A guardiã - A caverna de cristal | Gabriel Gouvêa

em 17 outubro 2020

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trouxe a resenha de um livro bem legal, que me foi cedido em cortesia pelo autor nacional Gabriel Gouvêa. 

A guardiã - A caverna de cristal | Gabriel Gouvêa
Foto: Divulgação


34/12

Livro: A guardiã - A caverna de cristal 

Autor: Gabriel Gouvêa

Editora: Fross

Páginas: 312

Ano: 2019

Skoob | Amazon


Aos 14 anos, Ishtar teve sua vida - e toda a sua noção de realidade – completamente modificadas. Já não bastassem os acontecimentos estranhos em sua vida desde o seu último aniversário, um inesperado ataque de um monstro levou-a ao convite que mudaria a sua vida: tornar-se estudante no Colégio dos Guardiões, onde poderia desenvolver poderes incríveis que nem ela mesma sabia possuir.
Vivendo agora em uma cidade estranha, onde acaba conhecendo seres de dimensões paralelas, ela terá de aprender a lidar com seus poderes e essa nova realidade, contando com a ajuda dos amigos que fará nessa jornada de aprendizado.
A Caverna de Cristal é o primeiro volume da série A Guardiã, e irá agradar aqueles que gostam de livros de fantasia.


A guardiã - A caverna de cristal | Gabriel Gouvêa


   
Ishtar é uma adolescente normal, que vive uma vida normal, ao lado de sua mãe. Enquanto sua mãe trabalha do dia todo no hospital, ela está levando seus estudos como pode, embora se sinta sozinha nos últimos dias. 
   Um dia, voltando para casa depois da aula, ela recebe umas visitas para lá de inesperadas, que ninguém acreditaria se ela contasse: um ser esquisito, assustador e que queria matá-la, e um cara que veio para salvá-la, ao mesmo tempo que lhe fez uma proposta bem louca, capaz de mudar sua vida para sempre. 
  Ishtar, então, tem nas mãos a oportunidade de fazer a diferença para si mesma, para sua família e, quem sabe, para seu mundo. 
  Eu confesso que não conhecia esse livro, até o autor me oferecer o exemplar para ler. Quando finalmente tive a oportunidade de ler, me surpreendi
  Ishtar (um nome para lá de diferente, por sinal), vive numa cidade que não é mencionada no livro, mas é em nosso mundo, que aqui chamamos de mundo original.
  Ela é teimosa, de personalidade forte e bem sarcástica. Porém, ao mesmo tempo que diz que vive uma vida feliz com sua mãe, lhe falta alguma coisa. 
  Embora não saiba o que é exatamente, aquilo mexe com a cabeça dela de uma forma, que a deixa bem distraída. 
  Some-se a isso o dia em que sua vida deu um giro de duplo twist carpado, quando ela recebe a visita de dois seres que ela jamais iria acreditar que existiam, se ela mesma não tivesse visto e falado com eles. 
  Um deles era Asin, um Guardião, que viu em Ishtar um poder fenomenal e que nenhum humano apresentou... até aquele momento. 
  Um poder daqueles deveria ser lapidado no Colégio dos Guardiões, em Médita, a dimensão dos Guardiões. 


"Nós somos os Guardiões e trabalhamos para manter a paz no mundo."


  O outro ser era um Devorador, um demônio que suga a alma das pessoas no mundo original e some com elas do mapa
  Ele veio atraído também pelo poder de Ishtar, que acaba se tornando um alvo bem grande para a dimensão escura. 
  Depois do ataque, Ishtar acaba aceitando a proposta e se muda para Médita, a fim de aprender sobre o que lhe atacou e como pode defender as pessoas que ama. 
  Ishtar acaba entrando no Colégio dos Guardiões, onde vai aprender muito sobre a história de Médita, mas também da Terra e da dimensão escura... de onde vem os seres que a atacaram.  
  Escrito em terceira pessoa, o primeiro volume mostra mais a vida de Ishtar no colégio, com as amizades que faz e suas aulas. 
  As aulas dela são pura magia, literalmente, e ela está encantada com as descobertas que está fazendo, sobre si mesma, sobre o que existe além do que ela pensava do  mundo. 
  Essa parte do livro é uma verdadeira viagem, que nos leva junto com Ishtar para Médita. Tudo é tão mágico, é tão maravilhoso, que me lembrou um pouco (um pouco mesmo), algumas cenas de Hogwarts






  E essa parte também é mais lenta e detalhada, o que faz a leitura se tornar um tanto arrastada. Porém, mesmo sendo arrastada, ela não se torna chata, já que a leitura permanece interessante com a descrição do colégio e da cidade.   
  Ishtar é uma aluna do primeiro nível, que acaba fazendo amizades com outros alunos novatos, que são de dimensões não humanas. Aldebaran, Lachesish e Andrômeda são seus fieis escudeiros. 
  Como ela, eles também estão numa terra estranha, com pessoas estranhas. O que os fazem se juntarem e formarem uma relação de amizade muito bonita. 
  Aldebaran, um Panthera, tem uma forma assustadora logo de início. Quando fica zangado, não queira estar perto dele, é uma fera, literalmente. 
  Lachesish é uma espécie de réptil humanoide, mas é um doce de ser. Andrômeda é uma Elfan, inteligente e competitiva, logo vê em Ishtar uma "adversária à altura" para ver quem ganha mais pontos no colégio, mas elas tem uma cumplicidade muito bonita até. 
  Apesar de todos eles serem diferentes, Ishtar é a única que "não deveria" estar no colégio, pois humanos do mundo original não possuem Maná (que seria equivalente a Chi). Mas Ishtar surpreende a todos quando mostra do que é capaz. 


"Bom, agora é tudo ou nada."


  E isso chama bastante atenção dos professores, e dos alunos também, o que mostra certas cenas que, infelizmente, são bem comuns no nosso mundo original, como bullying
  Eu achei interessante como o assunto foi abordado, ficando de maneira leve e fluida, porém elaborado e que te faz pensar que preconceito só muda de endereço, mas continua existindo. 
  Apesar de ter apenas 14 anos, Ishtar é uma menina responsável, mas ainda está amadurecendo. Então, temos momentos que encontramos uma adolescente imatura e frágil, e logo depois uma moça forte e decidida, que sabe que o mundo não gira em torno dela mesma.     


"Tudo o que podemos fazer é dar o nosso melhor."


  Além disso, Ishtar fica ainda mais atormentada, conforme seus dias passam em Médita. Isso porque, a medida que seus poderes são desenvolvidos, mais ela começa a ficar incomodada com a sensação do "falta alguma coisa", que começa a tomar forma







  Mas essa sensação é um mistério que acaba mexendo não apenas com Ishtar, mas com seus amigos, que estão tão curiosos quanto ela, e ao mesmo tempo, com medo de terem a resposta. Será que Ishtar está realmente preparada para saber a resposta? 
  E durante essa busca, deixamos de ter uma leitura arrastada e começamos o "tiro, porrada e bomba",  que chega sem pedir licença e te surpreende. 
  Isso porque a resposta que Ishtar procura pode ser também de uma pergunta que os guardiões se fazem há séculos.   
  Parece que todas as pontas que eu estava pensando que não teria resposta se amarram e te dão mais caminhos para seguir. 
  Achei incrível que, aos 45 do segundo tempo, o Gabriel conseguiu descrever as cenas de maneira mais fluida ainda, mas com tantos detalhes, que eu viajei para elas junto com a Ishtar. 
  Mesmo com tanta coisa acontecendo na vida dessa menina, achei ela muito girlpower e estou na torcida para que continue assim na sequência que, aliás, é citada durante a leitura de uma maneira que achei genial! =)
  Mas como nem tudo são flores, agora deixa eu falar de algumas coisas que me incomodaram durante da leitura...
  Bom, para começar, Ishtar é uma menina que gosta muito da mãe e tem uma relação próxima, já que são apenas elas duas em casa. 
  Mas desde que elas foram para Médita, a mãe ficou meio que jogada para escanteio e só a Ishtar brilhou
  Sei que ela é nossa protagonista, mas esperava uma participação a mais da mãe dela. Não sei se ela vai aparecer mais no segundo volume, mas senti falta da personagem aqui nesse início. Esperava que essa relação entre elas fosse mais explorada.  
  Não apenas a mãe de Ishtar, mas alguns outros personagens secundários que pareciam ser importantes foram deixados de lado no meio do caminho e fiquei sem saber onde foram parar. Espero que eles sejam mais explorados no próximo volume. 
  Além disso, temos um grande mistério sobre a dimensão escura, que Ishtar parece ter esbarrado durante sua busca, e que me deixou cheia de caraminholas na cabeça. Nem preciso dizer que preciso de respostas! 😂😂







  Mas elas vão demorar um pouco, já que o Gabriel ainda está escrevendo a continuação. Outra coisa que me incomodou foi que eu li uma versão cuja revisão não estava muito boa. Mas em conversa com o autor, a revisão já foi feita e já está disponível para quem comprar o livro agora. Só por isso não vou tirar pontos do livro (se safou, hein? kkk).
  Falando ainda sobre o livro em si, ele foi lido em versão digital, então posso falar que a fonte está legível e simples. Além disso, eu amei a arte da capa, com um tom de azul bem escuro e nossa protagonista em destaque, assim como o título do livro. Isso deu uma combinação simples, e ao mesmo tempo, forte e bonita. O que mostra que não precisa muita coisa para ter uma capa incrível, né? 
  Assim, o livro acabou ficando com nota máxima e super recomendo a leitura. 💓




  


   E essa foi a resenha de hoje. Vocês já conheciam esse livro? Curtem literatura fantástica? Me contem aí! ;)




40 comentários:

  1. Oi Hanna,
    Não conhecia o livro e confesso que não faz tanto meu estilo, fico mais animada quando tem romance, mas achei bem interessante, talvez dê uma chance quando tiver mais próximo das continuações serem lançadas.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte ruim é exatamente a espera pelo lançamento, né? kkk

      Excluir
  2. Oi, Hanna. Tudo bem?
    Eu não vi esse livro por lado nenhum e fiquei bem interessada por tratar de temas como o bullying, gostei muito também que soube balancear uma jovem de 14 anos em seus momentos de maturidade e a falta dela. Achei interessante o livro e gostei da resenha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia esse livro, acho que não tem muita divulgação sobre ele... uma pena, pois é um livro que muitos deveriam ler, viu?

      Excluir
  3. Oi Hanna, tudo bem?
    Que maravilha que o livro surpreendeu você. Achei a sinopse um pouco lugar-comum, mas lendo sua resenha me pareceu interessante. Só que tenho fugido um pouco de fantasias, todas as que eu tenho lido não me fisgaram, acho que é fase, sabe? :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente com relação à fase literária. Ao contrário de você, estou mais na fase das fantasias/distopias... rs

      Excluir
  4. Olá, Hanna.
    Eu gosto muito do estilo desse livro. Tem tudo para me encantar. Por isso vou deixar anotado aqui para ler futuramente. Não vou ler por agora porque detesto ter que ficar esperando horrores para os autores escreverem as continuações e quando lançam já esqueci os detalhes da história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste. Quando ler, me conta o que achou? Realmente, é muito chato quando a gente esquece detalhes até importantes da história, quando lança a sequência, né? Mas a parte boa é que podemos ler de novo em sequência... rs

      Excluir
  5. Oi, Hanna como vai? Adorei a capa deste livro, embora simplória é muito bonita. Não conhecia o livro e fiquei tentado a lê-lo, pois gosto do gênero. Que bom que a obra lhe surpreendeu, é tão bom quando isto ocorre não é? Excelente sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas super fiquei curiosa. É bem do gênero que eu curto! Já vou providenciar um exemplar para mim.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Tão bom quando a gente tem uma experiência boa com uma história, né? Dá até um quentinho no coração! Amei sua resenha! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    não conhecia, que bom que gostou da história, gosto de uma fantasia e essa chamou a atenção, uma pena que a revisão da versão que leu não estava tão boa, mas a história parece ser envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa mesmo, recomendo a leitura. Quanto à revisão, tem uma versão mais recente, com a revisão melhor.

      Excluir
  9. Oi Hanna,

    Eu curto o estilo da história e a premissa parece ser bacana.
    Vou deixar anotado como dica.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Amei saber que o livro faz parte de uma trilogia/série.
    Gostei muito porque amo ler histórias que vão continuar ao longo do tempo e veremos como os personagens vão se desenvolvendo.
    Quero ler e vou anotar a dica aqui na minha lista.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A personagem tem 14 anos, a teimosia e a personalidade forte fazem todos sentido para mim, também que faz sentido ela se sentir feliz ao lado da mãe, porém, sentir que falta algo. Gostei muito da proposta do livro e assim como você, quero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que goste da leitura, tanto quanto eu. ^^

      Excluir
  12. Olá, parece ser uma ótima fantasia, ainda mais se tratando de bullying, um tema tão importante nos dias de hoje. Gostei da resenha e da indicação, bjusss.

    ResponderExcluir
  13. oi como vai?
    eu sinto faltas de ler algo legal que me dá ânimo, algo bem fantasioso :3

    ResponderExcluir
  14. Oiii! Menina, parece uma super fantasia, né? Senti uma dinâmica muito gostosa na sua resenha. Sabe que a Editora Fross é aqui pertinho?? Descobri no ano passado. Loucura! Adorei a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho lidos muitos livros nacionais esse ano. E ando gostando bastante da experiência positiva. Então, já achei super interessante conhecer esse enredo do livro. Ótimo que apesar dessa sorte mais arrastada do livro, ainda sim ele não se torna chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito legal saber que temos autores incríveis aqui no Brasil ^^

      Excluir
  16. Hanna, que livro...
    O que mais me marcou durante a leitura da resenha, foi o livro abordar a questao do bulling.
    Acho que é uma tematica muito importante e pouco tratada

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que a gente já sabe que vai ter continuação. Han, o nome Ishtar pode até soar diferente, mas não é tanto assim. Ishtar é uma deusa suméria, eu super te recomendo pesquisar sobre ela porque a personagem vai ganhar bastante sentido!

    ResponderExcluir
  18. Oi Hanna, tudo bem? Realmente há muitos leitores que amam fantasia ainda mais se de alguma forma lembra Harry Potter, Nárnia, ou histórias semelhantes. Faz um tempo que venho me dedicando a livros de desenvolvimento pessoal então não estou atualizada quanto aos lançamentos de fantasia. Mas indicações são sempre bem-vindas. Quanto aos temas abordados pelo autor interessante ele trazer bullying. Somente quem já sofreu ou passou por uma situação parecida sabe o quanto é triste. Fiquei contente em saber que o autor já está trabalhando na sequência e também na revisão dessa edição. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica. E é mais assim mesmo, uma hora a gente quer sair da zona de conforto literário e é sempre bom ter dicas, né? ^^

      Excluir
  19. Achei muito legal o nome da protagonista, fazendo alusão a deusa suméria. Fazia tempo que não lia algo do gênero que me deixasse na vontade de ler. Mesmo com os altos e baixos da trama, eu certamente gostaria de conferir essa história.
    Sobre os erros de revisão, ainda bem que em eBooks issk se corrige mais fácil.
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei bem feliz sabendo da revisão, pois seria uma pena uma história tão legal ficar sem revisão...

      Excluir
  20. Oioi! Fantasia nacional? Já quero! A história parece ser incrível e cheia de encantos. Aposto que eu vou amar conhecer mais sobre esses seres que tão diferentes que, pelo que você disse, o Gabriel consegue muito bem aproximar de nós. Vi que está no Kindle Unlimited, então vou ver se leio agora nas férias. Abs!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo