Projeto 52 Semanas: Semana 14/52

em 09 abril 2017

  Olá meu povo, como estamos? Hoje é dia de Projeto 52 Semanas, em parceria com o Prateleiras da Fê. O tema dessa vez é Mandamentos do Leitor. Já ouviu falar deles? Não? Sabia que eles existiam? Também não?! Então vem ver!  😉




     Então... Sabiam que existem Mandamentos do Leitor? Não?! 


    Pois é... eles existem e, assim como tudo nessa vida, até para ler temos algumas regrinhas a cumprir... mas não precisa ficar assim assustado, sem saber o que fazer, até mesmo porque alguns desses "mandamentos" vocês já deviam seguir há tempos, mesmo sem saber que eram mandamentos de um leitor (rsrsrs)... 
    Mas então D. Hanna, que tantos mandamentos são esses que você fala, fala, mas não apresenta?! Fala logo e para de enrolar!!!
     Ok... ok... Lá vamos nós aos mandamentos de um bom leitor:


1. Leia por prazer, não por hábito

Prazer em ler

Foto: Creative Commons


   Eu sei... você deve estar se perguntando agora... "Como assim? Eu leio por hábito porque eu gosto!" Mas na realidade tem uma diferença... Quando você lê algo por simples hábito, é como se isso fosse uma obrigação sua do seu cotidiano... É o mesmo que você ter que tomar banho todo dia, ter que escovar os dentes... Você pode muito bem ficar sem fazer isso por um dia... mas sabe que vai ficar com bafo de onça ou com cecê por não cumprir seus hábitos de higiene, que acabam sendo uma regra a ser cumprida... Com a leitura é a mesma coisa... ler por hábito quer dizer uma obrigação, logo ela se torna algo mecânico. Ler é para sair do mundo, viajar "sem sair do lugar"... como você vai fazer isso naquela hora certinha do dia? Como vai fazer isso se ler se tornou algo mecânico?! Eu já fiz isso e acredite... não é nada legal... o livro pode ser a melhor coisa do mundo, mas quando você lê algo por "obrigação", ele se torna chato, comprido e não tem o efeito que teria se você pegasse no livro porque simplesmente você quer ler e quer viajar... Quando você lê por prazer, rola literalmente uma química que te torna viciado naquela leitura... é por isso que às vezes a gente fala que tá apaixonado pelo livro e fica preso até a última página, sofre porque ele acabou e não tem continuação, e por aí vai... 
   Viu como tem diferença? E aí, você ainda lê por hábito porque gosta? 


2. Tente evitar repetições de gêneros literários

Gênero repetido

Foto: Creative Commons


   Esse é o mais difícil para mim... Sempre que me perguntam eu vou dizer que os meus livros favoritos são os de suspense, aventura, policial, fantasia principalmente... Mas quando a gente fica muito preso nos nossos gêneros favoritos entramos na "zona de conforto" e sair dela é beeeeeeem complicado... 
   Eu costumo participar de desafios literários desde 2015 e isso tem me feito encontrar livros que jamais teria lido se continuasse na minha zona de conforto... claro que, como a ideia do desafio é que você se divirta e eles apenas dão o tema e você que corre atrás do livro representante, eu acabo por sempre deixar alguma coisa de mais conhecida nas minhas TBR´s (rsrsrs)...  Mas tem mês que realmente não dá para escapar, como foi em fevereiro, que tive que ler um livro que jamais achei que leria, um hot. Descobri que de fato não curto esse tipo de leitura, mas jamais teria essa certeza se não fosse pelo desafio, pois ele nunca seria incluso na minha meta de leitura em casos normais... Mas já aconteceu também de eu ler livros que não conhecia e simplesmente me apaixonar pela escrita, pelo personagem, pela história... E fora que aprendi coisas que não aprenderia se continuasse confortável e lendo minhas fantasias...  Então, não tenha medo de ler gêneros diferentes, eles vão te mostrar coisas que você nem imagina... 😏 


3. Não seja submisso a autoridades literárias 

Autoridade literária

Foto: Creative Commons


   Tem muita gente que vira para você e fala: " como assim você nunca leu um livro de Fulando de Tal?!" "Esse você TEM que ler!" 
    Não, você não tem que ler o livro de fulano ou cicrano só porque ele é super famoso. Tem muitos autores famosos atualmente, que estão se tornando verdadeiros astros, mas eu simplesmente passo longe quando vou numa livraria... porque eu odeio aquele tipo de livro... E não tenha vergonha de dizer que você também não gosta... Só porque todo mundo lê o livro dele(a), você não é obrigado e ler porque, como nossa sábia mãe diz: "você não é todo mundo!" 
    E é isso mesmo! O mundo é feito de diferenças, de escolhas, o que te faz único no mundo. Por que com leituras isso seria diferente?! Leia o que te faz bem, não o que tá na modinha... Ou o que é um clássico, e que você tem que ler porque o mundo todo já leu e só você que não... O mundo não vai acabar se você não curte ler 'Senhor dos Anéis' ou 'Orgulho e Preconceito'...


4. Nunca leia sem um dicionário

Dicionário

Foto: Creative Commons


   "Que ridículo! Como vou andar por aí com um livro e um dicionário?!" Aposto como isso passou pela sua cabeça quando leu esse mandamento (rsrsrs)...  Mas, embora eu também não costume fazer isso, é o ideal? Pois é... Já aconteceu de eu ler um clássico da literatura, daqueles que não tiveram muitas edições, ou é uma edição especial e os editores mantiveram a linguagem rebuscada do autor... E você dá de cara com certas palavras que você nunca ouviu ou leu na vida! Nesses eu demoro mais, porque de fato tenho que procurar o significado dessas palavras! Então sim, é necessário ter um dicionário ao lado... fora que você aprende palavras novas e quem sabe, até inclui no seu vocabulário (rsrsrs)... 


5. Não tenha medo de abandonar um livro que te desagrada

Livro abandonado

Foto: Creative Commons

    Sabe o que foi dito no mandamento 3? Que eu passo direto pelos autores que menos gosto? Pois é... às vezes, até com o autor que você mais gosta acontece de você comprar um livro, achando que vai ser sensacional, já que o primeiro foi lindo... Mas daí você chega em casa e começa a ler o bendito... E pensa... "Que livro ruim! O que eu tinha na cabeça quando comprei essa budega?!" E mais: "Vou ler só porque comecei, agora vou terminar"... Não!!!!!!!!!! você não sabe o erro que está cometendo! 😱 E vou dizer o motivo: Quando você faz isso, lê algo que não gosta, acaba lendo por hábito (como eu disse no mandamento 1), isso tira todo o prazer da sua leitura... fora que você fica eternamente com aquela sensação de que o tempo não passa, o livro não termina e você não se concentra... tudo acontece e você nunca termina o bendito, porque você não gosta dele... Não tenha medo de abandonar um livro! Nunca! A vida é muito curta para perder tempo lendo algo que não gosta. Se você comprou o livro e não gostou dele, mas sabe que tem um amigo/colega que curte, porque não dar ele de presente? Vai fazer a pessoa que ganha feliz, porque você lembrou dela... Vai fazer você feliz, porque seu amigo/colega ficou feliz... E todo mundo se dá bem no final! 😊 


6. Forme seu próprio cânone


Foto: Creative Commons

     Um autor clássico não quer dizer que todo mundo tem que idolatrar o cidadão e dizer que os livros dele são maravilhosos para sempre e sempre... Assim como você não é obrigado a gostar dele, só porque é um clássico... Ler um clássico não te faz uma pessoa mais culta. Se você se interessou, ok... Que lindo para você, mas não se sinta inferiorizado de só lê livros mais atuais... Ter um autor favorito é o primeiro passo para se tornar um leitor... Isso quer dizer que você vai procurar mais obras dele e vai se interessando cada vez mais pelo cheirinho de livro novo, pelas palavras, pelas novas aventuras dos personagens que ele criou... E assim você vai estabelecendo gostos pela leitura, estabelecendo um gosto literário (óbvio que você deve tentar não ficar na zona de conforto, lembre-se sempre do mandamento 2!)... Mas não tenha medo das críticas quando você falar que só curte Nicolas Sparks, ou Anne Rice... é apenas um primeiro passo no mundo da leitura você se identificar com algum tipo de escrita e depois expandir... mas claro, sempre procure novos autores, vai que você também gosta? 😉


7. Nunca julgue um livro pela capa


Foto: Creative Commons

    Nossa! Isso é um mandamento?! Claro que é! Eu mesma invento de comprar um livro só porque a capa é mega legal e quando começo a ler vejo que é uma droga... Assim como já me surpreendi com livros que encontrei todo esfacelado na estante e se tornou o meu favorito, que leio e releio várias e várias vezes! Só porque um livro está rasgado não quer dizer que seja horrível. Só porque um livro tem capa brilhante, reluzente só falta falar com você não quer dizer que ele seja o melhor do mundo... Então leia a sinopse dele... analise se realmente vale a pena levar o livro para casa...   


8. Se alguém te emprestou o livro, devolva! E do mesmo jeito que chegou para você!

Livro emprestado

Foto: Creative Commons

    Mas que mandamento mais ridículo é esse Hanna?! Pois é, mas acontece com todo mundo (inclusive comigo)... Você tem um carinho e um cuidado todo especial com seu livro, afinal faz parte de você ter ele na estante... Um amigo pede emprestado o livro e, ou não te devolve, ou simplesmente devolve todo arrebentado... Gente isso não se faz... Você pode não ter cuidado com o livro porque é apenas papel... Mas para quem é um leitor de verdade, ele sabe que aquilo é algo além, então respeite como se fosse algo inestimável seu! E devolva ao dono, do jeito que foi para você! 


9.  Procure boas livrarias

Livraria

Foto: Creative Commons

   Mesmo sendo virtuais, nada melhor que entrar numa livraria que já te faça viajar. Então fique à vontade, folheie os livros, tenha toda a tranquilidade de explorar o local e escolha seus livros com calma. Nada mais chato que entrar num lugar desagradável. Assim até ler perde a graça...



10. Ler não é viver, mas não dá para viver sem ler



    Quando você lê, obviamente começa a imaginar coisas que podem não ser possíveis de realizar depois. Porém ler ajuda a ter pensamento crítico, o que leva a uma educação melhor, que pode ser passada de geração em geração. 

   Então pessoal, esses são os 10 mandamentos que eu elegi como mais importantes no mundo da leitura. Eu disse que eram bem simples, né? E vocês, por acaso seguem algum ou alguns desses mandamentos? Tem algum outro? Contem para mim! 😊
   Não esqueçam de ver o que a Fernanda aprontou no Prateleiras e até mais! 



7 comentários:

  1. Adorei o post!!! Não sabia que existia esses mandamentos, mas já tinha noção de grande parte deles. Tenho que tentar praticar o número 2. Beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Pois é, eu tb vim descobrir que os mandamentos existiam há pouco tempo... rsrs
      Tomara que vc consiga pôr em prática o mandamento 2! =)
      Bem vinda ao Mundinho e obrigada pela visita!
      Bjks!

      Excluir
  2. Adorei o post! Sempre repito os gêneros literários, amo ler com dicionário ao lado, aliás, faço tudo com dicionário do celular em mãos, pois se vejo uma palavra nova, quero logo saber o que significa. Tenho dificuldade de abandonar leituras que não estejam me agradando e SEMPRE julgo um livro pela capa! Mas com uma coisa eu concordo com você absoltuamente: não consigo viver sem ler!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que gostou do post Karla! =)
      Mas pelo que vejo a maioria dos mandamentos vc faz ao contrário! kkkkkkk
      Bjks!

      Excluir
  3. Confesso que não gosto desse negócio de mandamento. Se você tem que ler pro prazer, não faz sentido ter que ficar seguindo regra como se fosse obrigação.
    Cada um lê do jeito que o faz mais feliz, apesar de que muita coisa que tu listou é questão de bom senso, né? Tipo devolver um livro que pegou emprestado e no mesmo estado, a pessoa não faz nada além da obrigação dela, por estar com algo que custou o dinheiro de outro. :)

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandamentos é só um termo Jade, até pq nada do que foi listado aqui é uma regra que temos que seguir... rsrs Como exemplo, veja o que fala de não ler por obrigação, mas por prazer... Todas elas eu acho que é mais questão de bom senso da pessoa mesmo no fim das contas... E eu fazia td isso antes mesmo de saber que se chamava mandamentos... rsrs
      Bjks!

      Excluir
  4. Amei o post, pura realidade emprestou devolva no mesmo estado, não julgue o livro pela capa e não desistir de livros as vezes com palavras difíceis, a gente nunca é o mesmo depois de espandir a mente
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo