Inspirações litrárias | Meus livros favoritos de cada gênero

em 04 março 2021

    Olá meu povo, como estamos? Hoje eu resolvi fazer uma postagem um pouco diferente. Eu sempre falo que tal livro é do meu gênero favorito, mas eu nunca parei para falar oficialmente quais eram os meus gêneros literários favoritos, aqueles que são de fato minha zona de conforto. 

Inspirações Literárias | Meus livros favoritos de cada gênero
Foto: Creative Commons/Pixabay



  Vi algo do tipo no canal da Ju Cirqueira e quis adaptar para o Mundinho também. Assim, trouxe os meus livros favoritos de cada gênero da minha zona de conforto literária.  




Inspirações Literárias | Meus livros favoritos de cada gênero


1. Fantasia


  Bom, nem é mistério dizer que meu gênero literário favorito da vida é fantasia (rsrsrs). Eu me encontrei nesse gênero logo quando estava na faculdade e me vi mergulhando no mundo de elfos, fadas, gnomos, etc. É um gênero tão imersivo para mim, que acabo devorando os livros com uma rapidez absurda. 
  E, para representar esse gênero, óbvio que não poderia deixar o meu favorito, que vocês estão até cansados de ver citados e TAG' e mais TAG'S, As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. 

As crônicas de Nárnia | C. S. Lewis
Foto: Divulgação


  Esse livro tem um poder fenomenal sobre mim, não importa quantas vezes eu leia, sempre termino com uma sensação de quentinho no coração, com um suspiro e até entendo o amor que Lúcia, Pedro e Edmundo possuem por Nárnia, pois compartilho com eles.  

Tetralogia A batalha do Apocalipse | Eduardo Spohr
Foto: Divulgação



  Outro que ganhou meu coração logo de cara foi a saga A batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr. Esse cara realmente tem talento para escrever fantasia. Os livros ele são tijolinhos, mas que leio numa rapidez fenomenal. A escrita dele é maravilhosa, sem rodeios e ele constrói uma trama tão legal, que não consigo largar. 

Legado Ranger | Raphael Draccon
Foto: Divulgação/O Ultimato do Bacon


  E, recentemente, esse livro passou a dividir o pódio com a trilogia Legado Ranger, de Raphael Draccon. É uma fantasia "brazuca" também, que tem uma escrita maravilhosa e simplesmente me apaixonei pela trama. 💓

2. Terror 


   Sei o que devem estar pensando: "como que a pessoa mais medrosa do universo gosta de ler terror?!" Pois bem, eu gosto de ler livros de terror, quando sei que tem personagens que eu não acredito que existam, como lobisomens, vampiros, etc. (rsrsrs
  Então, sim, nesse caso, eu gosto bastante de terror. E o meu favorito da vida na verdade são mais de 10 (rsrsrs), que são as Crônicas Vampirescas, de Anne Rice. 

Entrevista com o vampiro | Anne Rice
Foto: Divulgação


  Já falei aqui algumas vezes que já tinha o hábito de leitura desde criança, mas ainda não era algo tão fenomenal. Mas depois que conheci Entrevista com o vampiro, minha vida mudou, pois eu queria respostas, queria mais um livro, e mais um, e mais um. 
 


3. Ficção Científica


  Esse é um gênero que sempre me chamou atenção em filmes e séries, mas em livros demorou um pouco. Descobri a escrita de Isaac Asimov através da trilogia Fundação (que na verdade tem mais uns 4 livros depois, rs), que foi a primeira distopia que li de fato. 

Fundação | Isaac Asimov
Foto: Divulgação


  A escrita do autor me arrebatou de uma maneira, que logo me vi atrás de mais livros. E sim, aqui não falo apenas de um livro, mas de um clássico da literatura propriamente dito. 


Realidades adaptadas | Philip K. Dick
Foto: Divulgação


  
  Outro livro desse subgênero que é meu favorito é Realidades Adaptadas, de Philip K. Dick. Li ano passado, mas acabou ganhando meu coração e é, de longe, um dos meus favoritos da vida. A escrita do autor é um tanto confusa no começo, especialmente pela época em que ele escreveu, mas é aquela experiência de imersão tão profunda, que você volta para o mundo real se perguntando se ele é mesmo real. Só lendo mesmo para entender o poder que Dick exerce sobre a mente do leitor.   


4. Romance Policial 


  Meu primeiro contato com esse gênero nem me lembro quando foi. Mas sei que foi com os livros de Sherlock Holmes. Logo me vi tentando bolar várias teorias sobre quem era o culpado no final dos livros. 

Um estudo em vermelho | Arthur Conan Doyle
Foto: Divulgação


  Acabou que o personagem se tornou o meu favorito, assim como os livros de suas histórias. Mas o meu favorito mesmo do "detetive consultor" é Um estudo em vermelho, pois conta como começou a amizade conturbada entre ele e Dr. Watson. 

Morte no Nilo | Agatha Christie
Foto: Divulgação

  Um tempo depois, me vi arrebatada pelas histórias da "rainha do crime" Agatha Christie. O meu favorito dela foi Morte no Nilo, talvez por ser o meu primeiro contato com os livros da autora.  


5. Thriller Psicológico


  Ok, ok. Aqui eu roubei um pouquinho, pois esse é um subgênero do romance policial. Mas coloquei aqui separado, pois ele é tão sombrio, que por vezes não encaro como um subgênero, e sim um gênero distinto. 

Objetos cortantes | Gillian Flynn
Foto: Divulgação


  Meu primeiro contato foi com Garota exemplar, de Gillian Flynn, mas o meu favorito mesmo é Objetos cortantes, que é na real o primeiro livro da autora... que ela não economizou em nada no terror psicológico. Sério, acho que ó livro mais assustador da autora, que eu terminei de queixo caído e com medo de ir na esquina. Acho que ela tem um dom para escrever nesse gênero de livro, e eu vou ficando com tanto medo, mas não consigo largar, sabe? 

Não confie em ninguém | Charlie Donlea
Foto: Divulgação


  Acho que esse é até o gênero que mais tenho lido nos últimos tempos. Acho que estou numa fase mais sombria para literatura. Até ultimamente me vi apaixonada por Não confie em ninguém, que foi outro livro que entrou no hall dos favoritos disparado, com uma leitura ágil, fácil e sem rodeios. 


   E esses são os meus livros favoritos de cada gênero. Me contem aí, qual o gênero que te dá a zona de conforto literária? 







12 comentários:

  1. Oi, Hanna. Tudo bem? Legal os seus favoritos de cada gênero. Livros de sci-fi e thrillers são minha zona de conforto literária, embora eu leia todos os outros gêneros também. Adorei conhecer suas preferências. A propósito os livros de Isaac Asimov são obrigatórios para quem curte uma boa ficção científica, não é mesmo! Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Acho que todo mundo deveria ler algum livro de Asimov uma vez na vida. S2

      Excluir
  2. Eu gosto bastante de generos de terror, eles me prendem demais. bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tive oportunidade de ler alguns e só tenho elogios!!! Meu gênero favorito é fantasia e dos que citou, não li Legado Ranger e As Cronicas de Narnia, mas estão na lista.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Meu gênero favorito é thriller e suspense, tanto que o considero um gênero distinto, assim como você, Gillian Flynn (indico ler o conto "Adulto") e Charlie Donlea tem um lugar especial no meu coração. Mas, tbm amo fantasia e romance policial, inclusive, comprei Morte no Nilo, de Agatha Christie, só ainda não tive tempo de ler, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com O adulto na lista de desejados hehehe
      E Morte no Nilo é fantástico, foi um dos melhores que li da autora, recomendo! ^^

      Excluir
  5. Oi Hanna, sua linda, tudo bem?
    Ah, adorei ver minha diva Agatha Christie por aqui, gosto tanto dos livros dela, que de tempos em tempos eu releio todos, risos.. Você me fez lembrar que eu li o primeiro livro da serie do Eduardo Spohr e fiquei impressionada com o enredo que ele criou.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Hanna.
    Acredito que os romances policiais e os de época são minha zona de conforto. Ficção Científica só leio de vez em quando, apesar de gostar de distopias hehe. E amo fantasia também, mas não considero zona de conforto. As Crônicas de Nárnia eu amo muito também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso em Silvana, só me vem romance de época na cabeça... hehe

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo