Trilhas e Aventuras: Parque Nacional da Catacumba

em 09 setembro 2017

Olá meu povo, como estamos? Hoje temos o quadro Trilhas e Aventuras, com uma parada super especial no Parque Nacional da Catacumba. Vem ver! 😉

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

Bom, eu disse que era uma parada super especial por alguns motivos... Para começar, quero anunciar aqui que o nosso grupo de trilhas mudou de nome, devido a problemas técnicos... Descobrimos que outro grupo mais antigo que o nosso usa o nome 'Trilheiros Urbanos'. Sendo assim, fizemos uma votação e nosso nome será a partir de agora 'Trilheiros sem grana', por ser o que mais combina com a gente... afinal, somos trilheiros e sem um tostão no bolso; saímos sempre apenas com um Bilhete Único no bolso e a vontade de ser feliz! 😂
  Então, com relação a isso, decidimos criar uma página no Facebook e uma logo, que estão em construção ainda, mas logo serão divulgadas aqui... 😉
   O outro motivo em especial para essa parada foi o aniversário do Erik, um dos meus BFF e membro do Trilheiros sem grana... Eis que nosso mascote (sim, ele é o nosso caçulinha), completou 19 primaveras e foi comemorado do jeito que gostamos... na trilha!

Então, a ideia original do Erik para comemorar o aniversário dele incluía uma tarde bem radical: Arvorismo, Tirolesa e por fim trilha. Tudo isso feito no Parque Nacional da Catacumba, onde fica também o Lagoa Aventuras.
  Como o próprio nome da empresa fala, fica no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. Chegar lá não foi muito difícil. Pegamos um ônibus até o centro do Rio e depois o metrô até a estação do Cantagalo (Copacabana). De lá fomos andando até a Lagoa (cerca de 20 minutos de caminhada).
   O Lagoa Aventuras é bem conhecido pelos aventureiros de plantão. Aberto a todas as idades, ele fica sediado no Parque Nacional da Catacumba e oferece aventuras como arvorismo, tirolesa, escalada e a entrada para a trilha também fica próxima.

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

Começamos pelo arvorismo + tirolesa, o pacote promocional que compramos para o domingo. Chegamos lá umas 14h e às 15:30 já estávamos de saída. Apesar de parecer pouco tempo para o valor do ingresso (sim, é um tanto salgado, como podem ver no site), mas é algo que exige muito do nosso preparo físico e coragem, especialmente no arvorismo, que foi onde travei...

Apesar de ter saído nessa foto, estou morrendo de medo e acabei voltando dali mesmo com medo da altura...

Travei por ter medo de altura e tem certas partes da aventura que eu não ia conseguir passar nem que me pagassem! 😕 Mas meus amigos foram e curtiram bastante.

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

O arvorismo tem uma versão mais baixa para as crianças e a mais alta para os adultos. Em ambas, os desafios vão mudando conforme os postes (esse que o Erik tá chegando). O da foto é o primeiro, depois temos que passar por um tronco, madeira em forma de balanço e se segurando no cipó (literalmente), corda bamba... até chegar ao final. Apesar de eu não ter conseguido fazer, pude observar meus amigos e ainda me admirei com uma garotinha, que fez a série inteira na versão infantil e queria mais desafios, então foi se aventurar na série de adulto e ainda alcançou os meus amigos (detalhe, eles começaram primeiro que ela)...
   Depois do arvorismo, encaramos a tirolesa. Confesso que eu também estava morrendo de medo... mas nessa eu não tinha como fugir devido a quantidade de equipamento amarrado em mim e a fila que não me permitia voltar... então o único jeito foi me aventurar nas alturas, mesmo morrendo de medo... mas confesso que apesar de ter pavor de altura, a tirolesa não me assustou... Pelo contrário, tô doida para poder fazer novamente! 😍

Parque Nacional da Catabumba

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

Terminando nossas atividades, partimos para a trilha. Ela é muito tranquila; levamos cerca de 30 minutos para subir tudo, pois paramos para descansar. Ela é bem fácil, praticamente com degraus escavados e bem marcada. No final, temos uma vista linda da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para ver a Lagoa, tivemos duas paradas, uma no Mirante do Urubu e outra no Mirante do Sacopã. No Mirante do Urubu começamos a fazer o ensaio fotográfico do Erik. Sim, levamos os balões para indicar a idade dele e começamos a tirar as fotos lá naquela vista maravilhosa. O ruim foi só carregar os balões cheios no meio do mato na volta, mas as fotos ficaram lindas! 😎

Parque Nacional da Catabumba

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

E, claro, não podia deixar de me aproveitar do '9' do Erik e fazer umas fotos comemorando meus seis meses com o Diogo...

Depois da sessão de fotos do Erik e minha com o Diogo, saímos de lá e fomos passear pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Que estava com um pôr-do-sol lindo. 😍

Lagoa Rodrigo de Freitas

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

Terminada a sessão de fotos, fomos andando até Ipanema (sim, lá é tudo pertinho e dá para ir andando), num rodízio de pizza, na Pizzaria Frontera. Lá encerramos as comemorações, num local bem Vintage e com uma pizza deliciosa.

Pizzaria Frontera

Dia lindo, divertido, em companhia de bons amigos... Assim foi nossa aventura no Parque Nacional da Catacumba. E você, já tinha ido até lá? Conhece o Lagoa Aventuras? Conta para mim! 😉