Diário de Viagem: Petrópolis (Parte I)

em 06 abril 2017

   Olá meu povo, como estamos? Hoje passei aqui para falar do quadro Diário de Viagem (que estava um pouco parado) e nossa parada foi na Região Serrana: Petrópolis, a Cidade Imperial. Quer saber mais sobre o que rolou por lá? Então vem ver! 😊 



   Bom, eu passei o dia em Petrópolis e vi bastante coisa, mas ia ficar muito para um único post. Então eu resolvi dividir em três, que serão postados às quintas. Essa é a parte I, com a apresentação da cidade e alguns pontos que meu amigo de aventuras e eu visitamos. 
  Para quem não conhece, Petrópolis é conhecida também como a Cidade Imperial e possui cerca de 795.798 Km². Ela fica na parte do Rio chamada Região Serrana e é praticamente vizinha à cidade onde moro, Duque de Caxias. 
    Para chegar lá, como eu moro praticamente ao lado, foi bem fácil. Meu amigo e eu fomos para o centro de Duque de Caxias e de lá pegamos o Caxias x Petrópolis. Fizemos uma viagem relativamente rápida e agradável, que durou cerca de 1h30min até a rodoviária. Só o que tenho que reclamar é o valor da passagem, que achei um tanto salgado, mas o destino final compensa (rsrs).



Esse é um pouco da vista que temos ao subir a serra rumo a Petrópolis. E o dia ajudou bastante também... =)



Vista parcial da cidade


   A cidade começou por causa das viagens de D. Pedro I, a caminho de Minas Gerais (o Caminho do Ouro). Por causa do clima ameno, a família acabou por montar uma casa de verão na área. E assim começou a ocupação, já que a família imperial não andava sozinha... Logo a região se tornou a solução para o calorão das terras tupiniquins (rsrsrs)... 
   Por causa disso, é bem comum entre os vários museus que existem hoje em dia a gente passar por várias casas no mesmo estilo arquitetônico, as quais são tombadas como patrimônio histórico. Mas essas casas, embora tombadas, são utilizadas para residências mesmo, ou como prédios de prefeitura, escolas e afins... Daí, por serem tombadas, todas elas tem uma plaquinha no portão, com o nome e um pouco da história da família a quem pertenceu a casa. Uma coisa que achei bem interessante era que todas elas são bem próximas das residências que pertenceram à Família Imperial. Logo era bem fácil os encontros deles (ou pelo menos deveria ser... rsrsrs)... E algo que achei bem interessante foi saber que desde o início Petrópolis era para ser uma cidade turística (mais isso vai ser falado em mais detalhes na parte II). 
   Desses lugares, visitamos um os mais icônicos, a Casa de Santos Dumont (nossa primeira parada e primeiro relato aqui), o Relógio das Flores e o Trono de Fátima. 


1. Casa de Santos Dumont






    Santos Dumont, o nosso grande inventor, responsável pelos aviões que temos hoje em dia e um dos patronos da Aeronáutica, tem uma casa que é conservada até hoje. E não tem como você passar por Petrópolis e não entrar na casinha pequena, porém super aconchegante e sensacional que ele deixou. A casa dele é famosa pela escada (tanto do lado de fora quanto a de acesso ao segundo pavimento), que tem o primeiro degrau obrigatoriamente do pé direito. 


   Dentro da casa encontramos alguns dos móveis que ela usava, objetos pessoais que ele usava bastante e depois as homenagens que fizeram a ele, como o centenário do  primeiro vôo. Além disso, é possível ver algumas cartas que ele enviava e, logo na entrada, tem um painel contando uma minibiografia dele, contando o que o levou a inventar o avião e o que gerou depois. 









Esses são os brasões que homenageiam Santos Dumont






   
   No segundo pavimento estão os móveis do quarto dele e o chuveiro mais famoso, feito com um balde e um esquema de aquecimento sensacional. 😁




Não resisti e tive que fotografar o chuveiro quente de Santos Dumont. E óbvio que não testei, mas garanto que funciona melhor que muito chuveiro elétrico por aí hoje em dia... =p




   
    Também no segundo pavimento temos uma rampa que também dá saída da casa e passagem para um observatório particular de Santos Dumont.




Esse é o observatório...







   Não apenas a vista dos fundos da casa, mas a da varanda é linda. Ou pelo menos devia ser mais linda na época em que a casa foi construída...


   2. Relógio das Flores



   O Relógio das Flores é super famoso também, inclusive um dos cartões postais de Petrópolis. Ele fica ao lado da Casa de Santos Dumont e faz parte da PUC-Petrópolis. Ele também é conhecido como Relógio das estações. Pois a cada estação que passarmos pelo relógio teremos flores diferentes compondo o entorno dos ponteiros.  A passagem por aqui foi rápida, já que não visitamos a universidade...


3. Trono de Fátima







   Esse era o sonho do meu amigo conhecer. O Trono de Fátima (que eu descobri por causa do meu amigo) foi inaugurado em 1947, idealizado pelo Frei José Pedreira de Castro. O dinheiro levantado para a obra foi arrecadado através de doações e festas, que agitaram a cidade na época. Ele fica aberto ao publico diariamente e, quem quiser fazer suas orações, pode usar uma capelinha muito aconchegante que fica na parte de baixo do Trono. 
   "A imagem de N.S. de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco estatuário, sem veias e sem jaça. Em um plano circular, N. S. é envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo. A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Pânteon de Agripa, em Roma." (FONTE)



Esse é o interior da capela, que logo na entrada tem uma homenagem singela ao idealizador. 






Meu amigo de aventuras e eu admirando a vista e esperando a chuvinha passar...



Além de um lugar calmo e bom para orar, tem uma vista muito bonita da cidade, que pode ser vista de vários ângulos... 


   E essa foi a parte I da minha visita à Petrópolis, uma cidade linda e tão próximo da gente, mas que levei uns 10 anos para visitar novamente.
   E vocês. Já tinham visitado Petrópolis? Tem algum lugar que more perto, mas que nunca foi? Conta pra mim! Bora papear! 
   Até mais e aguardem os próximos dois posts! 😊


3 comentários:

  1. Que lugar mais gostoso! Não tinha ideia que petrópolis era assim. Sério mesmo! Amei, achei uma cidade bem acolhedora e já quero conhecer!

    BLOG NAH BOA || INSTA @NAHBOA || CANAL NAH BOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nathalia, o lugar é lindo e chega a dar uma dorzinha no coração na hora de ir embora e voltar pra nossa realidade... rsrs
      Bjks!

      Excluir
  2. Olá! Amei o seu post e quero acompanhar as demais publicações sobre essa viagem! Achei super interessante a casa de Santos Dumont e lindíssimo o pequeno santuário de Fátima, senti uma paz imensa só de ver as fotos! Sou louca pra conhecer Petrópolis e as suas fotos e indicações do local me fizeram ficar animada pra fazer logo as malas e ir!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo