O enigma de Andrômeda | Michael Crichton

em 12 outubro 2020

    Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de um clássico do scifi, O enigma de Andrômeda, do autor Michael Crichton


O enigma de Andrômeda | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

    Esse livro também faz parte do projeto #12livrospara2020, em parceria com as meninas dos blogs MãeLiteratura e Pacote Literário


33/12

Livro: O enigma de Andrômeda

Autor: Michael Crichton

Editora: Aleph

Páginas: 304

Ano: 2018 (edição atual)



Quando um satélite espacial traz para a Terra um misterioso e letal elemento do espaço, o governo dos Estados Unidos aciona um grupo secreto para estudar o ocorrido e conter a maior crise já enfrentada pela ciência. Se os cientistas não descobrirem rapidamente como agir, uma catástrofe mundial sem antecedentes pode acabar acontecendo. 

O enigma de Andrômeda | Michael Crichton

   
   A NASA e o governo dos Estados Unidos estão em polvorosa. Eles querem explorar o espaço, descobrir o que tem além de nosso planeta, mas como viagens tripuladas ainda são inviáveis, sondas e satélites são mandados, para fazer isso por nós. 
  Mas a tecnologia ainda não está acompanhando os sonhos dos pesquisadores, e muitos satélites acabam dando errado e caem de volta na Terra. 
  O lixo espacial é um problema, mas é ainda pior quando ele traz algo inesperado, que pode mudar tudo o que pensamos sobre o espaço, além de ser um grave perigo para a população do mundo.  
  Isso porque ele caiu em Piedmont, uma cidade pequena no meio do Arizona, e acabou trazendo o que mais se procurava no espaço, que só trouxe morte para as pessoas, a não ser duas pessoas aleatórias: um idoso e um bebê de dois meses, que sobreviveram ao que se pode chamar de ataque. 
  Cabe, então, a um equipe de cientistas, cuidadosamente escolhidos pelo governo, para descobrir o que veio junto com o satélite, o que ele pode fazer conosco e, mais ainda, porque duas pessoas tão diferentes entre si sobreviveram?   
  Você acredita em vida fora da Terra? Como você imagina que seria o primeiro contato entre nós e seres alienígenas? Será que esse é mesmo nosso primeiro contato com seres de outro planeta?
   O enigma de Andrômeda lida com questionamentos como esse do início ao fim. Lançado originalmente em 1969, é um livro que traz um tema bem moderninho, com uma tecnologia tão avançada, que poderia muito bem se passar no nosso presente
   O governo dos Estados Unidos, ao começarem a corrida espacial, trataram também de escolher a dedo uma equipe de cientistas que poderiam ser convocados a qualquer momento, para resolver algum pepino que viesse a acontecer, e que a NASA não conseguisse dar conta
  E foi exatamente o que aconteceu. Quando o satélite caiu, não foi apenas lixo espacial que veio, mas um organismo inesperado... e invisível... que num primeiro momento não foi notado, mas começou a gerar estragos por onde passava. 
  Isso porque as pessoas em volta de onde o satélite caiu simplesmente morreram. Uma cidade inteira morreu... mas apenas duas pessoas ficaram vivas, um idoso de 69 anos e um bebê de dois meses. 

"Isso aqui é um cenário de cinema."

  Eles teriam algo em comum? O que esse organismo é afinal? Ele é mesmo de outro planeta? Ou estava em nossa atmosfera o tempo inteiro? 

O enigma de Andrômeda | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  A isso, cabe a equipe do governo descobrir. E essa equipe é formada por homens de mente brilhante, professores de universidades de ponta pelo país. Assim, Jeremy Stone, Petter Leavitt, Charles Burton e Mark Hall foram convocados. 
  Eles precisam saber o quanto antes o que causou a morte dos cidadãos e, mais ainda, o que é o tal organismo, antes que seja tarde. 
  Com um ritmo frenético, somos mergulhados no ritmo das pesquisas, dos testes, das investigações sobre o acontecido. 
   Aos poucos, somos apresentados às descobertas que os pesquisadores fazem, cada um na sua área. Aos poucos também, vemos o quanto as especialidades se complementam e podem chegar a um resultado em comum. 
  O problema é o tempo que isso pode levar, que pode ser curto para salvar todo o planeta. Pressão para todos os lados, além de ser uma descoberta incrível. 
  Afinal, é vida de outro planeta? De onde vem a variação Andrômeda, como foi batizada pelos cientistas? 
  Há toda uma discussão sobre o que é é vida, sobre o que podemos chamar de organismo, sobre como seriam os ET's que tanto imaginamos em cinema e livros. 
   Esse foi meu primeiro contato com os livros do autor, que é praticamente um clássico da literatura/cinema. 


O enigma de Andrômeda | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  O que achei mais interessante nesse livro é que Michael Crichton é médico, mas sempre se interessou por vários assuntos científicos de outras áreas. 
  Tanto que ele é mais famoso por Jurassic Park, o sonho de todo paleontólogo quando era criança (e adulto também, vamos combinar, rs). 
   Mas, voltando a falar sobre O enigma de Andrômeda, esse é o primeiro livro do autor, que o escreveu quando ainda era estudante de Medicina.  
   O que achei super interessante também é que ele usou vários artigos científicos e documentos públicos da época sobre o assunto, que estão disponíveis no final do livro. 
  Então podemos conferir a parte real dos fatos que o autor citou ao longo do texto. Achei isso genial, pois temos a parte lúdica e científica também depois, para quem quiser ir mais a fundo no assunto. 
  Ao mesmo tempo que os cientistas estão fascinados, afinal essa é a primeira e, quem sabe, a única oportunidade de saber sobre vida no espaço, ela pode ser letal para algumas pessoas. 
  Esse dilema deixa os nossos personagens bem confusos em boa parte do livro, pois afinal, o que se vai fazer com o organismo? Ele pode ser detido? Ele deve ser detido?


"Ele achava difícil pensar em termos lógicos." 

 São tantas perguntas diante do desconhecido, que nos mostra que ainda sabemos apenas uma gota do vasto oceano que é nosso universo. 
  Aqui, não temos "tiro, porrada e bomba", mas temos uma ameaça invisível, que está mexendo com o emocional de todo mundo. 
  Então sim, eu fiquei bem ansiosa lendo esse livro, e fiquei fascinada com o modo como tudo aconteceu, especialmente no final. 
  O que eu não curti muito foi que alguns personagens poderiam ser melhor trabalhados, mas acabaram ficando esquecidos no meio do caminho. 
  Ele tem várias falhas nesse sentido, o que pediria, talvez, um segundo volume, ou mais páginas também não fariam mal, já que a escrita do autor é bem fluida e os personagens pareciam ter sido pensados para serem importantes, mas acabou que o tiro saiu pela culatra e não teve muito sentido. 
  Falando sobre o livro em si, a editora caprichou bem na edição. Ela tem uma capa que é bem chamativa na verdade, num verde quase florescente. 
  Acho que nunca tive um livro com a capa assim na vida (rsrsrs), e foi o que me chamou atenção logo de cara, quando vi esse livro a Bienal do Livro 2019. 


O enigma de Andrômeda | Michael Crichton
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  Logo que abrimos o livro, damos de cara com o que seria o corpo estranho que veio no satélite, já nos apresentando o que podemos encontrar nas próximas páginas. A revisão está muito bem feita, com uma fonte bem legível e uma diagramação incrível. 
  Além disso, ele é narrado em terceira pessoa, então temos uma visão mais ampliada dos cenários e de como cada personagem age, sem puxar a sardinha pro lado de ninguém. O que é bom, pois assim não fica tão enviesado. 
  As páginas são impressas em papel pólen, de 80g/m², mas achei muito legal que ela acompanha as primeiras páginas, com as bordas pretas. Isso dá um charme na hora que fechamos o livro, que combina perfeitamente com a capa. 
  Além disso, temos páginas totalmente pretas, que marcam o começo dos capítulos, fora algumas ilustrações, que são perfeitas para os momentos quem o leitor que não entende muito do assunto começaria a boiar... Foi uma bela sacada... (rsrsrs)
  Somando tudo isso, super recomendo a leitura desse livro, especialmente se curte ler os clássicos do scifi


  


   

   Continuando nosso projeto, esse é nosso ritmo de leituras até o momento:


12 livros para 2020



  
  E não esqueçam de conferir também as resenhas dos blogs parceiros nesse projeto! ;)
  E essa foi a postagem de hoje. O que acharam? Curtem os clássicos de scifi? Me contem aí! =)


 

32 comentários:

  1. Oi
    eu não conhecia esse livro, o enredo parece ser bom e que legal que o autor pesquisou bastante e é um tema que conquista o interesse de muitos até hoje, que bom que gostou da leitura, já tinha visto que esse era o autor de Jurassic, mas nem sabia que ele era médico.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia que ele era médico, descobri lendo esse livro... rs
      Mas que bom que curtiu a resenha. =)

      Excluir
  2. Oi Hannah, para começar amei saber da qualidade do livro, eu curto livros com a gramatura mais grossa, fica melhor para ler, amei essa edição e quando você falou que comprou na Bienal fiquei um pouco nostálgica pensando em quando poderemos ir em uma outra Bienal, a sensação vai ser ótima depois disso tudo.
    Amei saber também que curtiu a leitura, parece mesmo ótima apesar de alguns pontos soltos e quem sabe na próxima Bienal não encontramos um segundo volume. Seria bacana!
    Beijos.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vanessa, eu também fiquei bem nostálgica com relação à Bienal. Tomara que possamos voltar a ter uma em breve. ^^

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, me julgue. xD Mas adorei sua resenha, que me deixou mesmo com vontade de conferir a obra!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa, eu também não conhecia esse livro até pouco tempo atrás... rs
      Mas espero que curta a leitura.

      Excluir
  4. Uau, amei sua resenha Hanna, nunca tinha visto esse livro, é a primeira vez. Parece ser muito bom! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Essa capa e edição parecem lindas! Gosto de livros em terceira pessoa, mas quando não há um desenvolvimento melhor dos personagens, eu acabo me achando que falta algo. Mas com certeza lerei se tiver oportunidade.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com essa sensação mesmo. Mas é um clássico que ainda vale a pena ler.

      Excluir
  6. Oi Hanna,

    Essa edição está linda, não conhecia o livro, mas o tema e a abordagem parecem ser bem interessantes.
    Dica anotada!

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse livro bem curioso e interessante, você até já tinha comentado sobre ele antes né?
    Parece ser daquelas histórias que te prendem. Adorei!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hanna

    Como não curto o gênero, são muito poucos livros que eu conheço, esse também eu não conhecia. Eu acredito que existe vide em outras partes do universo, ele é muito grande e uma imensa parte é inexplorada. Como eu disse, não curto o gênero por isso não leria, mas achei bacana as particularidades da obra e essa questão das falhas com os personagens pode ser do fato de ser a primeira obra do autor, né? A capa é muito legal, adorei a cor!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser por isso mesmo. Vou conferir os outros livros dele, para saber se há uma mudança no desfecho das tramas e nos personagens. =)

      Excluir
  9. Oi, Hanna tudo vem? Que bom que gostou da leitura do livro. Eu não li este clássico, depois de ler sua resenha deu vontade de ler a obra, pois gosto bastante de Sci-fi. Adorei a resenha. Abraco!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ah eu nunca tinha ouvido falar, mas adorei saber mais da historia que ja estoou curiosa pra saber o resto. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hanna querida, eu adoro a nossa tag e, mesmo não curtindo tanto ficção científica, fiquei bem curiosa por esse enigma que envolve Et´s e o governo americano em uma trama que parece cheia de suspense e reviravoltas, adorei! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  12. Oi Hanna, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas fiquei surpresa que seja do autor do Jurassic Park!
    Essas infos científicas que ele traz devem ajudar muito na imersão. Gostei da dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. OI Hanna, eu achei muito interessante o livro. Assim que comecei a ler o post fiquei com a sensação de já ter visto a história em algum filme. Não sabia que o autor era médico e que escreveu esse seu primeiro livro ainda na faculdade de medicina. Achei interessantíssimo ter as matérias de fatos reais.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, tem uma série com essa história, da década de 1970. Filme já não sei te responder, mas é bem provável que tenha. ^^

      Excluir
  14. Eu estou sem palavras de tão incrível que esse livro parecer ser, amei a premissa dele e mal posso esperar para lê-lo.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  15. Olá, Hanna.
    Eu li esse livro na época da escola, numa época onde eu não escolhia o que gostava de ler e sim o que tinha disponível para leitura hehe. E confesso que não lembro de nada do livro. Também já se vão trinta anos hehe. Mas não era essa capa bonita não, era uma bem feinha para falar a verdade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, lembro bem dessa época... era sempre uma surpresa! kkk Eu confesso que comprei esse livro mais pela capa do que pela sinopse, que só vi depois... =p Realmente ela está bem bonita, né?

      Excluir
  16. Não conhecia este livro, Hanna, mas fiquei bem curiosa para ler!
    Acho bacana livros escritos por médicos, li alguns ótimos, até sobre poesias
    Já vai para a lista
    Adoro nossa parceria nesta TAG
    Bjs e até o mês que vem
    Clauo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo