#Um bom lugar para ler um livro: Museu da Vida

em 18 julho 2016

   Olá pessoal! Como estamos todos? Hoje passei aqui para compartilhar com vocês meu passeio do último sábado. O lugar escolhido foi o Museu da Vida. Vem ver! =)





   Então, para quem não sabe, o Museu da Vida é da Fiocruz. Quem mora aqui no Rio com certeza passou pelo menos uma vez na Av. Brasil e olhou para o lado com atenção ao reparar num verdadeiro castelo no alto de um morro. Então, lá e a Fundação Oswaldo Cruz, um centro de referência para muitas pesquisas da área da saúde e também um centro de estudos (tem ensino médio e pós-graduação). E abriga também o Museu da Vida, que conta um pouco da história da Fundação e tem umas exposições bem legais sobre biodiversidade.
   Desde que me mudei aqui para o Rio eu passava pelo bendito castelo, achava a coisa mais linda do universo, porque ele parece com aqueles palácios dos contos tipo Aladin (rsrsrs) e falava que queria ver como ele era por dentro... mas nunca entrava lá... seja por falta de tempo, por falta de coragem, por achar que era contra-mão... enfim...
   Os anos se passaram e precisou vir o Passaporte Cultural (falei dele AQUI) para eu criar coragem e ir lá. Ficava um tanto receosa, pois nunca tinha ido lá, é um local que não tem outros museus ao redor caso não pudesse visitá-lo no final de semana... mas eis que criei coragem e fui procurar informações sobre o local e o horário na internet. Liguei para lá também e eles foram bem atenciosos ao me dar informações adicionais e me senti muito bem recebida.
   Agora, vamos ao mais importante D. Hanna! (rsrsrs)
   Então, para chegar no Museu da Vida é bem simples. Quem mora aqui no Rio pode ir de ônibus e soltar na passarela 6 da Av. Brasil ou até mesmo de trem e soltar na estação de Manguinhos.
   Chegando lá, tem uma guarita aonde você se identifica e o guarde te dá todas as coordenadas. Tem ainda um centro de informações do próprio museu, onde tem um mapinha e as meninas indicam aonde ficam todos os pontos de exposições. É isso mesmo, todos os pontos de exposições, afinal o espaço é beeeeeeem grande... (rsrs)
   A visitação começa na castelo que você vê de longe. Tem uma ladeirinha, que não é difícil de subir, e as visitas são feitas em grupos. Aí tem os guias, que contam um pouco da história do castelo, que foi construído especialmente para as pesquisas e desenvolvimento de vacinas. Aí tem uma sala, com os equipamentos de laboratório do Dr. Oswaldo Cruz e de Carlos Chagas (sabe o cara da Doença de Chagas? Então...). É bem legal porque podemos ver de pertinho como era a saúde na época deles, com aqueles diplomas enormes pendurados na parede, os microscópios lindos de bronze e tem até uma parte aonde as crianças podem vestir o jaleco e tirar uma selfie do lado de Oswaldo Cruz. Não preciso dizer que elas foram ao delírio se sentindo mini cientistas com o jaleco (rsrsrs).





   O interessante é que o prédio inteiro tem uma arquitetura que lembra os palácios orientais, tanto por fora quanto por dentro. São três andares, cada um com as paredes em relevos de desenhos diferentes, desenhos esses que vão do rodapé ao teto. No último andar tem um vitral lindo, também nesse estilo oriental.



   Ao sair do castelo, tem o Parque da Ciência, onde a gente pode brincar à vontade descobrindo os fenômenos da Física e de como funciona os sentidos da gente. Tem brinquedo para testar audição, visão... é bem legal! =)




   Pertinho do Parque da Ciência, tem uma pirâmide, aonde tem uma exposição bem legal sobre células, e microrganismos. Parece um laboratório mesmo, daqueles de programas de TV. Me senti a criança de novo la dentro, brincando em todos os microscópios e voltando aos tempos de graduação =).





   Na pirâmide também tem jogos para as crianças identificarem o formato dos vírus e bactérias que transmitem as mais variadas doenças.
Por fim, tem o borboletário, com cada borboleta mais linda que a outra voando bem pertinho de você.




   Fui sozinha dessa vez, mas me diverti bastante e fiquei muito feliz por ter finalmente conhecido o museu por onde passava há 16 anos e dizia que um dia entraria lá, mas nunca cumpria a promessa...
   E super recomendo, ainda mais agora nessa época de férias escolares. Quem tem criança em casa, elas vão se amarrar em conhecer e brincar com Ciência, além do espaço aberto que elas podem se soltar à vontade, sem medo de serem felizes. Para os adultos, também super recomendo, afinal Ciência é divertida em todas as idades! =)




   Então pessoal. É isso. Espero que tenham curtido e até a próxima! =)






2 comentários:

  1. Oi querida! Amei o post sobre essa linda visita! Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer o museu, pois quando fui ao RJ fiz uma viagem rápida demais. Quem sabe da próxima vez? Adorei as fotos e, principalmente, os testes dos sentidos. Eu iria querer testar tudo. Que bom que cumpriu a promessa de visitar o museu mesmo depois de tanto tempo! Por aqui também vivo me prometendo de conhecer alguns lugares, mas o tempo passa, mais um fim de semana se aproxima e não vou. Amei o post! Beijos!

    Karla

    ResponderExcluir
  2. Olá Karla! Pois é, a gente vive se prometendo tanta coisa pra depois, pq nunca tem tempo, e acaba ou esquecendo ou se arrependendo pq depois fica ainda mais sem tempo... rsrs Eu ainda tenho um monte de lugar que preciso ir aqui no Rio e que fico me prometendo pra depois... Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda! Bjks!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo