As aventuras de Merlin

em 17 outubro 2019

    Olá meu povo, como estamos? Aqui no Rio de Janeiro tivemos uma pequena mudança no calendário e datas comemorativas (pelo menos eu). Então tive um feriadão, emendando o feriado do dia dos professores com o dia do funcionário público.
    E, para aproveitar, nada melhor que curtir uma maratona de séries na Netflix (rsrsrs). A indicação de hoje é de uma série de fantasia e, ao mesmo tempo, clássica e bem levinha. Essa é a proposta da série 'As aventuras de Merlin', que apresentarei a vocês.

As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação





   No excitante universo de Camelot, conta a história de Merlin (Colin Morgan) e Arthur (Bradley James) antes de eles tornarem-se mitos, quando ainda eram jovens loucos por aventuras. À procura do amor e dos próprios destinos, eles compartilham os erros e os acertos ao longo do caminho.

As aventuras de Merlin


   Todos ao menos ouviram falar sobre os atos de heroísmo do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, né? Mas já pararam para pensar em como seria essa história, pelos olhos de Merlin? Aqui temos um Merlin, com poderes mais fortes do que jamais se imaginou. Mas, ao contrário dos filmes, séries e peças de teatro, que sempre retratam o mago mais poderoso de toda a história como um velho cabeludo e barbudo, aqui temos um Merlin jovem, que ainda está tentando entender quem ele é no mundo e qual o seu papel nisso tudo.
   Merlin chega a Camelot, enviado pela sua mãe, para ficar aos cuidados de Gaius, um médico famoso na cidade, mas que tem um passado que faz questão de manter em segredo de todos (é um mago aposentado). Ninguém em Camelot tem permissão de usar magia, sob pena de execução pública. Isso por conta de um fato aconteceu com o rei e que nos é revelado no decorrer dos episódios, por isso ele ficou revoltado e mandou caçar e matar todos os praticantes de magia. Assim, os magos que vivem em Camelot são clandestinos, papel que Gaius cumpre por anos, sem que ninguém desconfie de seus poderes.


As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação/BBC

   Quem vai compartilhar esse segredo é Merlin, o jovem que mal descobriu que pode fazer coisas estranhas quando está em apuros. Sua mãe o deixa sob a guarda de Gaius, para que ele, como um semelhante, possa cuidar, proteger e ensinar o jovem Merlin a lidar com seus poderes. Mas se pensam que Merlin ficaria escondidinho e com medo do mundo? Estão é muito enganados! Não apenas Merlin, mas todos os personagens clássicos nessa história, como o próprio Arthur, Guinevere, Morgana e Lancelot são bem jovens aqui.
   Todos crescem e amadurecem juntos nessa série, e vemos muita coisa das versões antigas do clássicos explicadas aqui, como o motivo de Morgana ter tanto ódio e querer sempre brigar com Merlin para disputar poder, o fato de Morgana querer sempre o trono e derrotar Arthur... enfim, são aquelas coisinhas que ficaram sem explicação há tanto tempo, mas que aqui parecem se encaixar, já que temos a noção dos fatos que levaram a tudo o que aconteceu quando eles são mais velhos e Arthur já é o rei de Camelot.


As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação

   Sim, como todos são jovens aqui, Arthur ainda não é rei, mas um príncipe lindo e metido a super herói. Ele acaba adotando Merlin como seu camareiro e juntos eles vivem uma relação meio que de gato e rato. Merlin não pode dizer a Arthur que tem poderes mágicos, mas sempre dá um jeitinho de usar pelas costas de seu patrão, salvando a vida dele. Mas como ninguém pode saber, o nosso verdadeiro herói acaba ficando nas sombras do príncipe. Apesar de Arthur tratar Merlin como um reles empregado na maior parte das vezes, Arthur tem uma relação de amizade que surge com o mago, a qual vai crescendo no decorrer dos episódios. Ambos são super diferentes, ao mesmo tempo que são bem parecidos e, mesmo que Merlin seja um empregado, acaba agindo mais como conselheiro na maior parte das vezes.
   Gaius, o médico real e mago aposentado, finge não ligar, mas também acaba adotando Merlin como seu pai. E logo os dois criam laços bem bonitos de se ver. Gaius vê em Merlin a oportunidade da volta da magia oficialmente a Camelot, mesmo que ele não viva tempo suficiente para ver isso acontecer. Todos os magos da geração de Gaius tem um ódio literalmente mortal pelo rei, Uther Pendragon. Todos sabem o motivo pelo qual foram expulsos e querem de toda forma se vingar do rei, matar Arthur e derrubar o reino. Então a cada episódio somos apresentados a seres místicos de todos os tipos, que Merlin e Arthur acabam tendo que combater.

As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação


   Os episódios são relativamente rápidos, com cerca de 30 min cada. Então é bem tranquilo de maratonar as 5 temporadas disponíveis. Como são aventuras aleatórias, os episódios são independentes, o que é bom. Mas acontecem várias coisas que são explicadas lá na frente, principalmente pequenos detalhes, como personagens que se desenvolvem por conta de uma coisa que vimos acontecer, ou simplesmente retornam ao reino buscando mais uma vingança. Então é bom acompanhar do começo, para entender os pequenos detalhes, que fazem diferença lá na frente.
   O que achei mais interessante aqui é a Guinevere. Em várias versões da história, temos a futura rainha de Camelot como uma princesa delicada. Mas já é a segunda vez que a vejo como um personagem completamente diferente do que costuma ser retratada. Já a vi como uma guerreira seguidora de Merlin e praticante da religião antiga, como nesse filme aqui:


Rei Arthur
Foto: Divulgação


   O que achei bem interessante, já que tira esse cargo de mocinha indefesa dela. E aqui, temos uma outra versão, de que Guinevere na real seria uma camareira simples e pobre, que trabalha no palácio, como acompanhante de Morgana. Aqui vemos o amor entre uma plebeia e um membro da realeza surgindo. Apesar de parece um conto de fadas com um "final feliz" a vista, Guinevere tem muita opinião e não tem medo de dizer o que pensa na cara do Arthur. Ela pode ser de uma classe social diferente, mas é uma mulher nobre de coração e muito forte, então já gostei dela. 💓

As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação

   O que me deixa com raiva é a forma como Arthur lida com a situação, ora enfrentando o pai, ora dando razão a ele  se colocando como soberano. Mas também, tento relevar, por supor que todos eles viveram numa realidade da Idade Média, então os costumes que eles apresentam eram "perfeitamente normais".
   Outra personagem que muito me impressionou foi a Morgana. Ela começou que nem mineiro, "comendo quieta", até que começou a se desenvolver e está me surpreendendo. Ainda estou na terceira temporada, mas estou bem curiosa para saber mais o que ela vai aprontar.


As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação/SYFY


   Apesar de ser uma série de aventura, o foco principal é a fantasia, já que é vista pelo foco do Merlin. Como um bom mago, ele aprende magia e luta contra outros seres místicos. Então preparem-se, vocês verão dragões, trolls, fadas, bruxas, duendes, e tudo que sua imaginação mais lhe permitir! 😉  Minha única reclamação com relação a essa série é quanto aos efeitos especiais. Sério, se a série tinha o objetivo de ser de fantasia, ter seres místicos e afins, custava nada investir um pouco mais em computação gráfica. Em algumas cenas em que "o herói enfrenta o monstro e salva o dia", é nítido observar que o personagem luta com nada. Ficou esquisito e perde um pouco da graça. Mas, para compensar, eles investiram em cenas mais cômicas, principalmente de Merlin e Arthur em suas confusões. Isso que salvou a série um pouco.


As aventuras de Merlin
Foto: Divulgação


   Se você busca uma série leve e divertida, mas com um toque de aventura, indico essa série de olhos fechados! Minha mãe ficou viciada e sinto que não verei mais nenhuma até terminar todas as temporadas dessa, já que ela ficou viciada e não me deixa mudar de série... 😂😂
   Já viram As aventuras de Merlin? O que acharam? Gostam de série com essa combinação, levinha e com toque de aventura? Me contem aí! 😉



 
 

22 comentários:

  1. Oi Hanna, tudo bem?
    Adorei a dica, especialmente por não serem episódios longos.
    Eu acho esse universo de Camelot muito interessante. Conheço alguma coisa pela perspectiva de Brumas de Avalon (só li sobre, nunca li a obra em si) e acho bem bacana. Com certeza é um tema que me interessa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Priih! Eu também conheço essa versão das Brumas de Avalon, acho que é a mais mística que já fizeram. Vale a pena assistir essa também, viu? Tem uma pegada mais fantástica, mas tem um toque de comédia também, que fica mais leve. =)
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi, Hanna!

    A Leeh aqui do blog era viciada nessa série kkk ela sempre tentou me convencer a assistir também, mas não deu certo. Adorei a sua resenha, muito bem detalhada e esclarecedora, até fiquei com vontade de me arriscar em um episódio, mas não tô tendo tempo de ver nem as que eu acompanho hahah :((

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, arrisca sim Carol! Vale super a pena e passa tão rápido que tu nem sente... kkk
      Bjks!

      Excluir
  3. Eu vi essa série no Netflix mas imaginei que fosse meio sem graça então nunca dei uma chance a ela por mais que gostasse da história do Rei Arthur e de Merlin. E é maravilhoso quando personagens femininas são retratadas de forma bem emponderada, né? Acho lindo demais kkkk A série ainda está sendo lançada?

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, então, a série tem cinco temporadas, sendo essa última a que encerra mesmo. Então fique tranquila, que você verá o começo, meio e fim e história. ^^
      Bjks!

      Excluir
  4. Oi, Hanna!
    Não conhecia a série, mas adorei a premissa. Há um tempo não assisto nada nessa pegada de fantasia e acho que vai ser bom conferir essa história já conhecida.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Hanna
    Eu assisti poucas adaptações da história do rei Arthur.
    Esse ano eu assisti "A lenda do rei Arthur " e um outro filme que agora não recordo o nome que é uma releitura do rei Arthur para crianças, lembro que o nome do menino era Alexandre no lugar de Arthur.Nesse segundo filme o Melrlin também é retratado como uma pessoa mais nova.
    Não sabia dessa série ainda ,acho que a Netflix escondeu de mim. Achei a proposta interessante,pena que peca quando o assunto é efeito especial.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Babi, nem tudo e perfeito né? rsrs Eu gostei bastante da série e super indico, mesmo com esse "probleminha" dos efeitos especiais. S2
      Bjks!

      Excluir
  6. EU fiquei com vontade de assistir quando lançou mas acabou passando, mas realmente parece muito boa!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. nossa, super legal conhecer essa série! eu adoro td que se refere ao universo do Rei Arthur e com certeza já quero assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal Lívia, espero que goste da série também. ^^
      Bjks!

      Excluir
  8. Oi Hanna, vi alguns episódios dessa série e adorei a proposta, mas com a falta de tempo, acabei deixando de lado. Ler sua postagem me deu saudade, acho que irei assistir alguns!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  9. Oi Hanna,
    Eu e minha mãe também fazemos várias maratonas juntas.
    Acho que ela vai gostar dessa, rs. Vou mostrar a ela!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Hanna, eu não tive esse feriado não. O meu dessa segunda passou para a próxima.
    Gostei da dica da séria. Estou querendo começar a assistir uma.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada Estado teve feriado num dia diferente... povo mais doido... kkk
      Mas fica a dica, espero que goste. =)
      Bjks e obrigada pela visita Chris.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo