Sapientis | Gabriel Ritta

em 25 janeiro 2022

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos mais um conto "brazuca" bem amorzinho por aqui, o Sapientis, escrito por Gabriel Ritta. 

Sapientis | Gabriel Ritta
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Obs. Conto lido em parceria com a Confraria Crônicas Fantásticas

 
3/24

Livro: Sapientis 

Autor: Gabriel Ritta

Editora: Crônicas Fantásticas

Ano: 2022

Páginas: 39


Sapientis | Gabriel Ritta



   Prometo ser breve hoje, já que o conto é bem curtinho. Mas nem por isso ele deixou de me encantar. 
   Em um planeta tão, tão distante, chega uma nave da Terra, levando consigo a sonda Z-56. 
   Em nome da missão de exploração Zeus-7, o robozinho tem a finalidade de recolher todas as informações sobre a biodiversidade que encontrar e enviar para os humanos.
  Cumprindo bem seu papel, o robozinho sai registrando tudo o que pode, até que encontra uma forma de vida orgânica. E, enquanto analisava o organismo, uma surpresa: ele fala!
  Passado o susto momentâneo, ambos começam a conversar. Afinal, como uma lagartixa (a criaturinha falante encontrada pelo robô) pode falar naquele planeta, mas não na Terra? 
  Tão curioso quanto, o bichinho também tem muitas perguntas a fazer, especialmente sobre quem mandou o serzinho metálico até lá. 
  O diálogo, que parecia impossível, acaba tomando uma proporção bem maior, quando começa a questionar a vida e seu propósito.
  Esta leitura me foi uma grande surpresa, especialmente por ainda estarmos nas primeiras semanas do ano. E me tocou de maneira tão profunda que nem sei por onde começar a falar.
  Com toques de “WALL-E” e “Pequeno Príncipe”, ‘Sapientis’ é aquela leitura rápida, gostosinha e que te deixa com um quentinho no coração. 
  Ao mesmo tempo, traz questionamentos tão profundos, passados com uma delicadeza, que é impossível não pensar a respeito.
 Conforme lia, não conseguia parar de pensar sobre o que é a vida, qual o seu propósito e, mais ainda, qual o meu papel enquanto humana neste planeta. Z-56 é uma simples máquina, construída por nós e, depois que cumprir seu papel, não tem mais serventia e vira sucata.
 Já a lagartixa é motivo de gritos por alguns e asco por outros, quando tem um papel tão importante na natureza. 


Sapientis | Gabriel Ritta
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna





  Imagina se ela falasse! O que não diria de como nós é quem somos o verdadeiro motivo do asco?! E uma lagartixa alienígena então, pior ainda!
  Juntos, eles criam uma relação muito bonita de amizade, fazendo você se sentir parte dela. Me lembrou em diversos momentos o papo entre a raposinha e o Pequeno Príncipe, aliás. 
  Já nem sei mais quantas vezes eu reli o conto antes de escrever a resenha.
  Não porque não tinha entendido a mensagem, mas porque não consegui me despedir de Z-56 e da lagartixa (rsrsrs). 
  Eles são tão cativantes que é impossível não terminar querendo começar a ler novamente.
  Esta duplinha me encantou bastante e minha vontade era guardar eles num potinho e deixar sempre perto de mim, para nunca mais esquecê-los.
  Falando sobre o conto em si, eu amo as capas da Confraria, que são simples e objetivas. Aqui temos os protagonistas em destaque, em tons de terra, bem a cara do planeta onde se passa a trama. 
  Apesar de ser uma leitura bem curtinha, amei e recomendo de olhos fechados. Aliás, até classificaria ‘Sapientis’ como aquela leitura para crianças, mas que muito adulto teria que ler. 


                                       


  Vocês também curtem livros nesse estilo? Me contem aí!


                                                                                     Obs.: Texto revisado por Emerson Silva



8 comentários:

  1. Oooi, Hanna. Confesso que até eu me surpreendi com a sua resenha, eu não imaginava que o conto era isso tudo e agora até eu fiquei curiosa. É bom quando uma leitura nos surpreende positivamente dessa maneira.
    Realmente, se falassem, nós que seríamos motivo do asco.
    Adorei mesmo!!
    Beeeijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Nossa, amooo esses livros mais curtinhos, de contos sabee?!
    Adoreiiii a dicaaa, já gostei da resenha!

    Estou a prpocura aqui no kindle ahahhaa
    beijos
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra, que bom que gostou da resenha. ^^ Super recomendo a leitura, mas ele não tem no kindle, só diretamente no site da editora. =)

      Excluir
  3. Gostei da dica, parece ser um conto bem legal!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hanna.
    Achei o enredo do conto bem diferente do que tem no mercado. Mas acredito que eu não leria porque sou uma dessas pessoas que morre de medo quando vê uma lagartixa hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo