Amantes das séries: Curon

em 27 junho 2020

   Olá meu povo, como estamos? Estou aproveitando esse período de isolamento social e vendo várias séries que estrearam há pouco no catálogo da Netflix. Uma delas é Curon, uma série que promete terror e suspense, cuja primeira temporada estreou cheia de expectativas


Curon - Netflix
Foto: Divulgação


Ficha técnica: 



Série: Curon 

Gênero: Suspense/Terror

Ano: 2020

Temporadas: 1

Episódios: 7 (média de 45min)


Dezessete anos após os eventos trágicos que obrigaram Anna (Valeria Bilello) a deixar Curon, ela volta para a pequena cidade no norte da Itália com os filhos gêmeos, Mauro (Federico Russo) e Daria (Margherita Morchio). Quando a mãe desaparece misteriosamente, os dois adolescentes se lançam numa busca perigosa e começam a desenterrar o passado, descobrindo que o lugar não é tão pacato quanto parece. Ali, ao dobrar dos sinos da velha igreja, sentimentos reprimidos e segredos antigos vêm à tona.


Curon - Netflix


   
   Curon Venosta é uma cidade pequena, localizada na região de Trentino-Alto Ádige, na província de Bolzano (Itália). 
  Ela atrai muitos turistas, especialmente por seu ar pacato, hospitaleiro e o cenário que é de apaixonar qualquer viajante. 
  O vilarejo é também o cenário escolhido para a nova série da Netflix, que resolveu dar vida a uma das lendas que circundam a cidadezinha. 
  Isso porque a tal torre que chama atenção durante a história realmente existe e faz parte da cidade antiga, que foi alagada por volta dos anos 1950. 
  Ela pertence a uma igreja, construída desde o século XIV, que tinha toda uma área residencial/agrícola em volta. 
  Mas, devido ao progresso, as autoridades locais construíram uma represa e escolheram logo o ponto onde ficava a cidade para fazer a barragem. 
  Mesmo sob os protestos dos cidadãos, a cidade foi alagada e sumiu debaixo d'água, a não ser pela torre da igreja, que está lá de pé até hoje. 
  Reconstruída em volta da barragem, Curon se manteve uma cidade pequena, mas que atrai não apenas os turistas, mas os que procuram fantasmas e histórias de arrepiar, já que várias lendas são contadas sobre a história do alagamento. 
  Uma delas é que a torre da igreja teve seus sinos recolhidos antes da cidade ser submersa, porém, moradores afirmam que ouvem os sinos baterem de tempos em tempos na tal torre do lago, e coisas estranhas acontecem na cidade depois disso. 
  Baseando-se nisso, temos a trama produzida pela Netflix, que conta a história de Anna Raina, vinda de uma família antiga e poderosa da cidade, que já nos é apresentada de uma maneira bem esquisita. 
  Ela mora no Hotel Raina, o mais antigo da cidade, frequentado inclusive pela imperatriz da Austria no passado. Mas ele também é cenário de várias coisas horripilantes, que vamos descobrindo ao longo dos episódios. 


Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  O lance é que, depois do incidente assustador, ela sai da cidade com os filhos gêmeos e larga seu passado para trás, afirmando que jamais voltaria para a cidade. 
  Mas sabe o ditado: nunca diga nunca, eis que 17 anos depois, com os gêmeos já crescidinhos, ela acaba voltando para a casa do pai, que a recebe muito mal por sinal. 
  Fiquei bem incomodada com isso, pois os dois pareciam ter uma relação muito boa, pelo menos pelo que ela comenta com os filhos, mas são tão mal recebidos, não apenas pelo pai, mas pelos outros moradores, que se eu não sei o que faria se estivesse no lugar dela. 
  Nem os gêmeos, Mauro e Daria, entendem o motivo de tanta animosidade assim. Mas enquanto Daria está mais interessada em saber o que tem de "interessante" para fazer na cidade (diga-se, festas, drogas e afins), Mauro vai topar em algo mas intrigante, e vai descobrir e mostrar para o público o motivo de eles serem tão odiados na cidade. 


Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix



  Tudo gira em torno das lendas dos sinos, e os Raina tem tudo a ver com isso. Pelo que nos é contado superficialmente, existe uma rixa antiiiiiiiiga em Curon, entre os Raina (italianos) e Ober (austríacos). 
  Ambas são famílias poderosas e abastadas da época da construção da cidade antiga, e o tal alagamento para a barragem também. 
  Mas do jeito que eles brigam, parece até que eu estava vendo uma adaptação de Romeu e Julieta, onde as famílias não podiam se cruzar sem se ameaçarem de morte. 
  E é bem nesse nível a relação dessas famílias Raina e Ober na série, mas para saber quem manda na cidade. 

Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  Dispostos a tudo para ter poder, eles foram tão longe, que há uma lenda de que a cidade acabou se tornando amaldiçoada e quem ouve os sinos da igreja do lago vai pagar caro. 
  Daria não dá muita atenção, afinal é apenas lenda de interior; mas Mauro está cada vez mais ligado em tudo o que vê e ouve a respeito de sua família e seu passado sombrio, especialmente quando Anna desaparece, sem deixar vestígios. 
  Enquanto alguns comemoram o sumiço de Anna, Mauro e Daria começam a levar a sério algumas coisas estranhas que aconteceram nos últimos dias. Aí eles vão ver que de pacata, a cidade só tem mesmo a fama. 
  A tal lenda dos sinos é que eles despertam tudo o que está reprimido em você, seja inveja, rancor, mágoa, raiva... ou desejos mais sombrios. 
  Todos os moradores da cidade estão sujeitos à maldição, basta que eles tenham aquela vontade ensandecida de matar alguém, por exemplo, e de repente desistem. 
  Quando você reprime um sentimento, o lago faz questão de levar esses sentimentos até você novamente... de uma maneira que você não vai querer encontrar...  


Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  Tudo está interligado: os sentimentos reprimidos, o desaparecimento de Anna e vários outros acontecimentos ao longo da temporada, que vão te deixando cada vez mais de queixo caído. 
   São 7 episódios, com uma média de 45min. Não deu uma maratona... mas dá para ver rapidinho. Com relação à promessa de ser uma série de terror, confesso que sou bem medrosa para ver filmes/séries do gênero, mas só vim saber que essa bendita era de terror quando as coisas estranhas começaram a acontecer e eu fui pesquisar sobre. 
  No entanto, se você é medrosx como eu, pode ver sem medo, pois essa série tem até um quê de sobrenatural, que faz sentido, já que a série é baseada numa lenda local. 
  Porém, não chego a considerar um terror, está mais para suspense, já que todos podem ser seu próprio vilão nessa história e você pode se surpreender com os acontecimentos. 
  Isso porque, apesar de ter um quê sobrenatural, ela tem uma ideia mais profunda, que nos faz até refletir mais. 
  Em Curon, o lago leva até você os sentimentos que você fez questão de reprimir por anos. São sentimentos que muitas vezes te impedem de viver uma vida mais feliz, se anulando em nome de outras pessoas e sempre se deixando em segundo lugar; sentimentos que podem te fazer se arrepender amargamente pelo resto da vida, pois não é de seu feitio fazer coisas do tipo com os outros...  
  Acho que podemos dizer que em Curon as pessoas são forçadas a dizer o que realmente sentem, pois do contrário, Curon fará isso do jeito dela e vai te mostrar, querendo ou não, para o mundo. 
  Essa resposta de Curon é chamada de sombra. E as sombras estão mais perto de você do que possa imaginar. 
  Sombras que salvam, que vão embora, que matam... que fazem tudo o que você gostaria de fazer em momentos de raiva, dor ou felicidade extrema... 


Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  Elas são na verdade nossa resposta de que nem nós nos conhecemos até que cheguem certos momentos em nossas vidas, em que devemos tomar decisões difíceis, que podem mudar os nossos rumos para sempre.  
  Não estou muito ambientada com o cinema italiano, mas o elenco escolhido está de parabéns. Todos interpretaram muito bem seus papeis, mesmo sendo apenas uma passagem rápida. 
  Os personagens são muito bem trabalhados e todos tiveram os seus desfechos. Pelo menos essa primeira temporada me conquistou, a não ser por umas cenas que julguei serem desnecessárias para uma trama de suspense. 
   Daria e Mauro não tem aquela relação espetacular com a mãe. Mas eles cresceram só com ela, que acabou assumindo o papel de mãe solteira, depois que saiu da cidade de Curon. Mauro é mais ligado na mãe, talvez por isso ele seja o mais esperto da dupla quando começa a investigar o desaparecimento de Anna. 
  O avô deles, no começo parece ser um cara arisco e rancoroso, sempre com raiva do mundo e sem amor pela filha ou pelos netos. 
  Mas depois vamos descobrindo os reais motivos dele para agir assim e, cá entre nós, comecei a simpatizar com ele.   

Curon - Netflix
Foto: Divulgação/Netflix


  Além disso, se ainda tem dúvida sobre se vale a pena assistir, só o cenário dessa série vale como resposta. Ele é lindo, calmo e bem verde, típico dos papeis de parede do Windows (rsrsrs). 
  Pelo que deu a entender no último episódio, temos um gancho para uma segunda temporada, que tem toda uma expectativa a respeito. A primeira temporada me conquistou, de fato. Mas não esperem uma série revolucionária, nem cheia de efeitos especiais. 
  Ela é simples, barata, já que o cenário existe realmente. Mas foi bem bolada e teve um final satisfatório. Estou curiosa para a segunda temporada, porém não criarei expectativas. 





  Vocês já viram essa série? Curtem esse suspense mais sobrenatural? 
   
     
    




26 comentários:

  1. Oi Hanna,
    Eu não sou uma fã de terror, mas gosto de suspense.
    Vou ver o primeiro episódio, se gostar, continuo. Porém, vou priorizar Dark que estreou hoje!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem me fale, estou doida para ver Dark.
      Mas recomendo que dê ao menos uma chance a Curon, acho que vai curtir também. ^^

      Excluir
  2. Ainda não sabia sobre esse lançamento da Netflix, e como boa fã de suspenses, li sua resenha e já coloquei a série na minha lista. Gostei da premissa da história e gosto de enredos fechados, onde tudo se intercala. Além disso, amo uma série rapidinha.
    As "sombras" são como demônios e/ou fantasmas ou algo do tipo?
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da série. Bom, não posso dizer o que são as sombras, se não dou um belo spoiler... rs Mas acho que você vai se surpreender. ;)

      Excluir
  3. OIie Hanna!
    Fiquei curiosa e gostei da ideia
    Acho que posso me arriscar com o primeiro episodio - por ser curtinho, me chamou a atenção

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oi hanna, tudo bom??
    confesso que não sabia desta serie, porém não sou fã de terror rsrs.
    gostei do post, bem completo.
    bjsss
    www.andressamonteiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou fã de terror, mas nem é tão terror assim como classificaram. =)

      Excluir
  5. Oi, Hanna. Tudo bem?
    Amei que você falou sobre Curon, está parado na minha lista da netflix e estou tentando deixar em alguns dias outros seriados que estou assistindo para chegar nele. E pela sua resenha não vou me arrepender.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, eu também estou cheia de séries "na fila"... kkkk
      Mas espero que goste de Curon.

      Excluir
  6. Oi Hanna, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar nessa série. Mas ela reúne vários elementos que eu adoro!
    Sou fã de tramas de suspense, que aos poucos revelam os mistérios ocultos. Vou dar uma chance quando terminar Dark (tô fazendo maratona da season 3 rs).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tô doida para ver Dark, logo começo a minha maratona também! kkk

      Excluir
  7. Oi, Hanna como vai? Me parece um seriado muito bom. Se der irei assistir este, embora não tenha muita paciência com TV. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu quase assisti ontem, mas pensei que era muito assuntadora, já que falou que está mais para um suspense do que terror, depois irei assistir, gostei de conhecer um pouco da série por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Denise, eu também pensei que fosse mais assustadora no começo, mas nem é tanto assim. Recomendo.

      Excluir
  9. Oiii Hanna

    Eu tenho essa série na minha lista pra conferir pois adoro um suspense, meu marido quer assistir tb então estou esperando ele ter um tempinho extra pra gente ver. Eu acho que vou gostar bastante, principalmente por não ser tão de terror assim, pois tb sou bem medrosa.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que gostem da série. Eu vi junto com minha mãe, que não é muito chegada em terror também, e ela curtiu. ^^

      Excluir
  10. Quando você escreveu sobre o cenário já pensei: "humm, podia dar uma chance a essa série". Gosto muito da fotografia cinematográfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! A fotografia realmente está sensacional, ainda mais porque o lugar respira história na vida real, acho que dá um tchan a mais, né? =) Espero que goste da série, tanto quanto da fotografia.

      Excluir
  11. Essa é uma série que ainda não tive nenhum contato, mas quem sabe eu assista depois. Nessa quatentena eu tô dando uma chance para séries novas.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tamo junto" Leyanne, estou vendo série nova atrás de série nova nessa quarentena... kkk

      Excluir
  12. OI Hanna, eu também tenho buscado diversão e distração nas sérires. Vi "Coisa Mais Linda" e agora estou assistindo "This is US". Não tinha ouvido falar dessa série e adoro quando descubro novidades nos blogs que visito. Já anotei aqui para eu assistir.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  13. Oi Hanna,
    Não conhecia a série mas gostei bastante da sinopse,
    e na resenha podemos ver que é bem instigante.
    Adoro um suspense então acho que gostar.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo