Amantes do Cinema | Não olhe para cima

em 20 janeiro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Continuando com os assistidos de 2021, mas que só estão saindo as resenhas agora (rsrsrs), hoje vou falar sobre Não olhe para cima, uma estreia do dia 24/12 na Netflix, que fez o meu Natal ser regado a lágrimas e puras verdades, disfarçadas cinismo e cenas até engraçadas. 

Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix




Ficha técnica


Filme: Não olhe para cima 

Ano: 2021 

Gênero: Comédia, Scifi

Duração: 2h22min

Classificação: +16 

País: EUA



Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico.


Não olhe para cima | Netflix



    'Não olhe para cima' é uma sátira, que traz críticas bastante reflexivas sobre o negacionismo científico e suas consequências. 
     Tudo começa quando a doutoranda Kate Dibiaski, aluna de Astronomia na Universidade de Michigan, descobre um cometa com o dobro do tamanho do que extinguiu os dinossauros, vindo em direção à Terra. 
     Pelos cálculos de seu orientador, a estimativa é que o cometa atinja a Terra em cerca de seis meses, o que vai dar fim à toda a Humanidade. 
     A ideia mais lógica seria anunciar para a Nasa e para os governos do mundo, afinal, algo precisa ser feito. 
    Porém, vai ser difícil fazer alguma coisa, se nem a presidente dos Estados Unidos é capaz de dar ouvidos aos cientistas. 


Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix




   Nem sabia que esse filme ia estrear na véspera de Natal, mas quando vi o elenco de peso que fazia parte dele, fiquei curiosa e assisti no dia 24/12 mesmo. 
   Logo nos primeiros minutos, entendi a mensagem e, mesmo que tenha sido filmado antes da crise sanitária, é um filme que se encaixa muitíssimo bem com o momento que passamos. 
   O filme tem um toque de humor, já que a ideia é ser uma comédia. Mas o toque ácido foi a cereja do bolo aqui. 
   Preciso falar que me identifiquei logo com a Kate, por ser doutoranda também e por saber muito bem o que é ficar até mais tarde no laboratório, fazendo experimentos e monitorando resultados, que nem sempre saem como o esperado e tem que começar tudo de novo (meu primeiro estágio era exatamente assim)
   A descoberta dela foi algo inesperado até para seu orientador, Randall, que também não sabe lidar com o impacto iminente sobre o planeta. 
   Uma descoberta que renderia prêmios, pesquisas milionárias e apoio da NASA, de repente vira motivo de piada quando a própria presidente dos Estados Unidos ignora e age como se o cometa fosse algo irrelevante (já vimos esse filme antes?). 

Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   Apoiada pelo filho, que também é secretário de Estado, a presidente nem sequer presta atenção ao que os pesquisadores tem a dizer, especialmente por não serem de universidade renomadas. 
   Só por isso, não são dignos de fazerem grandes descobertas (preconceito que fala, né?). A saída para alertar a população de que o fato é grave ficou em ir na mídia e falar para olharem para o céu e constatarem com os próprios olhos, o que também acaba saindo pela culatra, já que acontece tudo, desde virarem memes até motivo de mais piadas, mas o negacionismo prevalece. 
  O tempo todo, já sabemos o que vai acontecer no final, pois fica bastante óbvio, diante dos acontecimentos. 
   O que deixa o expectador ainda mais revoltado, já que são questionadas coisas bem pertinentes, no que condiz a investigações científicas, mas ninguém dá bola, pois "ainda não tem comprovação", quando as provas estão na cara de todo mundo, literalmente. 

Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   Além disso, os personagens em questão tem atitudes tão calculadas e previsíveis, que são relacionados facilmente a muitos governos atuais, o que chega a ser triste e cômico ao mesmo tempo. 
   O tempo todo, vemos o mundo inteiro brigando entre olhar para cima e não olhar para cima, quando deveriam estar unidos em prol de algo maior. 
   Isso só mostra o quanto ainda somos falhos e não andamos mais para frente em conhecimento, pois é cansativo ter que dar quase 10 passos para trás, explicando que ciência tem valor, para pessoas que ainda são movidas por ganância e que seguem cegamente quem prega que "não é tão grave assim". 
   O final do filme é triste, tocante e me arrancou lágrimas. Pois a sensação que tive era que, se o cometa realmente tivesse sido descoberto, nós morreríamos, lutando com quem diz que o "cometa é uma teoria da conspiração e não um fato científico". 


Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



Não olhe para cima | Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



   Mas sinceramente, não consegui pensar em outro final tão digno quanto. O que só mostra ainda mais o quanto o ser humano ainda é egoísta, mal, presunçoso e precisa aprender muitas lições por aqui se quiser realmente explorar o espaço um dia (no mínimo).  
   É um filme que recomendo, mesmo que não curta scifi. Ele vai muito além disso e faz críticas reais e construtivas ao mundo que temos, além de nos levar à reflexão do que queremos para nosso futuro. 



                                   


  Já tinham visto esse filme? 



 
   
 

18 comentários:

  1. Oi, Hannah!
    Eu adorei essa filme.
    Na verdade, ele é um soco no estômago, né?
    E é o que você falou: o final é triste, mas digno.
    Fiquei mal no final, não vou negar.
    E adorei a sátira de ser IGUALZINHO uma galera da vida real, hahaha. Enxerguei muita gente lá.

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falou tudo! Eu também enxerguei várias pessoas nesse filme, é assustador e fantástico ao mesmo tempo.

      Excluir
  2. Oie, esse filme encheu o twitter de comentários e foi por isso que fiquei curiosa haha. Também espero assistir em breve.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Estou simplesmente louca para assistir
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Vi comentários desse filme para todo lado, mas não inventei de assistir ainda, pois não é toda sátira que funciona comigo.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ver hora (um pouco atrasada né) e gostei muito! Se encaixa tanto com o nosso momento atual, as pessoas duvidando o tempo todo da ciência. Lembrou-me de "tubarão", pois o prefeito também não tomou as devidas medidas devido ao mal que estava aparecendo e pessoas sofreram. Estou doida para terminar de assistir!
    claraaoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa terminar de assistir Clara. E concordo, tem várias coisas ali que são do nosso mundo real, tem nem como negar.

      Excluir
  6. Oi Hanna,
    O final foi como uma cereja no topo do bolo. Não tinha outra saída, né?
    Eu gostei bastante e em diversos momentos a gente ri de desespero pelos paralelos que conseguimos fazer com nossa realidade, né? Deveria ser um filme obrigatório!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me vi rindo de desespero em diversos momentos. É muito triste e foi soco atrás de soco no estômago... que vou te contar...

      Excluir
  7. Olá, Hanna.
    A Olivia lá do blog assistiu e amou o filme. Eu me interesso muito também tanto pelos atoes como pelo tema casar de ser tão atual. Infelizmente muita gente vai assistir e vai continuar não entendo a gravidade da situação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a opinião dela no blog e compartilho, hehe. E concordo contigo também. Terminei o filme com lágrimas nos olhos, tanto pela realidade que vivemos, quanto pelo fato de que muitos não vão entender a mensagem real. =/

      Excluir
  8. Oi Hanna,
    o tanto que eu dei risada nesse filme deve ser até inapropriado hahaha também acho que o final fez total sentido e é frustrante ver o quanto nossa sociedade é totalmente daquele jeito. foi um retrato super fiel, né? amo o elenco!
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem te julgo, pois também dei bastante risada em alguns momentos e fiquei com vergonha de mim mesma, viu? Mas no meu caso, acho que ri mais de nervoso do que de diversão, principalmente por ver o quão perto da realidade estava esse filme, haha.

      Excluir
  9. Até hoje não vi esse filme, mas tenho muita vontade.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo