Resenha do livro: O homem do castelo alto

em 07 dezembro 2016

   Olá meu povo! Como estamos nesse clima de final de ano? Esse mês eu fiquei muito feliz, porque finalmente consegui ler um livro além do que já leio pelo IDY 2016! =) E é com essa felicidade toda que abraça o mundo que vim falar dele para vocês hoje. Vem ver qual é o livro! =)







Livro: O homem do castelo alto

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph

Ano: 2009

   Época: início da década de 1960. Negros são escravos. Judeus – os poucos que ainda existem – se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados. A África é um continente morto. Os EUA praticamente não existem mais. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Que ninguém se espante com esse panorama: afinal, os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial.
 Na América desfigurada, os dramas de vários personagens são entremeados pelo I Ching, o milenas oráculo chinês: um judeu que tenta esconder sua origem; um antiquário que busca aceitação social; um burocrata que se envolve numa intriga política; uma mulher que vislumbra um mundo diferente ao ler um livro clandestino sobre um universo alternativo, no qual os norte-americanos e seus aliados teriam vencido a guerra.

   Imagina viver num mundo dominado por nazistas que venceram a guerra? Já tentou pensar em como seria o mundo se a Alemanha dominasse o mundo, com os pensamentos que pregavam? Será que o mundo estaria como está hoje?
   Pois é, foi pensando em como ficaria o mundo com essa alternativa que Dick escreveu ‘O homem do castelo alto’. O livro todo se passa nessa realidade alternativa, onde o dominar a Terra não é o bastante: japoneses e alemães dominaram o mundo e tem colônias na Lua e em Marte. Viajar de jatinho é coisa fora de moda; ricos andam de foguete. EUA quase não existe e, para europeus, não passa de um país falido e sem valor. África então! Nem existe mais!
   Mas o mundo não para e as pessoas continuam vivendo seus dramas, fazendo seus trabalhos e vivendo suas vidas... até que o destino conspira e todas essas pessoas se cruzam em algum momento. Um antiquário que vende uma arma para um burocrata japonês. O burocrata se mete num golpe político. O político que seria derrubado está atrás de um judeu, que era casado com uma moça que está a caminho para conhecer um escritor. Escritor esse que, depois que seu livro foi lançado, precisou se esconder numa fortaleza, ou melhor, um castelo alto, pois suas palavras num livro de ficção transformaram os pensamentos de pessoas ao ponto de desejarem que o mundo alternativo fosse real: um mundo no qual nazismo não existiria, no qual Alemanha tivesse perdido a guerra.
   Ao ler o livro, você acaba entrando um pouco na realidade que ele cria e acaba parecendo um cotidiano normal de um mundo que você vive mesmo. Foi muito bem escrito e eu super recomendo a leitura. Aliás, como eu estou descobrindo nos últimos livros do ano que li/estou lendo, os autores que escolhi são desconhecidos pra mim (sabe de nada inocente! Kkk), mas eles são simplesmente autores consagrados e mais premiados na literatura mundial.
   Eu conheci Dick no meu aniversário, quando ganhei esse livro de presente de um amigo. E que belo presente, pois descobri que Dick também é autor de livros que viraram filmes. Portanto, se você, assim como eu, não conhecia a literatura dele, com certeza já ouviu falar ou até já assistiu os filmes adaptados de suas obras, como:

1. O vingador do futuro


Essa é a versão de 1990


E a história é tão boa que tem até remake! =)



2. Minority report






3. Os agentes do destino





    Quem ainda não leu, leia! Pois é uma leitura fantástica, um tanto dramática, mas que vale muito a pena conferir, tanto os filmes quanto os livros desse cara sensacional! =)

    Essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido e até mais! =)





4 comentários:

  1. Estou com muita vontade de ler esse livro! Sua resenha aumentou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína! Aumentou foi? Então leia o livro e mate quem está de matando! =) O livro é mt bom mesmo, vale a pena demais. Vou até caçar outros dele que viraram filmes. Bkjs e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Olá. Bem interessante a temática. Como seria se q Alemanha dominasse o mundo? Impossível não lembrar de "Pink e Cérebro"!!! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, vou procurar para ler. Bjs. Karla Samira
    www.pacote literário.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Karlinha! Então, acho que o Pink e o Cérebro são fichinha perto do que aconteceu nesse livro... kkkk Mas vou te confessar que é assustadora a realidade alternativa criada aqui viu? Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo