Olá meu povo, como estamos? O mês de janeiro mal começou e já passou voando. Fica até de prévia de como será o restante do ano (#medo).
E, se uma de suas metas para 2022 era começar a ter um hábito de leitura, mas desanimou com a velocidade dos dias, não tem! Estou aqui para te ajudar.
Afinal, se não deu para ter um hábito de leituras em janeiro, não se preocupe, ainda tem mais 11 meses pela frente e dá tempo de começar! 😉
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Já temos um post aqui no blog, com alguns hábitos para ajudar a desenvolver uma rotina de leitura. Muitas dicas que mencionei na época ainda são bem úteis, aliás.
Caso você já tenha o hábito de leitura, só anda desanimadx por achar anda lendo de menos, ou mesmo quer começar de agora e se tornar uma pessoa leitora, mas quer começar com o pé direito, talvez esse post mais recente te ajude.
1. Descubra sua zona de conforto literária
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Sim, você leu certo. Apesar de sempre se falar em sair da zona de conforto literária, se quiser ler mais, o ideal seria ir no sentido contrário dessa premissa.
Quando sabemos qual gênero literário é nossa zona de conforto, as leituras fluem bem mais rápido.
2. Participe de leituras coletivas/clubes do livro
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Leituras coletivas/clubes do livro são muito legais, pois te apresentam leituras novas. Além disso, você não lê sozinhx, então acaba ficando de incentivo a ler mais, já que estão todos no mesmo barco, seja para bater no livro ou para colocar num pedestal.
3. Dê uma chance aos contos
Se você procura leituras mais rápidas, contos são uma boa saída. Por terem menos de 100 páginas, na maioria das vezes, as leituras podem acontecer em menos de um dia, o que também pode servir de mecanismo de recompensa e incentivo a buscar mais leituras. Tem muito consto nacionais, inclusive, que são maravilhosos e valem a pena dar uma chance.
4. Livros digitais também são uma boa saída...
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Há quem diga (também acontece comigo) que ler ebooks torna a leitura mais rápida. Se você prefere ler apenas livros físicos, tudo bem.
Mas dê uma chance aos digitais também, muitos são mais baratos e vai servir até como uma experiência nova.
Além disso, se você tem um Kindle ou o aplicativo no celular, a Amazon tem o Kindle Unlimited, que oferece um bom catálogo de livros digitais para você emprestar.
Apesar do valor da mensalidade não ser muito atrativo num primeiro momento, eles sempre fazem promoções de três meses por R$1,99. Vale a pena fazer o teste também.
Eu aproveitei uma dessas promoções e mantenho até hoje, pois gostei da qualidade dos ebooks e de vez em quando, tem uns achados interessantes por lá.
5. Uma página de cada vez...
Foto: Creative Commons/Pixabay |
Sim, eu sei... é contraditório aconselhar isso. Principalmente pela ideia do post é ler mais (rsrsrs). Mas não crie expectativas logo de cara, achando que vai se tornar o Flash das leituras do dia para a noite.
Isso pode causar um efeito contrário ao esperado e até fazer com que você abandone os livros, achando que não é capaz.
Tudo na vida é questão de hábito e, ler mais também é um hábito que precisa ser treinado aos poucos.
Comece de baixo: se está acostumadx a ler 10 páginas por dia, experimente uma vez na semana tentar ler 12 páginas, depois 15.
Quando se der conta, já estará lendo mais que era seu costume anteriormente, sem fazer disso uma corrida desenfreada.
E aí, o que acharam dessas dicas? Vocês tem alguma dica que não está aqui, mas seria válido compartilhar? Deixe nos comentários, quem sabe ajude um colega. 😉
Amei as dicas e fazer uma rotina de ler 10 minutos ao dia também ajuda demais, porque assim mesmo que no inicio pareça chato ou cansativo depois que vira hábito fica muito fácil seguir.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br
Concordo Vanessa. Às vezes esses dez minutinhos são o bastante para adquirir o gosto pela leitura. =)
ExcluirOi Hanna! Leituras Coletivas ajudam bastante, em 2021 participei de várias e descobri muitas boas histórias e li bastante com os grupos. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Sim, leituras coletivas são incríveis mesmo! =)
ExcluirOi Hanna, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei as dicas! Acho que essa da zona de conforto é a que me faz ler mais, porque é muito mais difícil ler algo que você "não quer" por não estar acostumada. É um exercício cansativo.
Sobre a Amazon, eu não tenho assinatura, mas um jeito prático de conseguir aumentar a biblioteca é fazer a busca por um gênero literário e ordenar os resultados por preço. Os que estão grátis aparecem primeiro e é só fazer a compra do que interessar ao custo de R$0.
Até mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
ótima dica essa da Amazon, vou usar também, hehe.
ExcluirOi Hanna,
ResponderExcluirPara eu ler mais, eu tenho que 'não ter metas', sabe?
Quanto mais eu me pressiono, mais empacada eu fico e realmente, o ebook me ajuda demaaaais!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Te entendo Alê. Aqui também, a única meta que me proponho é a do 12 livros, e mesmo assim, depois de muita adaptação, hehe.
ExcluirEbook é vida, né? =)
Gostei das suas dicas.
ResponderExcluirPara mim funciona só funciona se eu estipular um horário, como ler por 30 minutos. Sempre dá certo. Já li 2 livros esse ano, mas ainda acho que poderia ter lido mais.
Bjus!
galerafashion.com
Que bom que a contagem do tempo dá certo contigo. E não se cobre com relação à quantidade, o importante é que sejam boas leituras e uma experiência divertida. =)
ExcluirOie Hanna!!!
ResponderExcluirAcho que são super dicas e algumas vou ate por em pratica agora de novo tambem!
TODAS AS DICAS DEVEM SER SEGUIDAS, OBRIGADA
kkkkkkk
Assim a gente encontra o que se da melhor, né? Estou descobrindo minha zona de conforto literária
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Espero que consiga põr em prática as dicas então. ^^
ExcluirAmei as dicas!! Eu não leio, então ver algumas dicas assim é algo bem interessante e que até instiga a começar de fato a ler, no meu tempo.
ResponderExcluirÓtimooo post! :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Espero ter ajudado em algo. =)
ExcluirOlá, Hanna.
ResponderExcluirEu não sei o que esse povo está reclamando que janeiro não termina, eu achei que voou hehe. Depois que comprei um kindle minhas leituras praticamente dobraram. Acredito que eu leio mais rápido porque marca velocidade de leitura e mostra quanto tempo falta para terminar. E esse da zona de conforto eu uso sempre que quero acelerar as leituras.
Prefácio
Sim, eu acho que minhas leituras aumentaram em ebooks por conta dessa contagem mesmo, dá até ânimo para continuar, né? haha
ExcluirAssino embaixo dessas dicas. Ler é muito bom e faz bem para a saúde.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia