#Um bom lugar para ler um livro: CCBB e o Mondrian

em 16 novembro 2016

   Olá meu povo! Como estamos? Hoje é dia de #Um bom lugar para ler um livro e vim mostrar para vocês a exposição Mondrian e o Movimento de Sitjl, que tá rolando no CCBB-RJ. Vem ver! =)





     Para quem (assim como eu) não conhece Mondrian, aqui está um pouco sobre esse cara:

   Piet Mondrian nasceu em 1872, na Holanda. Em 1908, depois de realizar uma porção de obras de estilo mais tradicional, acabou influenciado pelos estilos pós-impressionistas de van Gogh, Toorop, Seurat e Cézanne, e pelo cubismo de Picasso. Assim, o que Mondrian começa a mostrar é um estilo mais ousado e sistemático nas suas obras.
Em 1917 foi criada na Holanda uma revista chamada De Sitjl, que começou como um movimento de arte e acabou como uma importante ferramenta de contribuição para a cultura global no século XX. Essa revista ficou famosa por desenvolver uma parceria entre artistas, arquitetos e designers, que eles julgavam na época ser o “antídoto ao individualismo” pregado na época. Os artistas que trabalhavam na De Stijl não buscavam uma padronização. Ao contrário, eles se empenhavam em buscar soluções específicas e desafiadoras para determinadas pessoas, espaços ou circunstâncias, tanto na arquitetura quanto no mobiliário ou na pintura.

   Esse é um resumo do resumo que vem no panfleto distribuído na exposição, para os visitantes se familiarizarem com o que estão para encontrar adiante. A exposição é distribuída em dois pavimentos, no térreo e no segundo andar.
   No térreo, você logo dá de cara com um “prédio” enorme e alguns espaços para você tirar foto. Mas não são selfies comuns. Tudo o que está preparado é como se você de fato entrasse nos quadros e arquitetura dos artistas que faziam parte da revista De Stijl. Nem preciso dizer que me senti uma criança de novo brincando nos cenários (rsrsrs)!





   No segundo andar, as pessoas entram em grupos de 20 e são direcionadas para duas salas, aonde tem uma linha do tempo contando desde o nascimento até o falecimento de Mondrian e o que ele encontrou no meio do caminho. Além disso, tem alguns quadros que ele pintou, tanto no início da carreira, quanto depois que foi influenciado pelos artistas mais famosos da época. Aqui estão algumas fotos para vocês terem o gostinho e irem conferir... =)




   Tem, ainda, uma terceira sala, aonde conta mais sobre a revista De Stijl e suas influências sobre os artistas da época. Então tem uma série de obras de arquitetura que vale a pena dar uma conferida. =)




   Apesar de ser relativamente pequena, a exposição mostra um pouco sobre a arte no século XX de uma forma bem lúdica. Além disso, a parte boa é que é “0800” e vai ficar aberta ao público até 09/01/2017, então não tem desculpa para dizer que você não pode ir ver uma exposição de arte (rsrsrs).


   Então pessoal, essa foi a postagem de hoje. Espero que tenham curtido e até mais! =)





27 comentários:

  1. Eu visitei a exposição do CCBB-BH e fiquei muito encantada! Infelizmente não tinha esse prédio, parece um ótimo lugar para tirar fotos. Gostei demais das obras do início da carreira dele, quando ainda tinha o foco em pintar a natureza (de uma forma um tanto quanto lúgubre) e - embora não seja fã do abstrato - acho interessante notar como ele passou dos tons sombrios para os vibrantes! Essas exposições do CCBB são ótimas.
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, eu sempre fico encantada com as exposições do CCBB tb, são lindas. Eu nem conhecia o Mondrian, vim conhecer na exposição mesmo e fiquei feliz por ter visto um pouco desse mundo. Bjks!

      Excluir
  2. que exposição mais lindaaa!
    um lugar encantador ♥

    ResponderExcluir
  3. que incríiiiivel! não conhecia e achei super super interessante! dá vontade de ir nessa exposição!

    ResponderExcluir
  4. Adoro exposições! Volta e meia tem algumas interessantes aqui, mas esse ano foi tão corrido que não consegui ver nada! É tão delicinha esses espaços né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, a gente anda sempre tão apressada que acha que depois dá tempo pra td e no fim não consegue ver nada... Mas quem sabe vc consiga alguma outra exposição por aí onde mora. ^^

      Excluir
  5. Ai como amo exposições e espaços culturais, eu já li sobre ele, mas nas exposições você aprende mais, fui na da Frida.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid! Eu fui na da Frida tb! =) E concordo contigo, nas exposições aprendemos sempre mais.

      Excluir
  6. Assim como você...kkk Não conhecia Mondrian. Mas seu post está de parabéns, bem legal. A exposição está acontecendo aonde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel! A exposição é no CCBB-RJ. Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda! =)

      Excluir
  7. Que demais! Fico encantada com essas exposições que estão acontecendo esse ano, dá vontade de ir em todas :(
    Adorei o post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk
      Ainda bem que a maioria é 0800, se não eu tava era falida. Amo exposições! Obrigada pela visita! =)

      Excluir
  8. Bacana as fotos. Nunca fui em lugar assim. Bacana
    www.blogjessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéss! O CCBB não é tão difícil de chegar e tem sempre coisas bacanas. Não sei aonde vc mora, mas provavelmente tenha eventos assim tb! =)

      Excluir
  9. Não sou fã de exposições, mas essa parece ser interessante hahah.
    Algumas que ocorreram este ano me despertaram interesse, aliás, mas não pude ir :(

    ResponderExcluir
  10. Amei demais! Acredita que sou do Rio e nunca fui no CCBB???? Preciso! Parece ser lindo. <3
    Blog da Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vick! Não sabe o que tá perdendo menina! Corre lá no CCBB! kkk
      Obrigada pela visita! =)

      Excluir
  11. Meu amigo foi nessa exposição e ele está maravilhado até hoje! Adorei o post! E eu também sou do Rio, eu fui no centro do Rio acho que umas 2 duas vezes só. Torcendo para que da próxima vez eu posso ver uma exposição dessas!

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Eu me amarro em passear no centro. Os museus são lindos e ótimos pra tirar mtas selfies! kkkk
      Quem sabe seu amigo te convença da próxima vez e vc vai? Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  12. Nossa que exposição incrvel! Queria que na minha cidade tivesse umas coisas assim, um pena. Adoreu as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Séfany! Realmente nem toda cidade tem essas coisas legais assim, mas quem sabe algum dia vc possa ir em outra cidade? =)
      Bjks!

      Excluir
  13. Faz taaanto tempo que não vou numa exposição. A última acho que eu tinha uns 15/16 anos (tenho 21 agr). Adoraria ir nessa ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Isabelle! Sério?! o.0 Não perca tempo! Não sabe o que tá perdendo! kkkkkk
      Bjks!

      Excluir
  14. Ah Carol, mas onde vc mora? Será que não pode passar por aí? Tenha fé, vai q? rs
    Bjks!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo