Theatro Municipal: Ballet Giselle

em 28 dezembro 2019


   Olá meu povo, como estamos? Hoje nosso colunista Erik Lourenço trouxe uma experiência incrível, que ele eve ao assistir uma peça clássica, apresentada no Theatro Municipal, o Ballet Giselle. 

Ballet Giselle
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna




Ballet Giselle


Clássico do ballet romântico

Estreia: 1841, em Paris
Libreto: Théopille Gaurtier (texto para ópera, musicais e etc.)
Música: Adolphe Adam


Ballet Giselle


1º ATO

Giselle é uma linda moça que mora em Alsácia, na França. Ela vive com sua mãe, Bertha, seu namorado, Hilarion e suas amigas. De junho a outubro são os meses de colheita de uva na França. As festas chamam atenção de muitas pessoas, inclusive os nobres. Um nobre se encanta por Giselle e ele se passa por lenhador, chamado de Loys, para se aproximar dela, mas o real nome dele é conde Albrecht.
Giselle se apaixona pelo lenhador, no entanto, a mãe dela sabe que ele na verdade é o conde Albrecht, e Bertha tenta desmascarar o conde, mas Giselle preferi acreditar no lenhador. Contudo, o lenhador/conde se apaixona por Giselle e, com medo de perdê-la, prefere manter a farsa.
Uns séquitos de caçadores nobres chegam a Alsácia. Giselle e Bertha têm regozijo em receber os nobres em sua residência, e Giselle se diverte com Barthilde, sem imaginar que ela é noiva de Albrecht. Giselle e Barthilde conversam sobre seus amores, mas nenhuma imagina que é o mesmo homem.
No mesmo dia, Hilarion entra escondido na casa de Loys para procurar algo para incriminá-lo, encontrando suas roupas de nobre e sua espada, assim conseguindo desmascará-lo.
Quando Hilarion conta para todos, Barthilde confirmou que Loys e seu noivo, todos de Alsácia ficaram pasmos. Diante do apogeu da decepção, Giselle endoideceu de tristeza e morreu de amor.

2ºATO

O corpo da moça foi enterrado na floresta, lar das Willis. São almas de jovens que amavam muito e morreram antes do casamento. Em busca de vingança, à meia-noite, materializam-se e fazem os homens passearem pela floresta e dançar até morrerem de cansaço, e elas desaparecem ao amanhecer.
Hilarion foi visitar o túmulo de Giselle, quando as Willis começaram a aparecer. Myrtha é a rainha das Willis e as convida para iniciar Giselle em seus ritos. Hilarion é perseguido e levado à morte. Albrecht aparece com lírios e Giselle surge para ele. As Willis surgem e Myrtha o condena a dançar até a morte, mas Giselle ainda o amava muito e o protege, com a ajuda da cruz de sua sepultura, defendendo a vida de seu amado até ao amanhecer, quando as Willis desaparecem.


Ballet Giselle
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna


Curiosidades


1. O Liberato (escritor) Théopille Gaurtier obteve inspiração para produzir Giselle ao ler o livro “De l´Allemangne” de Heinrich Heine. Nele, tinha a lenda germânica dos espíritos das noivas morreram antes do casamento, seduziam seus noivos para a floresta e assim dançar até a morte.

2. Criado para a bailarina Carlotta Grisi, a primeira bailarina que o dançou, e fez um grande sucesso.

3. Jules Perot, marido de Carlotta Grisi, foi o coreografo. Contudo, houve algumas alterações por Jean Carolli.

4. Adolphe Adam, compositor da música de Giselle, compôs em apenas em três semanas.

5. Em 1849, o ballet Giselle foi exibido no Teatro João Caetano, por um casal de bailarinos italianos.


Ballet Giselle
Foto: Erik Lourenço/Mundinho da Hanna


Comentários


   Após a estreia de Giselle em 1849, no Teatro João Caetano, agora é a vez do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2019, apresentá-la. O movimento artístico da época era o Romantismo.
Nesse espetáculo, você sente cada momento alegre e cada aflição de Giselle. Estas são características de peças do século XIX, onde geralmente os espectadores amam muito e ao fim sentem a tristeza do protagonista.
  Essa apresentação me surpreendeu muito, pois ao olhar para ao lado, tinha diversas pessoas chorando quando Giselle morreu de amor (literalmente), tanto mulheres quanto homens. Ficou claro a todos quem eram os personagens, pois havia harmonização entre a orquestra e o ballet.
   Com minha visão de mero espectador, o espetáculo foi perfeito. Parabéns a todos!
 A importância de ir ao teatro é sentir o sentimento que os artistas querem transmitir e ser surpreendido com cada movimento, além de poder observar aquilo que é estudado nas escolas e universidades, como: textos, movimentos, expressões faciais, música, harmonização, gestão administrativa do evento e a matemática em geral.
  Para ir ao teatro não é necessário se produzir como um evento de gala; basta uma calça jeans, uma blusa preta básica e um sapato. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece ingressos para o espetáculo “Giselle” com preços a partir de R$ 20,00.


Em cartaz de 14 de dezembro de 2019 a 22 de dezembro de 2019 (infelizmente acabou no último domingo 😭)

Duração: 2h30min.

Endereço: Praça Floriano S/N – Centro, Rio de Janeiro. Próximo ao metrô/VLT Cinelândia (saída A).




   Espero que tenham gostado! Qual foi a última vez que vocês foram ao teatro? Me contem aí! 😉






8 comentários:

  1. Oi, Hanna! Oi, Erick!
    Nunca fui à ópera, mas tenho vontade.
    Vou ficar de olho, porque se essa vier para São Paulo, vou dar um jeito de ver.
    Adorei o cuidado na apresentação dos fatos para os leitores.

    Um beijo pra vocês,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna,
    Que pena que já acabou! Nossa, deve ter sido a coisa mais linda.
    Gostaria de assistir!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei sabendo bem no finalzinho e não consegui assistir também. =/
      O jeito é esperar que tenha uma nova temporada.
      Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  3. Que lindo!!!! Deve ter sido uma experiência incrível <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que o Erik viveu um sonho mesmo Clayci. S2
      Bjks e obrigada pela visita. ^^

      Excluir
  4. Oi
    deve ser incrivel assistir uma peça de teatro dessas bem produzidas, pelos relatos da postagem deve ser muito bom, pena que na onde moro não tem essas coisas, quando tem algum teatro mais simples eles nem divulgam ai só fico sabendo depois da apresentação.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tem um bom tempo que não assisto a um balé no Mu Municipal. O post do Erik me fez ter saudade. Já vou colocar na minha lista para esse ano voltar a assistir a alguns balés.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo