Li até a página 100 e... #31: 1984

em 19 outubro 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje o Li até a página 100 trouxe as primeiras impressões de 1984, um clássico da literatura mundial, escrito por George Orwell. 


1984 | George Orwell
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna




Primeira frase da página 100:


R. "No dia seguinte ela apareceu."

Do que se trata o livro?


R. O livro traz um mundo alternativo, onde as pessoas são governadas pelo Partido, num sistema autoritário e que vigia as pessoas 24h por dia, com câmeras por todos os lados, através do sistema do Grande Irmão (ou Big Brother, aliás, fiquei besta ao saber que o reality foi inspirado nesse livro).


O que está achando até agora?


R. Eu tenho um certo trauma com o autor desse livro, pois abandonei 'A revolução dos bichos', por "não ter entendido a mensagem" que ele queria trazer na obra. Achei a escrita dele bem complicada, mesmo levando em consideração que ele não era tão contemporâneo assim. Comecei esse livro com algumas ressalvas, mas acho que posso dizer que "fiz as pazes" com as obras dele. 



1984 | George Orwell




O que está achando do protagonista?


R. Estou gostando do Winston. Ele não é nenhum herói de capa, mas está começando a perceber algumas coisas a volta dele, e até que ele está agindo de uma maneira tranquila e crível. Espero que continue assim. 


Melhor quote até agora:


"GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA"

Vai continuar lendo? 


R. Sim, está sendo uma experiência bem melhor do que a que tive com 'A revolução dos bichos', inclusive. 
 

Última frase da página 100:


R. "Ela, porém, devia tê-lo visto andando em sua direção, e talvez captado a dica."


   E essa foi a postagem de hoje. Já tinham lido esse livro? Conhecem os outros trabalhos do autor? Me contem aí! 



12 comentários:

  1. Oi Hannah,

    Apesar de já terem me indicado demais esse livro, eu nunca fiquei curiosa em ler.
    Que bom que a leitura está sendo mais proveitosa que o outro.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está sendo uma leitura bem mais proveitosa, de fato. Espero que se mantenha assim até o final.

      Excluir
  2. Oi Hanna,
    Quando soube que o BBB foi inspirado no Grande Irmão também fiquei chocada, aí depois achei genial, haha.
    Ainda não li 1984 por que não sou fã de clássicos e geralmente os abandono, então creio que precise preparar meu psicológico para ler esse livro. Mas fico feliz que esteja sendo uma boa experiência pra você.
    Quanto ao livro A Revolução dos Bichos, eu li uma vez na escola e outra no ano passado, das duas vezes eu entendi as metáforas, mas pra mim ele é um livro superestimado.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, menina, a ideia é realmente genial! haha
      Eu acho que muitos clássicos são superestimados, pois "leitor de verdade é que lê esses livros". Mas alguns valem de fato a pena serem lidos. Esse é um caso.

      Excluir
  3. Olá,
    Nem sei bem como cheguei aqui, mas, como sou uma grande fã de livros, valeu a pena, rsrs. Eu li este livro (e também o A revolução dos bichos, que agora está sendo publicado com o nome A fazenda dos animais) há muitos anos. Eu gosto dos dois livros e costumo indicar aos leitores uma breve pesquisa sobre o autor. E isso porque, nesses tempos loucos que a gente vive, há ideologias tomando para si a visão de Orwell, como se ele os representassem (quando o escritor não tinha nada a ver com essas ideologias). Ouso dizer que ele era mais a esquerda, se a gente considerar o fato de ele ter sempre se posicionado em favor dos potenciais ou reais subjugados. Houve muita gente que entendeu os dois livros como uma crítica ao regime instalado na época na Rússia. Mas ele mesmo disse que se posicionava contra qualquer regime totalitário.
    Bem, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly, seja bem vinda ao Mundinho =)
      Então, comentaram sobre essa crítica ao governo russo em A revolução dos bichos (que eu não sabia que haviam mudado a tradução do título), mas ainda assim, eu não consegui levar a leitura adiante. Quem sabe um dia eu leia ele, sem me ater muito a que lado político ele defende (ou não). Mas estou gostando bastante de 1984, foi um grande achado literário e tem vários paralelos com os tempos que vivemos hoje, o que acho mais surreal.

      Excluir
  4. Oi Hannah, tudo bem?
    Amei esse post de saber o que aconteceu até a página 100, a muitos anos atrás tentei ler a Revolução dos Bichos e também não consegui entender a mensagem, até hoje tenho o livro e não dei oportunidade de ler novamente.

    Um beijo
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, viu? haha
      Quem sabe um dia a gente leia A revolução dos bichos.

      Excluir
  5. Oi, Hannah!
    No meu caso foi o contrário! Eu amei "A Revolução dos Bichos" e levei um balde de água fria com "1984"! Larguei em Fevereiro e o livro está até hoje na minha estante esperando eu voltar hahaha quem sabe um dia...
    Que bom que sua experiência está sendo mais positiva que a minha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Laura, que pena... =/ Mas como você mesma disse, quem sabe um dia, né? Tem livros que a gente tem essa coisa de esperar pelo tempo certo. Tomara que você possa dar uma segunda chance a esse livro no futuro. =)

      Excluir
  6. Olá, Hanna.
    Eu li esse livro no mês passado e gostei bastante. Mas achei a leitura mais difícil do que A Revolução dos Bichos que gostei mais hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é realmente bem difícil, mas fico feliz que em 1984 esteja fluindo bem, haha.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo