Livros para o dia das crianças

em 05 outubro 2019

   Olá meu povo, como estamos? O dia das crianças está chegando e a gente sempre se lembra de presentear algum pequeno que conhecemos, seja sobrinhx, afilhadx, filhx... ou nossa criança interior mesmo, afinal ela nunca pode deixar de existir (rsrsrs).

Crianças leitoras
Foto: Creative Commons/Pixabay

   Mas, ao contrário de dar apenas brinquedos e jogos eletrônicos, que tal varias um pouco e incentivar a leitura dos pequenos? Neste post, preparei algumas dicas literárias para você presentear as crianças que você tem por perto.




Livros para o dia das crianças



1. Histórias de ninar para garotas rebeldes

Autoras: Elena Flavili e Francesca Cavallo

Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo.Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.
“Um livro absolutamente necessário para embalar qualquer garota ou mulher que conhecemos.”– Geri Stengel, Forbes
“Essas histórias de ninar transformarão princesas em mulheres que mudarão o mundo.”– Taylor Pittman, The Huffington Post

Histórias de ninar para garotas rebeldes
Foto: Divulgação


   Em uma época que se incentiva o empoderamento, e mesmo assim ainda sofremos preconceito, esse livro vai mostrar que todas nós, meninas e mulheres, não precisamos ser princesas em castelos, dependendo de um príncipe encantado para termos nosso "final feliz". Podemos ser o que quisermos, se acreditarmos nisso. Nada melhor que histórias inspiradoras para ninar os pequenos, para eles saberem que também podem ser o que quiserem.





2. Palmas e vaias 

Autora: Sonia Rosa
Uma mudança é um desafio para qualquer um. Nesta história contada por Sonia Rosa, a personagem Florípedes experimenta as mudanças da adolescência: um novo corte de cabelo, uma dor de dentes, os peitos que crescem e o corpo que estica de uma hora para outra. Além disso, Florípedes enfrenta mais reviravoltas: ela muda de bairro e muda de escola. Ela precisa então fazer novos amigos e conhecer os novos professores, mas se depara com as diferenças e, para superá-las, decide optar pelo amor, pelo carinho e pela atenção de sua mãe.


Palmas e Vaias
Foto: Divulgação



   Mudanças são assustadoras, ainda mais quando acontece no nosso corpo. Um dia está tudo normal e no outro estão lá um monte de coisa que você nem se ligou que aconteceria contigo. Mas conversando abertamente com seus responsáveis e lidando com o assunto sem fazer dele um tabu, de repente passa a não ser tão assustador assim.



 

3. As cientistas
Autora: Rachel Ignotofsky

Mulheres ousadas, pioneiras, que se arriscaram e mudaram o mundo!
Recheado de ilustrações encantadoras, "As Cientistas" destaca as contribuições de 50 mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatóloga Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras não tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à Lua. "As Cientistas" celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais!

As cientistas
Foto: Divulgação


  É girl power que você quer? Então toma! Aqui está um livro que ainda sonho em ter na minha estante (sim, minha criança interior vai ganhar presente também!), ainda mais porque eu sou uma cientista. 😉 Na mesma vibe da primeira indicação desse post, aqui encontramos mulheres que enfrentaram obstáculos, principalmente machismo e muito preconceito, numa época em que mulheres só cuidavam da casa e dos filhos, para fazer o que mais gostavam: ciência. E suas contribuições foram tão incríveis, que ganharam até Prêmio Nobel por elas.



4. Mundo. Uma introdução para crianças

Autora: Heather Alexander
A Terra é chamada de Planeta Azul, pois 70% dela é composta de água. Ela é redonda, levemente achatada e dividida em dois hemisférios. O seu movimento de rotação define o dia e o de translação, o ano. A história da formação dos continentes, como ler e fazer um mapa, diferenças entre tipos de solo, as variações climáticas, os povos, além de um raio X de todos os continentes com um capítulo especial sobre o Brasil, escrito pelo geógrafo Tiago José Berg.

Mundo. Uma introdução para crianças
Foto: Divulgação


   Que tal explicar um pouco sobre nosso planeta para as crianças? De uma forma bem lúdica, aqui aprendemos sobre nosso planeta, seus principais eventos e como isso nos afeta de alguma forma.




5. Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas
Autora: Clarice Lispector


Uma lenda é verossímil? Sim, porque assim o povo quer que seja. De pai para filho, de mãe para crianças, é transmitida uma fabulação de maravilhas que estão atrás da História. Como ao redor de uma fogueira em noite escura, conta-se em voz sussurrante um ao outro o que, se não aconteceu, poderia muito bem ter acontecido nesse imaginoso mundo de Deus. E assim oralmente se escreve uma literatura plena e suculenta, em que o espírito secreto de todo um povo vira criança e brinca de “faz de conta. Brinca? Não, é muito sério. Pois o que é que pode mais do que um sonho?”. Com essas e outras palavras, belas e certeiras, Clarice Lispector reflete sobre a riqueza e a importância das histórias da cultura popular no texto “A força do sonho”, que abre a nova edição de Doze lendas brasileiras. Escrito em dezembro de 1976, o texto foi incluído no calendário em que os contos foram publicados originalmente, em 1977, e permanecia inédito em livro. O livro reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX. A história que dá nome ao livro, por exemplo, conta como, em uma aldeia indígena, travessos curumins deram origem a “gordas estrelas brilhantes”. A certa altura, diz Clarice: “Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita” e segue contando a bela lenda dos indiozinhos que subiram ao céu em cipós amarrados pelos colibris para fugir da bronca das mães. Ao longo das páginas, lendas indígenas e personagens folclóricos como Pedro Malazarte, Saci-pererê e Negrinho do pastoreio ganham nova vida pela escrita de Clarice, que dialoga com os pequenos com naturalidade e sagacidade de janeiro a dezembro. 

Doze lendas brasileiras
Foto: Divulgação


   Será que os pequenos de hoje ainda tem medo do Saci Pererê? Ou nem sabem que sua lenda existe e faz parte de nosso folclore? Neste livro, temos histórias já conhecidas nossas e de nossos antepassados, pelas mãos de ninguém menos que Clarice Lispector, um ícone de nossa literatura. 💓



6. Contos de Grimm


O box Contos Infantis, traz uma seleção das melhores histórias dos irmãos Grimm para ajudar você a dar o primeiro passo. Suas criações são veneradas há mais de 200 anos os ensinamentos presentes nas fábulas ultrapassam o tempo e é por isso que a obra desses incríveis autores se transformou em sinônimo de aprendizado. Embarque nesta viagem literária, e divirta-se.
Contos de Grimm
Foto: Divulgação


   Ok, ok. Nós depois de adultos sabemos que os contos de Grimm não são tão docinhos assim, e o "final feliz" é mais infeliz do que se imaginava. Mas as versões para os pequenos não precisa ser assim. Eles podem ser apresentados com uma versão mais leve dos contos, que vem em uma edição linda e super fofa.



7. O encantador de livros
Autor: Lucas de Souza


Aventure-se na Cidade dos Livros!Um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
 
O encantador de livros
Foto: Divulgação


  Esse já é para o público mais juvenil, que ainda sim, pode ganhar livros no dia das crianças!



8. Malala - A menina que queria ir para a escola
Autora: Adriana Carranca

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.


Malala
Foto: Divulgação




   E aí, gostaram de algum título? Qual outro vocês sugeririam também? Me contem aí!



18 comentários:

  1. Oi Hanna, tudo bem?
    Acho livros infantis tão fofos. As crianças da minha família ainda são muito pequenas e não se interessam tanto assim por livros, mas espero que logo sejam inspiradas pelos papai e mamães.
    Adorei esse Contos Infantis e As Cientistas. Acho que presentearia a mim mesma enquanto espero eles crescerem.. hahaha
    Para criança eu recomendo sempre a coleção 'Salve-se Quem Puder'. São livros curtinhos com enigmas para resolver enquanto a história se desenvolve. ADORO!

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também daria 'As cientistas' de presente para mim mesma! kkkk Acho esse livro uma gracinha. S2
      Bjks!

      Excluir
  2. Oi
    legal o poste, com boas dicas de livros, confesso que desses só conhecia os dois últimos e tenho curiosidade com o encantador de livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas sugestões. Também estou planejando fazer um post sobre isso e já tenho muita coisa legal em mente. Dia das crianças está perto e acho importantíssimo incentiva-los a ler!

    BEIjos


    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Criança que lê se torna um adulto pensador e crítico. É o que mais precisamos no mundo como está...
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Hanna, só dicas legais!
    Nessa época eu adorava ler coisas informativas, tipo livros sobre mitologia, sobre o Egito (q eu adorava!) e tal... 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, tamo junto Carol! Eu também ia direto para as mitologias do Egito e Grécia! kkkk
      Bjks!

      Excluir
  5. Que sugestões mais lindas! Eu sei que é para o Dia das Crianças mas eu quero alguns desses livros é para mim mesmo. Me imagino com filhos, comprando livros infantis usando eles como desculpa sendo que seriam para mim hahah Achei bem fofo. Todos. Aquele da Malala, eu não conhecia MESMO esse livrinho.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. São tantos livros bacanas que eu preciso selecionar sobre o que comentar, hahaha.

    Encontrei o primeiro em uma feira de troca de livros e até hoje me pergunto o porquê de não ter levado. Até hoje recebo ótimas indicações de amigos, que o adoram.

    O terceiro eu ainda não conhecia, mas já adorei a temática. Reconhecer o papel das mulheres na ciência ainda é um desafio de toda a nossa sociedade, nossa inclusive.

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos livros, que ainda admira quem diga que não tem o que ler ou que dar livro para crianças é "perda de tempo".
      Bjks!

      Excluir
  7. Esses livros parecem tão legais! Até eu fiquei a fim de ler! xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bo saber disso Pathy! Se ler algum desses, me conte o que achou depois?
      Bjks!

      Excluir
  8. Oi, Hanna!
    As dicas são todas ótimas. Estou pensando em presentear meus sobrinhos com livros também! Ainda não conhecia nenhum dos citados, mas adorei as indicações.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eliana, espero ter ajudado na escOlha dos presentes dos seus sobrinhos. S2
      bJKS!

      Excluir
  9. Nem preciso dizer que fiquei encantada com as suas indicações, não é? Eu amo livros infantis e esses parecem ser lindos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso Kaila! Fico muito feliz que tenha gostado da seleção! S2
      Bjks!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo