Olá meu povo, como estamos? Sim, quando se fala em literatura brasileira, ainda é bem comum associarmos aos clássicos que normalmente lemos (ou somos obrigadxs a ler) na escola.
Crescemos com esse ideia de que livros nacionais são chatos e, mesmo que se tenha tanta divulgação de autores "brazucas" pelas redes sociais, eles ainda são pouco conhecidos.
Foto: Creative Commons/Pixabay |
No intuito de incentivar ainda mais a literatura brasileira, hoje eu separei 5 livros que são escritos por autores nacionais, que valem a pena serem lidos um dia.
1. Minha novela turca
Autora: Raffa Fustagno
Editora: Increasy
Ano: 2020
Páginas: 103
Sandra tem 38 anos e é viciada em novelas turcas. Desde que passou a vê-las se apaixonou por Ibrahim Çelikkol e perde horas de sono para maratonar todas que tenham ele.
Marcelo tem 32 anos e é apaixonado por Sandra, mas ela não sabe. Ele trabalha no mesmo prédio que ela e passou a segui-la nas redes sociais com perfis sem fotos dele.
O que ele não esperava é que também fosse ficar vidrado em produções turcas e que se encantasse com a atriz Belçim Bilgin.
Sem esquecer de sua crush, ele faz de tudo para chamar a atenção dela, que parece estar sempre com a cabeça em Istambul.
Mas elevadores com defeito e encontros inesperados farão com que ela finalmente repare que a vida não é sempre um final infeliz como muitas produções que ela ama.
2. Entre dois mundos
Foto: Divulgação |
Pare! Agora pense por um momento naquele sonho ou imenso desejo de algo, o qual você nutriu a vida inteira. Pensou? E se a oportunidade de tornar esse sonho realidade lhe fosse ofertada? Como se sentiria? Mergulharia de cabeça, mesmo que isso envolvesse vários riscos? Será que nossos sonhos realmente se concretizam sempre como esperados?
Iris Tralli é uma jovem astrônoma, nascida e crescida na cidade de São Paulo, a qual leva uma vida rotineira e até mesmo um tanto monótona, quando inesperadamente é convidada a fazer parte de um projeto piloto organizado pela NASA. É dada a ela justamente a oportunidade única de colocar em prática seu maior sonho: um projeto que lhe custou anos de trabalho. Com um time de pessoas recrutadas de todas as partes do globo, ela enfrentará o desafio de fazer uma viagem interplanetária em um projeto nunca antes testado. Durante todo o processo, Iris terá que lidar com diversos obstáculos inesperados, descobertas que nunca imaginou existirem e muitos conflitos internos. Ela passará por vários desafios para, finalmente, embarcar em seu sonho. Mas será que isso tudo valerá a pena?
Dois mundos é uma história emocionante a qual irá te prender do início ao fim, salientando vários temas conflitantes como conquistas, perdas, amizade, amor, ódio, preconceito e, acima de tudo, descobertas. E aí, está pronto para embarcar?
3. Sangue abaixo de zero
Organizadoras: Carol Oliveira e Raissa Arenhardt
Editora: Delirium
Ano: 2019
Páginas: 224
Sangue Abaixo de Zero, antologia de contos de terror/horror, traz 12 (doze) histórias em cenários com temperaturas negativas onde os personagens sofrem com o frio intenso, com pitadas de realismo mágico, muito suspense e desespero, em suma, contos terrivelmente sombrios, absurdamente assustadores. Na seleção dos contos, valorizou-se a boa construção dos cenários onde o gelo e/ou a neve imperam, além da capacidade de incluir as consequências do frio ou congelamento no comportamento dos personagens. Afinal de contas, é sabido que situações de frio extremo – os capilares chegam a congelar, microcristais de gelo podem formar-se em seu interior –, trazem calafrios, euforia, confusão mental, um comportamento semelhante a uma intoxicação, e, à medida que a temperatura central continua a cair, letargia, astenia muscular, comportamento combativo, desorientação, alucinações, depressão etc. Um livro para ser lido e depois escondido na geladeira.
4. Novo Mundo em chamas
Negros fugidos no mato, um exército dos fidalgos e índios que comem gente são alguns ingredientes deste épico histórico arrebatador, por uma das vozes mais originais da literatura brasileira contemporânea.
Quando os fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de vilas e cidades fortificadas dos pretos, localidades chamadas mocambos, e de tribos selvagens remanescentes, com seus exímios guerreiros.
Você vai vivenciar este embate, palco de algumas das maiores batalhas já travadas em solo americano, com heróis e vilões dos dois lados, entre soldados e guerreiros ferozes, capitães do mato, pretos que buscam vingança e poderosos senhores brancos, com reconstituição histórica fiel.
O seu coração vai acelerar, os pelos dos braços vão arrepiar, com o medo, a coragem, os amores e as traições, no melhor estilo “é impossível parar de ler”.
5. Parthenon místico
Autor: Enéas Tavares
Editora: Darkside
Ano: 2020
Páginas: 364
Foto: Divulgação |
O cenário é o Brasil do século XIX. No mundo concebido pela mente do premiado autor Enéias Tavares, a tecnologia a vapor permite a existência de carruagens sem cavalos, máquinas voadoras e prodigiosos robôs autômatos. É neste lugar que um grupo de personagens inusitados se une para formar o Parthenon Místico e enfrentar os vilões da Ordem Positivista Nacional.
O leitor mais atento, ao começar o livro, vai perceber que vários dos personagens a que Enéias Tavares dá vida já são seus conhecidos: já os viu em O Ateneu, de Raul Pompeia; em Contos Amazônicos, de Inglês de Souza; em Noite na Taverna, de Alvares de Azevedo; em Dr. Benignus, de Augusto Emilio Zaluar, e em tantas outras obras. A eles se juntam mais histórias da literatura brasileira, bem como personagens originais do universo de Tavares, chamado de Brasiliana Steampunk.
Além da empolgante aventura nesse cenário repleto de literatura, misticismo e vapor, o leitor ainda pode viver uma experiência transmídia. Parthenon Místico não se contém apenas entre as páginas do romance, mas se desdobra em mapas, ilustrações, histórias em quadrinhos, áudio dramas e um tarô, tudo acessado através do celular. O universo de Brasiliana Steampunk também está presente nas telas, na série lançada na Amazon Prime A Todo Vapor!
Parthenon Místico continua a trama de O Ateneu e conta a origem da Liga Extraordinária Tupiniquim já vista em A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (LeYa, 2014). Neste prequel, que funciona mesmo sem a leitura do livro anterior, descobriremos quem integrou as duas gerações desta insólita sociedade secreta. Dividida em seis partes, a trama é contada por noitários e gravações, recriando os estilos textuais dos autores que emprestaram seus personagens a Tavares. Soma-se ao texto a arte de Ana Koehler que coloca em seu belo traço os personagens do livro.
Prepare-se, nobre leitor, pois Enéias Tavares criou um universo único a partir de referências literárias diversas e o chamado da aventura foi feito a você. Aceite e conheça esse mundo cheio de letras, vapor e grandes ideias!
Como deu para notar, são livros de diversos estilos, é só escolher o que mais se sente confortável para ler e conhecer mais as obras dos autores.
Já tinham lido algum desses livros? Tem outros para recomendar? Me contem aí!
Conheço os dois últimos, mas ainda não cheguei a ler, e estou bem interessada. Adorei sua listinha, adicionei os demais para saber mais. Eu recomendo O Garoto Chamado Tony Louco, que é de um escritor do mesmo estado que moro, Maranhão. O livro é bem rápido e fala sobre a adolescência.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Amei sua dica também, Leyanne! ^^
ExcluirOi, Hanna. Tudo bem? Não li nenhum dos indicados por você, mas fiquei com vontade de ler todos. Parecem ótimos, não é mesmo? Abraço!
ResponderExcluirhttp://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Espero que possa ler eles algum dia então, Luciano. =)
ExcluirOi Hanna! Eu não conhecia estas obras e gostei das dicas, fiquei particularmente interessada do primeiro e no último livro. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Que bom Cida! =)
ExcluirOi Hanna, tudo bem?
ResponderExcluirJá me animei com "Minha novela turca" com a protagonista da minha idade que tem alguém com crush nela. Deus me livre, mas quem me dera *feelings*. Fiquei curiosa para saber aonde essa história vi terminar.
Eu não gosto muito de ler contos, porque sempre fico com vontade de saber mais quando a história é boa, mas o tema de "Sangue abaixo de zero" me atraiu.
Realmente é uma seleção bem diversificada!
Ainda não li nenhum desses livros, mas fiquei com vontade.
Até mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
Que bom que gostou da listinha Helaina. Sim, procurei deixar o mais diversificada possível.
ExcluirOi amiga!
ResponderExcluirAinda não havia ouvido falar de nenhum desses livros , mas gostei do primeiro.
Beijos
https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com
Ele é bem a sua cara amiga. Acho que vai gostar da leitura ^^
ExcluirOi, Hanna. Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia nenhum dos livros citados, mas bom que já coloco tudo na lista.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Que bom então, aproveita! hahaha
ExcluirOie Hanna!
ResponderExcluirNossa, adorei as dicas@
eu li minha novela turca E AMEI
Quero ler mais de Raffa Fustagno depois de ter lido esse - e to viciada em novela turca também KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Acho que li quase todos os livros da Raffa e recomendo, haha. Eu não cheguei a ficar viciada em novela turca, mas em séries eu fiquei... haha
ExcluirHanna, adorei o post e suas indicações. Acho que precisamos mesmo valorizar as leituras nacionais contemporâneas! Prestigiar os talentos brasileiros. Beijos! Karla Samira
ResponderExcluirSim, falou tudo amiga. ^^
ExcluirOlha, não conheço nenhum dos livros, mas conheço muito da Literatura brasileira, porém, vou anotar essas dicas para aprofundar mais ainda. De todos, o que mais chamou minha atenção em todos os aspectos foi o Parthenon Místico
ResponderExcluirQue bom que ajudei a aumentar sua lista então! =)
ExcluirEspero que goste de Parthenon Místico.
que post bom <3 é sempre bacana post falando de obras nacionais que divulgam mais nossos autores. eu já conhecia dois mundos e quero ler parthenon.
ResponderExcluirSim! Temos que anunciar mais nossos autores, né? Concordo totalmente. ^^
ExcluirGosto demais de literatura brasileira, mas não tinha ouvido falar desses títulos até o momento. Eh leria o terceiro e o quarto títulos, principalmente esse último, por ter esse pano de fundo histórico.
ResponderExcluirTschuss
Espero que goste de suas escolhas. ^^
ExcluirAdorei as dicas de nacionais que você trouxe, não conhecia nenhum, já vou colocar alguns na lista.
ResponderExcluirQue bom! =) Tenha ótimas leituras! =)
ExcluirOlá, Hanna! Realmente, é muito complicada essa falta de incentivo à leitura e a valorização da literatura nacional contemporânea dentro das escolas. Então, as pessoas já crescem achando que só existem clássicos e que são todos chatos. Enfim, super apoio e incentivo à leitura da literatura brasileira, principalmente contemporânea. Inclusive, já li e resenhei "Novo Mundo em Chama". Ótimas as suas dicas!
ResponderExcluirFalou tudo Debbie!
ExcluirOi, tudo bem? Ah, que iniciativa mais legal abrir espaço para divulgar autores nacionais. No ano passado conheci alguns e gostei bastante da experiência, ainda mais por vários deles me fazer sair da zona de conforto. Foi também no ano passado que assisti a primeira novela turca. Jurava que era uma série logo no início mas aí descobri que era novela haha Mas gostei mesmo assim. Então já fiquei curiosa para ler esse primeiro livro. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu nunca assisti uma novela turca, só série mesmo e até gostei... hehe
ExcluirOi Hanna. Que ótima ideia de post. Informações assim sempre aguça o interesse do leitor. Sabe como é!
ResponderExcluirEu gosto muito de Literatura Brasileira contemporânea. Mas meu nicho preferido é o horror, suspense, terror e policial. Leio umas aventuras às vezes...
Só que eu nunca li nenhum desses 5 que você citou. E achei muito interessante conhecer as sinopses deles.
Abraços
Que bom que gostou das dicas Carol ^^
ExcluirDentre os que você citou, eu com certeza quero conhecer Parthenon Místico por conta das referências literárias que a obra apresenta, mas também tenho curiosidade com Novo Mundo em Chamas, uma amiga minha leu e simplesmente amou!
ResponderExcluirRecomendo os dois Camille. ^^
ExcluirAchei a ideia desse post maravilhosa, eu acho que só conhecia o livro da Darkside por ser uma divulgação mais intensa, mas nem sabia do que se tratava. Agora, fiquei curiosa com ele e os demais, vou colocar na minha wishlist!
ResponderExcluirSim, entendo. Espero que goste das leituras ^^
Excluir