que legal, não sabia desse livro! Amo o Douglas Addams e a sua resenha me deixou bem curiosa, Com certeza vai para a listinha, esse autor é incrível, adoro o guia do mochileiro das galáxias!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  7. Se eu não me engano, um série que gosto muito é inspirada num livro desse autor, e isso só aumenta minha curiosidade para ler algo dele. Não sabia da existência desse livro, mas logo de cara o título me chamou-nos atenção. Fiquei interessada especialmente nesse ensaio questionando a existência de Deus! Adorei a resenha, obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo