Li até a página 100 e... #14: Memórias póstumas de Brás Cubas

em 28 julho 2020

   Olá meu povo, como estamos? Hoje eu trago uma postagem que está se tornando famosa aqui no Mundinho, a TAG Li até a página 100 e..., com minhas impressões sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas



Li até a página 100 | Memórias póstumas de Brás Cubas
Foto: Divulgação



   Esse livro é um clássico da literatura brasileira, escrito por Machado de Assis, e que é tema da leitura coletiva atual, que estou fazendo com parceria com a Babi, do Meu Mundinho Quase Perfeito

Primeira frase da página 100:


R. "Contanto quê?"

Do que se trata o livro?


R. O livro conta as memórias de Brás Cubas, pela visão do próprio defunto, que depois de morto, resolveu compartilhar sua vida com os leitores. 



Li até a página 100 | Memórias póstumas de Brás Cubas




O que está achando até agora:


R. Estou achando uma leitura bem densa. Num primeiro momento, tomei um susto, pois fazia muito tempo que não li uma obra clássica e perdi o costume com o Português mais rebuscado. Mas depois que me acostumei com as palavras "difíceis" (rsrsrs), a leitura está fluindo em melhor do que eu esperava. 


O que está achando do protagonista:


R. Brás Cubas era uma pessoa como qualquer um de nós. Apesar de abastado, ele também tinha seus amores, dores de cotovelo e sofria... Mas é diferente ver que ele não tem pudores em afirmar que era mesquinho enquanto vivo, e nem em mostrar o quanto a vida foi lhe ensinando as coisas. 


Melhor quote até agora:


"Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados."


Vai continuar lendo? 


R. Sim. Apesar de ser uma leitura densa num primeiro momento, esse é um livro que está ganhando pontos comigo. Já estávamos desanimadas com nosso "azar" em escolher leituras que não atendiam nossas expectativas. Parece que finalmente acertamos a mão e quero saber como Brás Cubas vai levar o resto de sua vida. 


Última frase da página 100:


R. "[...] Ah! brejeiro! Contanto que não te deixes fiar aí inútil, obscuro, e triste; não gastei dinheiro, cuidados, empenhos, para te ver não te ver brilhar, como deves, e te convém, e a todos nós; é preciso continuar o nosso nome, continuá-lo e ilustrá-lo ainda mais."

   E essa foi a postagem de hoje. Vocês já leram os livros de Machado de Assis? Curtem literatura brasileira clássica? 
  Me contem aí, bora conversar! ;)



16 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro é maravilhoso, também estou investindo em algumas leituras densas apesar de sempre dar pausas prolongadas até digerir a história e com isso vou intercalando outros livros nesse meio tempo.
    Quero ver suas opiniões até o final do livro.
    beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, achei legal sua ideia de intercalar os livros mais densos com outros mais leves. Farei isso da próxima vez. Valeu pela dica! ;)

      Excluir
  2. Oi, Hanna como vai? Este é um dos melhores clássicos da literatura nacional. Que bom que você está gostando de o ler, pois acho esse livro maravilhoso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu adoro Machado e esse livro é muito maravilhoso, um dos meus preferidos dos classicos nacionais com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso Lívia! Eu não sei se posso dizer que é meu favorito, mas com certeza, é uma leitura maravilhosa.

      Excluir
  4. Me julgue, mas nunca li essa obra - apesar de ser um clássico. Preciso mudar isso, mesmo que a leitura seja mais densa. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te julgo... rs Eu também demorei muito e estou lendo só depois de adulta mesmo, rsrs.

      Excluir
  5. Uau, apesar de ser um clássico, ainda não conhecia esse livro. Já o coloquei na minha lista para mudar isso! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Hanna, já falei que sempre que chego na página 100 de algum livro eu me lembro dessa tag. Eu li "Memórias Póstumas de Brás Cubas" na época da escola. Nessa época eu era mais acostumada com o português rebuscado dos clássicos e gostava muito. Mas realmente se ficamos muito tempo sem esse tipo de leitura, surge uma certa dificuldade inicial. Senti isso relendo alguns livros recomendados para as minhas filhas pela escola.
    Ah... eu também andei em um azar na escolha da leitura. Passei por dois que eu empurrei até o final. Mas agora parece que estou acertando a mão novamente.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhahahaha
      É muito ruim quando não damos sorte com uma leitura, ainda mais quando levamos tempo escolhendo... =/ mas que bom que a maré virou e você está se dando bem novamente com os livros. =)

      Excluir
  7. Machado de Assis é incrível, fico feliz que esteja gostando da leitura, acho que merece uma resenha futuramente, hein? hehehe Amei ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Hanna.
    Acredita que nunca li nada do autor? Eu confesso que não gosto de ler clássicos, é um ou outro que me agradam. Acho a linguagem bem dificil e já desisto da leitura hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito! Eu mesma demorei muito para dar uma chance ao autor! kkk

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo