Minha novela turca | Raffa Fustagno

em 05 dezembro 2020

   Olá meu povo, como estamos? Hoje temos resenha de um livro nacional, levinho e bem com clima de novela: Minha novela turca, da autora Raffa Fustagno. 


Minha novela turca | Raffa Fustagno
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


40/12

Livro: Minha novela turca

Autora: Raffa Fustagno 

Editora: Increasy 

Ano: 2020

Páginas: 103

Skoob | Amazon


Sandra tem 38 anos e é viciada em novelas turcas. Desde que passou a vê-las se apaixonou por Ibrahim Çelikkol e perde horas de sono para maratonar todas que tenham ele.
Marcelo tem 32 anos e é apaixonado por Sandra, mas ela não sabe. Ele trabalha no mesmo prédio que ela e passou a segui-la nas redes sociais com perfis sem fotos dele.
O que ele não esperava é que também fosse ficar vidrado em produções turcas e que se encantasse com a atriz Belçim Bilgin.
Sem esquecer de sua crush, ele faz de tudo para chamar a atenção dela, que parece estar sempre com a cabeça em Istambul.
Mas elevadores com defeito e encontros inesperados farão com que ela finalmente repare que a vida não é sempre um final infeliz como muitas produções que ela ama.


  Sandra é uma mulher carioca, que já passou dos 30 e nem quer mais saber de sonhar com príncipe encantado. 
  Depois de tantas desilusões, ela só quer saber mesmo de trabalhar no call center, cuidar de sua gatinha Naz e estar em casa com tempo suficiente para ver suas amadas novelas, filmes e séries de origem turca, pelas quais é completamente apaixonada. 
  Para ela, só existe um homem perfeito, que é o ator Ibrahim Çelikkol. O cara era perfeito, principalmente porque estava longe, do outro lado do oceano e nem sabia que ela existia, assim era bem difícil de ela se decepcionar.   
  Enquanto isso, no mesmo prédio que ela trabalha, também trabalha o Marcelo, um rapaz de 32 anos, que está desacreditado no amor, até o dia em que encontrou com Sandra.
  Sandra nem se ligou, mas para Marcelo, foi uma cena de amor à primeira vista. Mesmo sendo louco pela atriz Belçim Bilgin, ele sabe que Sandra está mais perto de ser a atriz de sua história. Resta apenas saber como será o fim dessa novela do Rio de Janeiro. 
 Apesar de ser um chicklit, o que mais gosto da Raffa é que ela não coloca cenas mirabolantes, que jamais aconteceriam na vida real, com pessoas reais.
 Ela mostra que sim, a vida real pode ter cenas bem engraçadas e ainda podemos ter uma leitura agradável e crível. 
  Então Sandra é uma mulher com bastante pé no chão. Ela teve suas decepções amorosas, sabe o quanto está difícil arrumar alguém realmente legal e tem ciência de sua idade, mas nem por isso fica desesperada. Muito pelo contrário, ela se orgulha dos seus 38, quase 39 anos, o que é fantástico!
  Sandra é mais realista e de bem consigo mesma. Não está nem aí para padrões de beleza ou para quem casou com quem e ela ficou para trás; Sandra é um exemplo de que ser solteira não é o fim do mundo. 
  Mas isso não quer dizer que ela não possa se apaixonar... Ela é caidinha pelo ator turco Ibrahim Çelikkol, de quem acompanha todos os trabalhos e tem uns sonhos que rendem umas cenas para lá de engraçadas. 


"Você começa estranhando aquele idioma que não tem nada parecido com o Português. Mas, em seguida, você se acostuma que tudo ao redor seja puro sofrimento. Aparentemente vemos horas de produção para ter a certeza de mais um final infeliz. O que não é raro."  


  Sua vida se resume a trabalhar, cuidar da gata e ver os trabalhos do galã. Assim nem precisa se decepcionar mais com homem algum. 
  Já Marcelo é mais novo, mas não é nenhum galã de corpo sarado, ou sorrisos sedutores. Ele tem um emprego maneiro, e divide o apartamento com o amigo Bruno e o cachorro Balboa. Em meio aos filmes da vida, ele acabou encontrando um amor na atriz turca Belçim Bilgin. 


Minha novela turca | Raffa Fustagno
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

  Mas esse amor acabou dividindo espaço com Sandra, quando eles se encontraram trabalhando no mesmo prédio, mas em andares diferentes, o que rende algumas conversas de elevador. 
  O que, para muitas pessoas, era apenas um meio de transporte para a sala onde trabalha, para Marcelo se tornou um lugar mágico, pois foi ali onde ele encontrou o amor de sua vida, num cenário que ninguém esperaria, só falta o amor da vida dele saber disso.  
  Com cenas bem engraçadas, misturadas com muitas dicas de filmes e séries turcas, vamos conhecendo um pouco do dia a dia desses dois.
  Eu não consideraria essa obra um livro, mas sim um conto, por causa da quantidade de páginas. Por isso, farei uma resenha mais curtinha também. 
  Mas ainda assim, é uma história bem levinha, super divertida e que, mesmo sendo previsível, te dá aquele quentinho no coração no final. 
  A única coisa que nos é falada é que estamos no Centro do Rio de Janeiro, em pleno verão carioca. Como moradora daqui, me senti mais próxima dos personagens, que andavam por lugares que eu também frequento e passam por situações que eu também passo, especialmente em dias quentes... 
  Além disso, com personagens que são "gente como a gente", fica bem mais fácil pensar que Sandra e Marcelo poderiam ser até amigos nossos, ou nós mesmos, passando por algumas situações que na hora ficamos nervosos, mas depois damos risadas. 
  Isso tornou a leitura mais prazerosa e rápida. Como eu já li outros livros da autora, sei que a escrita dela é bem fluida e suas histórias levinhas, o que me foi uma ótima oportunidade agora, que terminei um livro mais pesado, para dar uma equilibrada e evitar a ressaca literária.
  Como já falei, é uma história a la Sessão da Tarde, com finais previsíveis e cheiro de amor no ar. Mas que ainda assim recomendo a leitura, especialmente se você está cansadx de ler apenas mocinhas lindas, jovens, loiras e de olhos azuis, se apaixonando por caras saradões, com cabelo perfeito e encontros impossíveis. 
  Aqui, vemos que não precisamos de corpos perfeitos ou idade certa para viver um amor. É só deixar a porta do coração aberta e ficar de olho ao seu redor. 
  Além disso, ler Minha novela turca é garantia de conhecer nomes de filmes novos para ver no Netflix, rir bastante e se divertir com as trapalhadas desse casal.
  Falando sobre o livro em si, eu li a versão digital. Então posso falar que a revisão está de parabéns, assim como a diagramação, toda em estilo turco, já para te ambientar. 


Minha novela turca | Raffa Fustagno
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  A história é narrada pelos nossos protagonistas, de modo intercalado. Achei interessante porque, assim, temos ambos os pontos de vista e não ficamos enviesados. 
  Os capítulos são iniciados por um título com a mesma fonte da capa, sempre marcando o nome do narrador da vez. 
  A capa é linda, sou suspeita para falar. É em tons de dourado, com marrom, que rendeu uma combinação bem bonita no final. 
  Resumindo, dou nota máxima ao livro e recomendo, de olhos fechados. 




   Já tinham lido esse livro? Conhecem os outros livros da Raffa Fustagno? Me contem aí! 
       

12 comentários:

  1. Nossa quando li o título não estava esperando por essa premissa, mas adorei!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahaha
      Acho que todo mundo acaba sendo enganado, mas ainda assim recomendo a leitura! ^^

      Excluir
  2. Olá Hanna,
    Sua resenha já me ganhou quando descobri que ele são gente como a gente. Não sou muito fã de histórias mirabolantes e irreais, e realidade sempre me conquista. Adorei conhecer melhor esse livro (ou conto), me deu vontade de ler.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é bem isso mesmo Ray, a gente acaba cansando dessas histórias mirabolantes demais. Ler algo mais crível é bem melhor... rs

      Excluir
  3. Parece uma delícia de história, bem leve, perfeita para esse clima de fim de ano. Essa é uma temática que pouco li, e já vi que é um livro rápido.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Ei, Hanna, tudo jóia? Eu achei a premissa maravilhosa, fiquei realmente com vontade de ler, recentemente tenho me aventurado em literatura nacional, e está sendo bem legal, adorei a sua resenha e eu vou anotar a dica. Beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
  5. Oi Hanna,
    Eu já li um conto da Raffa uma vez e gostei bastante da escrita dela!
    Esse livro específico, ainda não li, mas quero, fiquei animada com sua resenha. Vou gostar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita dela é muito gostosa de ler mesmo. Eu acho que você vai curtir esse livro também. ^^

      Excluir
  6. Olá, Hanna.
    Eu já li um livro da autora que gostei bastante e só não dei nota máxima por alguns detalhes. E já quero muito ler esse livro porque estou com 39 anos e já me identifiquei com a protagonista hehe. Já coloquei no meu KU.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahahahahah
      Eu amo quando me identifico com a protagonista também!
      Recomendo a leitura, tenho certeza de que vai amar. S2

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo