#Um bom lugar para ler um livro + Passaporte Cultural

em 19 junho 2016

   Olá pessoal! Como estamos? Vocês sabem o que é o Passaporte Cultural? Não?!
   Não temam, pois hoje vou falar para você o que é esse benefício muito legal, vem ver! =)
   Então, para quem não sabe, o Passaporte Cultural faz parte da programação #cidadeolimpica, que tem por objetivo mostrar não apenas aos cariocas, mas para todos que vem aqui na cidade durante a época dos jogos para conhecer um pouco mais da sede das Olímpiadas 2016.




   Como podem ver, é tipo um passaporte mesmo, e nele tem uma lista com todos os museus participantes do Circuito dos Museus e de outros locais de fundo cultural (pra isso valem teatros, lonas culturais, cinemas antigos, etc.). Toda vez que você entra num local participante, você ganha um carimbo, para guardar de lembrança os locais que visitou. Achei bem legal, pois assim as pessoas, principalmente as que moram aqui no Rio, conhecem um pouco mais da História e da cultura na época do Império e afins.




   Ok, Hanna, é só para isso? Nossa, que legal... Pra quê eu quero um Passaporte Cultural então? Vou tirar fotos mesmo e isso me basta pra guardar de lembrança... Então, não é só isso. Tem um site e um app de celular, onde você pode se informar sobre outras coisas que você consegue com seu passaporte, isso inclui descontos em vários restaurantes, hotéis (no caso de turistas) e até no metrô! =)
   Para quem se interessou e quer saber mais ou até se cadastrar no Passaporte Cultural, basta acessar o site AQUI e ler os regulamentos do passaporte.
Como fui pegar o meu ontem, aproveitei para entrar em alguns museus que ficavam por perto do posto de entrega do benefício. Os locais foram:

Centro Cultural da Justiça Federal

   O Centro Cultural da Justiça Federal abriga o antigo tribunal, de quando o Rio de Janeiro era sede do Império e depois da República. Nele podemos ver um pouco de como era o Direito na época da colônia até os dias atuais, além de abrigar exposições fotográficas (tá, essa das exposições fotográficas nem eu sabia... rsrs), teatro e biblioteca.












Olha o detalhe do teto, fiquei encantada...



Biblioteca Nacional

   A Biblioteca Nacional abriga um enoooooooorme acrevo de Literatura e História desde a época da chegada da Família Real no Brasil. Atualmente está em reforma, então não tirei foto da faxada. Mas do lado de dentro ainda está encantadora e eu, como a fanática dos livros, obivamente fiquei fascinada com o ambiente. Infelizmente, a parte dos livros só é aberta a visitação guiada durante a semana. Como fui num final de semana, só pude ver a exposição sobre a história de Antônio Houaiss (sabe o nome do dicionário? Então, é ele), que é muito boa por sinal.








Esse quadro fica perto dos guarda volumes. Me amarrei nas constelações... =)







Museu Nacional de Belas Artes

   Para quem não sabe, o Museu Nacional de Belas Artes era a antiga Escola Imperial de Belas Artes. Ela tem várias réplicas de esculturas romanas e gregas, tanto de deuses, quanto de grandes filósofos e imperadores, que atualmente estão expostas  em grandes museus do mundo, como o Museu do Louvre (Paris) e o de New York (USA). Para quem (assim como eu no momento) não pode ir até lá para ver as coleções, pode ter um gostinho que vai encontrar um dia por lá (não custa nada sonhar, né? rsrs).












   Além das esculturas,  é possível apreciar outras exposições temporárias, como a ‘Você está aqui! Rio de Janeiro’, onde tem uma homenagem aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Nela tem pinturas, esboços, fotos antigas, tudo que remete à cidade desde a fundação até atualmente. A ‘Testemunhos de fé: olhares sobre o sagrado’ mostra uma série de obras de arte e relíquias, que remetem desde o sec. XIII até os dias atuais, remontando a cultura religiosa. E podemos ver as exposições permanentes também, que são as galerias de arte brasileira do sec. XIX e a de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, com uma série de quadros e esculturas bem legais.




   Bom, essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido e até a próxima! =)   





4 comentários:

  1. Nossaaa Hanna, que legal esse passaporte cultural. Não sabia da existência dele, mas super amei. Pena que não sou do rio, se não já estaria atrás dele kkk
    Mas enfim, amei o seu post ficou lindo. Obrigada por nos apresentar lugares incríveis.
    Bjs da Nathy ❤

    Livrosperfeitosdanathy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elgios Nath! Pode ficar tranquila, no que depender de mim, mostrarei várias fotos legais daqui da Cidade Maravilhosa! Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Ai, Hanna!!! Que vontade de morar no RJ para embarcar nessas lindas viagens com esse passaporte cultural! Fiquei aqui babando! BH infelizmente não teve esse tipo de ideia para os eventos mundiais que tiveram repercussão aqui. Vamos aguardar.
    Adorei as fotos!
    Beijos!

    Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla! Pois é... cada lugar tem suas vantagens e desvantagens... Aqui não tem as igrejas lindas nem o pão de queijo bão da sua terrinha... rsrsrs Mas vamos ver, quem sabe um dia chegue aí uma ideia bem legal pra vocês passearem mais em Minas? Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo