Resenha do Livro: Fundação e Terra

em 15 novembro 2015

   Olá pessoal! Hoje passei aqui para deixar meus comentários sobre um livro que não faz parte dos meus selecionados para os desafios literários que participo, mas que curti bastante e queria compartilhar com vocês o que achei dele. O livro é um clássico de Isaac Asimov e se chama Fundação e Terra.






Livro: Fundação e Terra

Autor: Isaac Asimov

Editora: Aleph

Ano: 1986

   Para quem não conhece, vou explicar um pouco da história. Isaac Asimov começou a saga por um livro chamado Fundação, que foi lançado na década de 1950. O livro se tornou mega famoso, por ser uma aventura que se passa num futuro daqui a 20 mil anos, com a Humanidade colonizando uma parte do universo. Essa saga é uma trilogia (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação), que se tornou tão famosa, que foram escritos mais alguns livros contando como a Fundação foi idealizada e o que aconteceu com a Terra depois que os seres humanos saíram...
   Em Fundação e Terra, a população humana conseguiu atingir um número gigantesco, ocupando diversos planetas, cada planeta com uma cultura diferente. Em um as pessoas optaram por manipularem os genes e se tornarem seres integrais (isso mesmo, pessoas com os dois sexos no mesmo corpo: hermafroditas), em outro planeta as pessoas são conectadas entre si e com o planeta, compartilhando genes para todas as atividades possíveis e com habilidades para controlar mentes das outras pessoas.
   Fundação e Império ficam eternamente em guerra, para saber quem tem mais força e poder de controlar os demais planetas. E a situação chega num nível que não dá mais para  suportar, com planetas em guerra. 
   E tudo o que se sabia sobre a Terra simplesmente é apagado de todos os arquivos da Fundação e dos planetas mais antigos. Com isso, Golan Trevise, um jovem militar que tem a missão de unificar Império e Fundação, resolve investigar por que a Terra não pode ser o centro da Humanidade, como foi no início e o porquê que sua história sumiu dos arquivos. 
   Daí começa uma longa jornada, com a companhia de uma cidadã de Gaia, o planeta que permite que as pessoas nascidas nele tenham uma conexão psíquica com o planeta e com os demais habitantes ao mesmo tempo, tendo assim um poder inestimável para enfrentar qualquer perigo que apareça, e um amigo especialista em lendas antigas e louco para saber sobre a Terra. 
  Entre vários planetas pelos quais passam, chegam até os mais antigos planetas colonizados, procurando coordenadas antigas, qualquer coisa que lembrasse as primeiras populações da Terra, e qualquer pista que levasse a saber por que saíram da Terra para começo de conversa.
   Eu curti muito não apenas esse livro, mas todos os outros dessa saga, porque, mesmo sendo escrito em 1950, todo o contexto político é bem atual se parar para pensar e, pelo que vejo,  no futuro não será diferente... É incrível como os humanos podem se mudar de planeta, mas os jogos políticos e negociações não mudam. Intrigas, trapaças e mentiras continuam do mesmo jeito, só que mais tecnológicos!
   Conheci essa saga nos últimos períodos da graduação, quando precisei ler Fundação para fazer um trabalho final de Física. Pensei que ler esse livro seria um saco, mas me enganei redondamente. Curti tanto a história que corri atrás dos outros livros para saber o que acontecia depois da Segunda Fundação.
   Depois que li esses livros, comecei a pensar em como será nosso futuro realmente. A tecnologia, se vamos mesmo sair da Terra e colonizar outros planetas (já estão investigando Marte, é um começo)... 
   E vocês, já imaginaram como seria o futuro? Como seriam as músicas? Se ainda serão feitas com partituras e instrumentos, ou se serão apenas eletrônicas? Se existirão livros? Ou se será tudo digital? Eu fico muito curiosa... rsrs
  Bom, viagens a parte, se vocês quiserem conhecer mais alguns trabalhos de Isaac Asimov (o que muito recomendo!), olha aqui a lista, inclusive alguns livros dele virara filmes/séries:

Série Fundação:

Fundação
Fundação e Império
Segunda Fundação
Limites da Fundação
Fundação e Terra
Prelúdio à Fundação
Crônicas da Fundação

Série Robôs:

Eu, Robô
Cavernas de Aço
Os Robôs
Os Robôs e O Amanhecer
Os Robôs e O Império

Série Império Galáctico:
827 Era Galáctica
Poeira de Estrelas
As Correntes do Espaço

Série Lucky Star:

As Cavernas de Marte
Os Oceanos de Vênus
O Grande Sol de Mercúrio
O Robô de Júpiter
Os Aneis de Saturno

Outros romances:

Fim da Eternidade
Viagem Fantástica
Viagem Fantástica II: Rumo ao Cérebro
Os Próprios Deuses
Nêmesis
O Cair da Noite

   Essas são apenas algumas obras. Tem muito mais desse gênio da ficção científica, para todos os gostos. Não tem quem ao menos não simpatize com a linguagem simples e objetiva dele. Super recomendo que façam o teste.

   Então pessoal, essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido. 

   Até mais! =)

            Hanna Carolina




Um comentário:

  1. Um livro muito bom de suspense!! Parece conter umas cenas com alguma complexidade de entendimento, mas enfim, no final tudo se encaixa de maneira surpreendente!! O livro está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo