O mágico de Oz - L. Frank Baum

em 30 maio 2020

   Olá meu povo, como estamos? Hoje trago a resenha de um dos clássicos da literatura mundial mais famosos do mundo, com n adaptações, seja para a telinha ou para as telonas, fazendo parte do imaginário de crianças de 8 a 80 anos. O livro se chama O mágico de Oz, de L. Frank Baum. 


O mágico de Oz
Foto: Divulgação



17/12

Livro: O mágico de Oz

Autor: L. Frank Baum

Editora: Zahar (clássico em edição bolso de luxo)

Ano: 2013 (original de 1900)

Páginas: 223




O mágico de Oz



"Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão."

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.
Um clássico indiscutível para todas as idades.


   Sejam bem vindxs à Terra de Oz, uma terra mega colorida, cheia de aventuras e bruxas, e seres inimagináveis! 
   E também é o lugar onde Dorothy vai aprender muitas lições de vida, de amizade, de amor ao próximo. 
   Nem sei direito por onde começar a falar sobre esse livro. Não é novidade que essa estória é um clássico da literatura mundial e infantil, que mexe com o imaginário de todas as crianças, independente da idade que tenham. 
  Em algum momento, você ouviu falar sobre os personagens icônicos, seja em adaptações de telinhas, telonas, ou mesmo citados em outros livros famosos. 
  Eu sou parte desse grupo, que conhecia muito bem a estória, mas que nunca tinha lido na íntegra. 
  Ao contrário de vários contos de fadas, que são de origem bem macabra, que fomos apresentadxs tempos depois, quando já fomos embaladxs em várias versões açucaradas e adaptadas para crianças, 'O mágico de Oz' já foi escrito de forma açucarada, diretamente voltado para o público infantil. 
  A edição que tenho é da Zahar, que sempre arrasa nas edições, mesmo as de bolso, que eles chamam "edição de bolso de luxo". 


O mágico de Oz
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  E realmente são assim, o que me deixa mais encantada, além do valor bem acessível pelo qual podemos pagar sem chorar muito depois com dor no bolso (rsrsrs). 
  O que mais gosto nessas edições é que sempre temos uma breve apresentação, onde somos apresentadxs primeiro aos autores dos livros que estamos prestes a ler. 
  E nessa apresentação, li que 'O mágico de Oz' é tão famoso, que é citado exatamente assim: 

"O mágico de Oz está para os Estados Unidos assim como 'Alice no País das Maravilhas para a Inglaterra, ou os contos dos Irmãos Grimm para a Alemanha. Desde o início, o livro foi comparado ao clássico de Lewis Carroll - e não sem um fundo de verdade. Baum criticava o nonsense do autor de Alice, mas gostava do fato de estar sempre acontecendo alguma coisa, não raro algo inusitado ou meio maluco, o que levava as crianças a serem arrebatadas, e deliciadas, pela história."  

    
  E é exatamente num cenário um tanto maluco, que conhecemos nossa pequena protagonista Dorothy. Ela vive com seus tios, num recanto do Kansas, curtindo sua vidinha simples e feliz. 
  Até um dia, em que um ciclone leva a casinha de Dorothy, com a pequena e seu cachorro Totó dentro. Milagrosamente, a casa não apenas permanece inteira, como cai beeeeeem longe do Kansas, uma terra bem colorida e desconhecida da menina. 
  Ao se dar conta que está em terra, ela sai para saber aonde realmente está, e é aí que suas aventuras começam. 
  Dorothy, então, tem que aprender algumas lições e trilhar o seu caminho de volta para casa, se é que ele existe.   



O mágico de Oz
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  Em seus caminhos, ela vai conhecer alguns personagens que são seus verdadeiros aliados nessas aventuras, como o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. 




  O que junta todos eles, na verdade, são desejo profundos, que pareciam impossíveis num primeiro momento; o Espantalho sonhava em ser inteligente, o Lenhador de Lata queria sentir amor e o Leão Covarde queria ser corajoso. 
  Mas, ao se darem conta de que o fato de Dorothy ter aparecido lá também era impossível, e aconteceu, o que custava então eles procurarem seus desejos impossíveis? 
  Assim, todos saem a procura do poderoso Oz, o mágico que governa a Cidade das Esmeraldas, em busca de suas respostas. 
  Encontrar a Cidade das Esmeraldas poderia ser uma missão mais fácil, se não fosse por alguns desafios que eles tiveram que enfrentar durante o caminho. 
  E através desses desafios, que vemos o quanto esses personagens, até então desconhecidos entre si,  foram criando um elo de amizade forte e bem poderoso. 
  Elo este que cresce ainda mais, depois que eles encontram o verdadeiro Oz. Oz é um mágico super poderoso, que vive num castelo todo verde. 
  Muitos tentam falar com ele, mas nem todos conseguem. Isso o torna ainda mais famoso dentre a população, aumentando sua fama de poderoso e feroz. 


O mágico de Oz
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  Morrendo de medo, os amiguinhos tentam mesmo assim falar com tão grande e poderoso ser... E nesse momento, eles vão descobrir o significado de um ditado bem antigo: "as aparências enganam"... e como enganam! 
  Desapontados com a resposta que tiveram de Oz, eles aceitam a missão, em nome da vontade de Dorothy de voltar para casa. 
  E aí, quem prestar atenção, vai ver que na real... tudo o que nossos personagens incríveis tanto queriam, já tinham há muito tempo, mas nunca tinham percebido. 


"[...] Essas pessoas me pedem coisas que todo mundo sabe que são impossíveis."


  Só acho que o autor poderia ter ido mais para esse lado da coisa, mas ele preferiu manter o lado dos contos de fadas... o que também não é ruim, afinal o objetivo era esse mesmo (rsrsrs).  
  Em vários momentos, vemos furos e aqueles famosos "puft!" entre uma cena e outra, com o típico final feliz. 
  Eu sabia que seria algo do tipo, pois sabia que se tratava de um livro infantil, então não me incomodou. 
  Prestando atenção do ponto de vista mágico da estória, é um livro muito lindinho, e que mostra que não precisa muitos personagens e nem reviravoltas para uma estória ser boa, precisa apenas ser bem trabalhada e encantar os leitores, o que o autor conseguiu com maestria. 
  Ele não tinha o objetivo de ser obscuro, nem macabro, como vemos nos contos de Grimm, porém tem algumas cenas que ainda te lembram, se prestar bem atenção. 
  Mas, ao contrário dos contos alemães, eles ocupam um papel secundário e são deixados para escanteio enquanto os personagens principais brilham, sendo realmente crianças inocentes. 
  Isso, aliás, é o que mais caracteriza Dorothy, uma criança inocente. Apesar dessa infância inocente, ela tem tanta sabedoria do mundo, que chega a ser mesmo mágico. Aliás, é dela que saiu um dos quotes que mais gostei de ler, que até citei em outro post aqui no Mundinho:


"Por mais que nossas casas sejam tristes e cinzentas, nós, as pessoas de carne e osso, preferimos viver nelas do que em qualquer outro lugar, mesmo o mais lindo do mundo. Não existe lugar igual a casa da gente."



  
   Ela ensina, não apenas ao leitor, mas aos amigos que conquista em sua aventura e mesmo ao próprio Oz, que em algum momento se toca do que está fazendo e começa também a refletir. 
  Achei isso bárbaro, pois mesmo sem saber, Dorothy foi sua própria heroína. E achei bem legal, porque é um livro escrito nos idos de 1900, quando mulheres ainda não tinham uma voz muito ativa e, mesmo sendo escrito por um homem, ele teve essa ideia brilhante, escrita para crianças! É sensacional! =)


"Se você conhecesse o poder mágico deles, podia ter voltado para sua tia Em desde o primeiro dia que chegou aqui."


  Como nunca vi as várias adaptações da estória para as telonas, não sei se isso é passado nos filmes, mas pelo menos no livro é, o que me fez sentir aquele quentinho no coração, sem querer que o livro acabasse, sabe? 





   Eu poderia ter terminado ele muito antes, por ser uma escrita voltada para as crianças e bem simples mesmo. Mas preferi ler devagar e apreciar com calma, não apenas as figuras, mas também as ilustrações, que são uma gracinha, ajudando ainda mais a entrarmos no mundo mágico das terras de Oz. 
  Falando sobre o livro em si, eu ganhei ele de presente do meu namorado tempos atrás, logo quando começamos a namorar (isso foi há 84 anos... kkkkk)... Ele é muito fofo, todo em tons de verde, bem na descrição da Cidade das Esmeraldas, com o castelo do mágico no fundo. 
  Os nossos personagens principais estão todos na capa, bem do jeito das ilustrações originais, o que também achei muito legal. 


O mágico de Oz
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  Já a guarda é toda de tijolos amarelos, como a estrada que levou nossos pequenos heróis até suas respostas, o que deu um contraste muito fofo e bem característico do que se trata o livro. 
  Os capítulos são bem curtinhos e objetivos, então a leitura pode ser bem rápida, se assim vocês desejarem. A fonte é bem legível, impressa em papel pólen soft, de 70g/m². 
  Juntando isso tudo, dou nota máxima e super recomendo a leitura, seja por procurarem algo mais levinho, seja para procurarem algo mágico. 


  
 

   O livro está disponível na Amazon, através do link abaixo: 


 


   E vocês, curtem ler esses clássicos da literatura mundial? Qual o que vocês mais gostam? 



22 comentários:

  1. Oi Hanna,
    Eu sou APAIXONADA pelo filme 'O Mágico de Oz'!!!!!!!!!!!!
    Mas nunca li o livro, que vergonha! rs
    Preciso mudar isso em breve!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem te julgo Ale, pois também só conhecia por filme até bem pouco tempo... kkk
      Bjks!

      Excluir
  2. Oi, Hanna como vai? Este clássico é um dos melhores da literatura infantil para mim. Sua resenha ficou maravilhosa. A capa dele é belíssima. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um dos melhores clássicos da literatura infantil! =)

      Excluir
  3. Olá, Hanna

    Não faria essa leitura nessa altura da minha vida, mas assisti ao filme quando era pequena, só não lembro. Rs
    Quando eu for mãe pode ser que eu leia para os meus filhos!
    A edição está muito bonita.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não imaginava que faria essa leitura já adulta, mas confesso que foi uma grande surpresa e ele vai ficar guardadinho aqui, para as futuras gerações, rsrs.
      Bjks!

      Excluir
  4. Oie Hanna!
    Eu morro de vontade de comprar uma edição de bolso de luxo da Zahar, no caso acho que era o corcunda de notre dame que eu tinha visto, mas acabei não compranod
    O filme eu assisti e sei apenas alguns trechinhos, mas eu acho legal como essas histórias mostram de formas simples grandes mensagens que a gente leva pra vida ♥

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal desses clássicos é exatamente as mensagens grandes e profundas, passadas de uma forma tão lúdica e fofa. É um máximo mesmo. Eu tenho alguns outros clássicos aqui nesse estilo, são meus favoritos. S2 Mas esse do Corcunda de notre Dame ainda sonho ter um dia.
      Bjks!

      Excluir
  5. Esse é clássico, né Hanna? Todo mundo deveria ter esse livro na estante. Amei sua resenha! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Hanna!
    Eu amo demais o filme, e agora quero muito ler o livro!
    Clássicos são sempre bem vindos, né? É o tipo de leitura que nunca dispenso <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  7. Eu só vi ao filme e sou apaixonada! Estou desejando demais esse livro já tem um tempinho, deve ser ainda melhor que o filme!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Olá, Hanna.
    Eu já vi algumas adaptações para filmes e séries e até mesmo usando elementos da história, mas nunca li o original. Mas assim que der quero ler. Eu amo essas edições da editora. Tenho algumas dessas de bolso de luxo e são incríveis.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindíssimas, né? Sou apaixonada por elas. Espero que goste da leitura, tanto quanto eu. ^^

      Excluir
  9. Eu li o livro quando criança e lembro que foi uma viagem para minha mente na época. Amo essa história <3

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro que gostava muito do filme quando eu era criança. Achei engraçado vc dizer que os sapatos no livro são prateados, pois pra mim é um marco eles serem vermelhos. Acho que preferiram assim pelo uso das cores né? Mas eu descobri tem poucos anos que é baseado em um livro e nunca tive muito interesse em ler, mas uma edição tão linda e com ilustrações me atrai muito, acho que vou comprar pra me encantar, pois adoro histórias infantis ilustradas!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Liv, eu também achei estranho o lance dos sapatos vermelhos no filme, quando no original são de prata. Mas deve ser por isso mesmo, acho que foi um dos primeiros filmes coloridos e eles queriam usar e abusar das cores nas telas da época... rs
      E sim, a edição está linda, com as ilustrações originais, é uma fofura só. ^^

      Excluir
  11. Olá!
    Como eu amo essa história, acho o livro incrível e a história muito bem construída. Amo histórias infantis que podemos tirar muitas lições quando lemos e essa é uma delas.
    Amei.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo