5 motivos para ler fantasia

em 18 agosto 2020

    Olá meu povo, como estamos? Esses dias, lendo um post no blog da Leyanne, o Imersão literária, ela escreveu algo que me deixou pensativa: o público que lê fantasia no Brasil ainda é muito escasso, por isso, as editoras demoram mais para lançar os livros desse gênero por aqui. 


5 motivos para ler fantasia
Foto: Creative Commons/Pixabay


  Como fantasia é um dos meus gêneros literários favoritos, e pegando esse gancho, eu trouxe hoje 5 motivos para você ler mais fantasia. Se você nunca leu livros desse gênero, por achar que não vai curtir, quem sabe esses motivos te convençam a dar, ao menos, uma chance. ;)



5 motivos para ler fantasia



 1. Ler é viajar; mas com fantasia, você vai para todos os mundos possíveis e impossíveis


5 motivos para ler fantasia
Foto: Creative Commons/Pixabay

    Ler é viajar para todos os cantos, sem gastar um centavo por isso. Mas enquanto normalmente os livros de romances, thrillers e afins te levam a viajar por lugares incríveis do nosso planeta, o que é maravilhoso, a literatura fantástica te leva a mundos paralelos, submundos, mundos alternativos e com muita magia. 

   Esses mundos, onde vivem dragões, fadas, bruxas, anões, e afins, vão te levar a mundos maravilhosos também, muitas vezes tão bem elaborados, que tem até mapa, para você não se perder. 



2. Tem muitos autores incríveis de literatura fantástica no Brasil 


5 motivos para ler fantasia
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


   Desde que comecei o blog, conheci muitos autores independentes e que tem contratos recentes com editoras. 

  E muitos deles são de fantasia, com livros tão incríveis, que dão um banho em muitos títulos estrangeiros que viraram filmes. 

  Assim, quando você dá uma chance a um(a) autor(a) brasileiro(a), são grandes as chances de um(a) deles(a) ser de fantasia. ;)


3. As capas são maravilhosas


5 motivos para ler fantasia
Foto: Divulgação/Amazon


  Os livros de fantasia chamam atenção, principalmente pela diagramação. Acho que, pelo fato de tudo ser possível nas histórias, as editoras tem mais liberdade criativa com as capas, que já transmitem o cheiro de magia quando você toca neles. 

  Se você é do tipo de pessoa que julga um livro pela capa e ama ostentar suas edições em capa dura na estante, com livros de fantasia, suas chances de fazer isso são muito grandes.  


4. Você pode aprender idiomas e expressões, sem precisar pagar cursos 


5 motivos para ler fantasia
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Mundos novos, linguagem nova. Em cada reino que você conhece através dos livros de fantasia, você aprende um idioma novo, uma gíria nova, um costume novo. 

   Quando você vê, está usando isso com seus amigos, com sua família, até com você mesmx... (rsrsrs) Eu mesma sou uma que aprende fácil essas gírias e acaba usando o resto da vida. 

   Pode parecer bobo, mas acaba enriquecendo vocabulário, mesmo que indiretamente, sem precisar frequentar cursos para isso. 



5. Ela te torna mais críticx quando fecha o livro e volta ao "mundo real"


5 motivos para ler fantasia
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Com a licença poética e a presença num mundo onde tudo é possível, os autores acabam abrindo nossos horizontes para certas coisas que ignoramos nos jornais muitas vezes. 

  Isso acontece em vários gêneros literários, mas na literatura fantástica, isso parece mais forte, disfarçado em atitudes de um rei tirano, uma princesa que luta para ter mais voz em seu reino, um plebeu que poderia ser qualquer um de nós e luta para ter seu "final feliz", sem depender de ninguém para isso. 

  Quando fechamos o livro e voltamos à nossa realidade, começamos a pensar fora da caixinha, o que nos torna mais críticos em relação ao mundo que vivemos e o que queremos para nosso futuro.  



   E esses foram meus 5 motivos para tentar te convencer a dar uma chance à literatura fantástica. Sei que você não vai se apaixonar por literatura fantástica da noite para o dia, nem esse post será milagroso, mas ao menos dê uma chance para os reinos fantásticos, vai que um deles te conquista. ;) 

  Aliás, qual seu gênero literário favorito, será que temos gostos em comum? Me contem aí! =)



8 comentários:

  1. Oiee!!

    Eu confesso que não leio muito livros de fantasia, mas já li o "Guerra dos Tronos", somente o primeiro mesmo, e me encantei demais!! Comecei a ler o segundo, mas dei uma desistida, rs. Mas acho que a principal dificuldade pra mim é a questão de ser um livro mais denso, com muitos personagens e histórias acontecendo ao mesmo tempo, e isso me dava uma confundida, kk.
    Mas eu amei mesmo assim.

    O meu gênero literário preferido é o thriller, que eu sou enlouquecida, rs.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são tijolinhos mesmo, tem que ler com calma. E como ele tem muitos personagens, realmente é complicado lembrar de todo mundo. Mas tente outra vez, com um livro mais tranquilo e com menos personagens... ;)

      Excluir
  2. Oi Hanna, adorei os cinco motivos, eu amo uma boa fantasia, faz bem para a alma!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hanna como vai? Mesmo não sendo o gênero literário de minha preferência gosto de ler fantasia. Os motivos que citou são incentivos para quem não estar acotumado com este gênero. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também amo fantasia, um dos meus gêneros preferidos! <3

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo ao Mundinho da Hanna.
Ficarei imensamente feliz com seu comentário, desde que:
- Não contenha palavras de baixo calão;
- Não seja span.
Os comentários costumam ser respondidos nos finais de semana. =)
Bjks!

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo