7 motivos de ter um leitor digital

em 14 julho 2020

   Olá meu povo, como estamos? Desde que os livros ficaram mais modernos e adquiriram o formato digital (ebook), começaram os debates intermináveis sobre livros físicos x livros digitais
   Há quem defenda com unhas e dentes a leitura clássica, com o bom e velho cheirinho de livro novo, aquelas edições maravilhosas de colecionador na estante, e só falta de expulsar de casa se menciona a menor possibilidade de testar livros digitais. 
  Assim como tem quem defenda que possa haver um equilíbrio entre os dois lados (como eu), que ama um bom livro em formato tradicional, mas sabe das vantagens de ter um leitor digital, principalmente para alguns tijolinhos... (rsrsrs)



7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay


  Pensando assim, hoje trago 7 motivos para você que está cogitando essa possibilidade também, mas ainda tem dúvidas sobre o dispositivo que está caindo cada vez mais nas graças dos leitores nos últimos tempos. 


1. Você pode ler em qualquer lugar, sem se preocupar com a luz ambiente

   Isso mesmo que você leu! Ao contrário dos celulares/tablets, os leitores digitais possuem luz embutida e, em alguns modelos, você pode regular essa intensidade. 
  Assim, você pode ler em locais bem iluminados ou até mais escuros, que não vai ter problemas. 
  Além disso, a tela do leitor é semelhante ao  papel de jornal, o que é ótimo, pois a tela é fosca e não brilha na nossa vista (e minha vista seca agradece por isso).





7 motivos de ter um leitor digital



2. Você pode ter quantos livros quiser ao seu alcance


7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay


   Já falei aqui que você não é obrigadx a ler um livro que não gostou e não é vergonha abandonar uma leitura. 
  Mas... e se isso acontecer quando você está na rua e não pode largar o livro em qualquer lugar para começar outro, já que só levou aquele? 
  Pois bem, com o leitor digital, você tem a vantagem de levar vários livros ao mesmo tempo, independente se são "tijolinhos" ou mais fininhos. 
  Isso porque o leitor digital comporta cerca de 1000 livros (isso é o que muitas marcar prometem, mas eu nunca fiz o teste para saber), o que te dá a possibilidade de trocar a leitura que não curtiu por outra que possa te agradar, na hora.






3. A bateria dura bem

   O meu leitor digital já tem uns anos de existência, sua bateria não dura mais como antigamente. Mesmo assim, demoro vários dias para carregar sua bateria, mesmo que fique lendo o dia inteiro com ele. 
   Isso é uma bela vantagem em relação ao celular, que muita vezes carregamos 3x ao dia... (rsrsrs)


4. Vários livros são 0800


7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay


   No site da Amazon, vários títulos tem promoções de estarem gratuitos por uns dias, os quais podemos baixar sem medo, e ler no leitor digital, não necessariamente sendo o leitor deles (o Kindle). 
   Mas vocês não são obrigadxs a só baixar lá, já que tem vários sites que disponibilizam livros gratuitamente, principalmente se são os clássicos da literatura, que já são considerados domínio público. 
  Se seu motivo para não ler tanto é o preço dos livros, agora não é mais um problema para você... ;)

5. Você pode colocar a capa que quiser nele 

  Se tem uma coisa que amo é artesanato. Não tenho talento para fazer, mas gosto de comprar de quem faz e, recentemente, encomendei uma capinha nova para meu leitor digital. 
  A antiga já está tão antiga, que está se rasgando, coitada... (rsrsrs) mas a grande vantagem é que são tantas capas de modelos e estilos diferentes, que você não precisa reclamar da capa do livro que não gostou, já que você vai escolher uma capa universal para suas leituras, no seu estilo... ;) 
  Caso queiram, posso fazer até uma seleção de lojinhas online super fofas que trabalham com esse tipo de capa. ;)





6. Você pode se concentrar na leitura, sem se preocupar com redes sociais

  Então, muitos modelos de leitores digitais possuem acesso à internet. Mas você não vai fazer o que faz num computador ou celular, por exemplo. 
  No caso do leitor digital, a internet é para baixar livros diretamente no aparelho, caso não tenha um cabo USB para ligá-lo ao computador, por exemplo. 
  Por isso, você garante que sua leitura não será interrompida por n notificações de redes sociais chegando no meio do seu livro. 

7. É mais ecológico


7 motivos de ter um leitor digital
Foto: Creative Commons/Pixabay

  Sei que o cheirinho de livro novo é muito bom. Mas já parou para pensar que para as edições belíssimas chegarem na sua estante, há bastante gasto de papel? 
  Pois é, uma vantagem do leitor digital, é que os livros são diagramados, revisados, mas não são impressos. O que torna as obras mais baratas em relação aos livros físicos e é até uma forma mais ecológica de leitura. 



   E aí, o que acharam dos motivos que selecionei? Sei que é um assunto meio batido, mas é sempre bom relembrar que os leitores digitais também tem seu lugar e podem ser de grande ajuda. 
  Eu mesma uso o meu não apenas para ler os livros que baixo, mas também para ler artigos científicos, que são recomendados na pós. 
  Assim acaba sendo mais ecológico e econômico, já que economizo papel e cabem vários artigos de uma única vez na minha bolsa. =) 
  Se estão pensando em comprar um leitor, o meu é o Kindle, o mais "famosinho", mas existem outras marcas, tão boas quanto no mercado. 
  Caso vocês se interessem, mas ainda estejam na dúvida sobre qual marca de leitor digital comprar, posso fazer também um balanço com as vantagens de cada marca. ;) 
   Até mais! 



18 comentários:

  1. Há tempos estou ensaiando para comprar um leitor digital. Preciso mudar isso logo. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oiii Hanna, tudo bom

    eu adoro ler livros digitais, a gente lê um calhamaço sem se dar conta de que são tantas páginas e isso pra mim ajuda, a leitura flui melhor. Além disso tem a vantagem de poder levar onde quiser, vários livros à disposição, e não pesa nadinha pra carregar onde preciso, não preciso andar com um marcador, a luz pra ler à qualquer hora e, no meu caso que ando lendo muito em outro idioma, o fato de ter o dicionário ajuda horrores, algo que seria mais dificil com o livro fisico. Percebi que 90% da minhas leituras tenho feito em digital e tenho gostado cada vez mais, já acostumei mais aliás.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi isso também. Minhas leituras fluíram mais rápido e dá até para ter uma noção da porcentagem de leitura que temos, coisa que a gente faz "no olhômetro" no livro físico... =)

      Excluir
  3. Depois que comprei meu Kindle eu não desgrudo mais. Sempre encontro ebooks mais baratos e é realmente mais simples de levar para os lugares.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É maravilhoso e beeem mais barato para ter uma vida de leitura! kkk

      Excluir
  4. Olá, Hanna.
    Concordo com todos os motivos apontados por você. Mas o mais importante no meu caso é que leio um ebook na metade do tempo que levo para ler um livro físico hehe. Descobri isso quando comprei um kindle e minhas leituras dobraram.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hanna!
    Se eu tivesse lido esse post há 1 ano atrás, eu provavelmente exaltaria todas as qualidades de um bom livro físico. Entretanto, esse ano fiz o que considero o maior investimento da minha vida comprando um Kindle. Valeu cada centavo e não sei como vivi sem um antes!
    Eu levo ele pra literalmente todos os lugares possíveis, leio a hora que eu quiser (inclusive de madrugada, o que não seria possível com um livro físico) e conheci títulos incríveis por meio do Kindle Unlimited!
    Nunca tinha parado pra pensar na questão ecológica, mas faz todo o sentido!!!
    Hoje até estranho pegar um livro físico pra ler haha, apesar de também amar a experiência :D

    Estante Bibliográfica


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre digo que quem não gosta de Kindle é porque nunca experimentou um... rsrs
      Eu fico muito feliz que sua experiência tenha sido positiva. =)

      Excluir
  6. Oi, Hanna como vai? Menina o leitor digital é muito mais prático não é? Eu diria que 95% de minhas leituras são em formato digital. Ler ebook é mais rápido inclusive, principalmente os calhamaços. Fico a imaginar se daqui a 10, 20, 30 anos será que ainda existirá livros físicos? É uma questão que gera em mim uma curiosidade tremenda. Talvez as futuras gerações nunca terão oportunidade de ler livro físico, só lerão os livros digitais. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi que isso é unânime... todo mundo percebe que as leituras fluem mais rápido com o kindle... rs Com relação ao futuro dos livros físicos, eu acho que eles vão até existir, mas como item de colecionador mesmo, vai ser aquele objeto de pessoas vintage... rsrs

      Excluir
  7. Oi Hanna, tudo bem?

    Apesar de reconhecer os benefícios do leitor digital, eu ainda prefiro livros físicos. Gosto de sentir a textura do papel em minhas mãos, do cheiro das folhas (rs...). Porém, nos últimos tempos tenho lido cada vez mais e-books. Quando realmente me apaixono pela história acabo comprando o livro físico. Fico um pouco triste em pensar que talvez as próximas gerações não vão ter a mesma experiência que eu tive de me perder nos corredores de um biblioteca, mas precisamos nos adaptar a mudança.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que nunca me adaptaria a livros digitais, até conhecer meu kindle... Acho que um formato nunca vai tirar o mérito do outro, mas nesses tempos de pandemia, em que a gente tem que evitar sair de casa, os livros digitais são uma boa, pois podemos receber até na hora, no nosso próprio email/leitor digital. Fora que lemos até mais, né?

      Excluir
  8. Olá!
    Gostei muito de saber de alguns motivos para adquirir um leitor digital, confesso que não curto muito ler pelo celular e ter algo que a bateria dure bastante é maravilhoso.
    Penso em comprar um quando as coisas estiverem mais estabilizadas financeiramente.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o teste quando puder, garanto que vai gostar da experiência, pois nem se compara com uma leitura no celular. ;)

      Excluir
  9. Olá Hanna,
    Sou bem suspeita em falar alguma coisa pois sou completamente apaixonada pelo meu leitor. Dos motivos, o que mais gosto é ler em qualquer lugar, mas sobre o ecologicamente correto ainda não tinha pensado. Ah, e além dos motivos, ainda tem o fato dos e-books serem mais baratos também.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eles são bem mais baratos! kkk
      Pois é, as pessoas não pensam muito nessa questão da quantidade de papel, principalmente quando olha aquela edição belíssima em capa dura... Até eu me esqueço quando vejo uma edição de um livro que quero muito... kkk Mas precisamos no policiar quanto a isso também, acho que minha promessa de não comprar livros físicos em 2020 me fizeram pensar mais nisso.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo