Resenha do Livro: Volta ao Mundo em 80 Dias

em 16 janeiro 2016

   Olá pessoal! Como estamos hoje? Hoje passei aqui para, com muita vergonha admito, fazer a resenha do último livro do Desafio Literário Skoob 2015, que só agora em janeiro consegui terminar.
   Então, lá vamos nós...





Livro: Volta ao mundo em 80 dias

Autor: Julio Verne

Editora: Ebooks Brasil (Domínio Público)

Ano: 1874

   Essa foi a história de Philleas Fogg, um nobre inglês que nao era importante. Não era banqueiro, nem trabalhava na Bolsa de Valores, nem armador nos grandes navios, nem advogado, nem tinha relação alguma com a Rainha da Inglaterra, nem comerciante, artesão, administrador.... nada disso... era apenas um membro do Reform Club... e só...
   Apesar disso, frequentava o clube pura e simplesmente por ser rico. Não saía muito de Londres, onde vivia há muito tempo, não tinha esposa, amigos, nem família, mas tinha uma rotina que nunca deveria ser quebrada.  Essa rotina incluía chegar todos os dias no Reform Club no mesmo horário, ler o jornal, jogar whist e almoçar e jantar no clube nos mesmos horários.
   Assim como tinha sua rotina, achava que seus empregados deviam seguir as rotinas do mesmo modo, pois do contrário,  seriam demitidos. Assim foi com o primeiro, que foi demitido por conta da temperatura errada da água usada para fazer sua barba. Foi quando Philleas conheceu e contratou seu novo empregado, um francês chamado Jean Passepartout.
  Até aí, nada de mais na rotina de Philleas Fogg e seu novo empregado. Enquanto Jean só trabalhava quando seu patrão chegava em casa, Philleas mantinha seus dias do mesmo modo (monótono, diga-se de passagem) no Reform Club. Até que, um dia, durante um jogo, alguns parceiros de whist começaram a conversar sobre um roubo inacreditável ao banco da cidade e em quanto tempo o ladrão conseguiria escapar. O papo fluía muito bem até o sr. Philleas Fogg resolver abrir a oca para dizer o que ele entendia do mundo pelo que lia no jornal todos os dias: que seria possível que uma pessoa percorresse perfeitamente o mundo e desse a volta em 80 dias, nem mais, nem menos!
  Ao contrário dos demais parceiros de jogo, que achavam que não seria possível tal façanha, eis que o sr. Philleas Fogg teima em afirmar que sim, é possível dar a volta ao mundo em 80 dias e ainda aceita uma aposta de 20 mil libras que ele mesmo poderia fazer essa viagem e retornar ao Reform Club em exatos 80 dias, no mesmo horário em que estavam tendo aquela conversa.
  E é aí que começa a aventura de Philleas Fogg, um inglês que não viajava muito, e seu novo empregado, Jean Passepartout, que embarcou junto nessa viagem sem saber muito o motivo. Durante esse percurso, eis que surge um policial, que tem toda a certeza de que o ladrão na verdade era o cidadão que saiu em todos os jornais da Europa como o louco que tinha dinheiro o suficiente para dar a volta ao mundo e se livrar da prova do crime de assalto ao banco assim que voltasse à sua pátria.
  Em meio a muitas aventuras e novos povos, sempre com tudo bem calculado, Philleas Fogg encara o mundo que nunca havia visto, com culturas beeeeeem diferentes da que estava acostumado, com pessoas de todos os tipos, umas dispostas a ajudar, outras nem tanto.
  Esse foi o primeiro livro que li de Julio Verne, embora conheça muitas de suas obras por meio de filmes (tipo, o próprio Volta ao mundo em 80 dias e Viagem ao Centro da Terra).
  Os livros desse autor, embora escritos em meio ao século XIX, são super indicados para a atualidade. A versão que peguei foi digital, pois já está em domínio público há um bom tempo, mas ainda assim a linguagem é muito rebuscada, bem próxima da tradução literal.    Eu não curti muito porque algumas palavras não foram traduzidas. Como sei um pouco e Inglês, eu sabia o que significavam, mas para quem não domina é um tanto incômodo ler um livro em Português e no meio da leitura ter que recorrer ao dicionário para saber o que quer dizer tal termo...
  A não ser isso, o livro mantém as ilustrações originais, então é legal ver como era o nosso mundo pelos olhos de pessoas do século retrasado.
Super recomendo que vejam o filme e leiam os livros de Julio Verne. Gostei bastante porque no tempo em que ele escreveu, era tudo muito moderno os que seus personagens usavam, pois nem haviam sido idealizados no mundo real ainda, e ele já imaginava possível e colocava para seus personagens usarem. Isso em roupas, meios de transportes e afins. Vale muito à penas conferir.

    Então pessoal, essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido e até mais! =)

       Hanna Carolina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo