IDY de Novembro: Poseidon

em 23 novembro 2016

   Olá pessoal! Como estamos todos? Hoje vim para fazer a resenha do livro de novembro do IDY 2016. O tema desse mês é um livro com apenas um nome no título e o livro escolhido foi Poseidon, de Ana Banks. Vem ver! =)



Poseidon | Ana Banks
Foto: Divulgação




Livro: Poseidon – O Legado de Syrena

Autora: Ana Banks

Editora: Novo Conceito

Ano: 2014

   A vida de Emma McIntosh era bem normal... Ia para o colégio, já estava pensando em qual faculdade iria tentar uma bolsa de estudos, tinha uma amigos... mas também Emma era conhecida por ser uma menina extremamente branca, de olhos violeta (cor que só ela tinha no mundo, pelo menos ela pensava assim) e extremamente atrapalhada, do tipo que consegue tropeçar na própria sombra (para ela isso é muito possível, kkkkkk).
Emma conseguia se virar bem com seu jeito desengonçado de ser e tudo ia bem, até um dia em que resolve ir à praia na Flórida com a família da melhor amiga... até o momento em que ela simplesmente tropeça no próprio chinelo em pleno calçadão e vai dar de cara no peitoral super definido do cara mais lindo do universo! Morrendo de vergonha pelo king kong que paga numa das praias mais frequentadas do estado, Emma tenta se recompor e seguir com sua vida social, mas fica difícil com a cena que Chloe faz ao vê-la deixando a marca do rosto num cara lindo e ainda espalha para a praia inteira ouvir o quanto sua amiga é atrapalhada:

   Opção um: correr o mais rápido que meus chinelos de dedo deixarem. O problema é que tropeçar com eles é, em parte, o motivo de meu atual dilema. Na verdade, estou sem um deles; deve ter ficado preso em uma fresta do calçadão. Aposto que Cinderela não se sentiu tão estúpida, mas Cinderela não era tão atrapalhada quanto uma morsa drogada

Opção dois: fingir que desmaiei. Mancar e tudo. Babar, até. Porém eu sei que isso não vai dar certo porque meus olhos se mexem tanto que ficaria difícil fingir; além disso, as pessoas inconscientes não ficam coradas.

Opção três: rezar para que caia um raio. Um raio mortal que você sente com antecedência porque o ar se torna forte e sua pele se arrepia — ou, pelo menos, é o que está escrito no livro de ciências. Poderia matar nós dois, mas, na verdade, ele deveria estar prestando mais atenção em mim quando viu que eu não estava prestando atenção nenhuma.


   Eu me surpreendo. Tento decidir que flores levarei ao velório dela quando a matar, estrangulada. Eu deveria ter ficado em Jersey, como minha mãe disse. Não devia ter ido ali com Chloe e seus pais. O que tinha de vir fazer na Flórida? Vivemos na costa de Jersey. Se você já viu uma praia, já viu todas, não é?Mas nãããão. Precisei passar o resto de meu verão com Chloe, porque seria o último verão que passaríamos juntas antes da faculdade, e blá-blá-blá. E agora ela está se vingando de mim por não ter deixado que usasse minha identidade para fazer uma tatuagem ontem à noite. Mas o que ela esperava? Eu sou branca e ela, negra. Nem bronzeada eu fico. Sou canadense — branca como os turistas. Se o cara a confundisse comigo, então ele não deveria fazer tatuagem em ninguém, certo? Eu só estava tentando protegê-la. Tudo bem, ela não se dá conta disso. Consigo perceber pelo seu olhar — o mesmo olhar que me lançou quando colocou lubrificante íntimo dentro do frasco do sabonete líquido — que ela está prestes a pegar o que resta de meu orgulho e chutá-lo.


   O que Emma não sabe é que o cara em que ela tropeça está prestes a mudar sua vida, pois ele está exatamente à sua procura já tem um tempo. E Emma acaba descobrindo da pior forma possível, quando, no mesmo dia, sua amiga Chloe é morta por um tubarão. A princípio, um tropeção e a morte de sua amiga não parecem ter relação, mas o que Emma vai descobrir depois de uns dias é que na verdade tudo está interligado. Isso porque Galen, o bonitão do calçadão é na verdade um embaixador dos Syrena, seres que vivem na água, meio humanos e meio peixes (a gente sempre disse “sereias”, mas eles odeiam esse termo, o certo é “syrena”, assim inclui machos e fêmeas). Além de embaixador, Galen é um príncipe, que vem à terra com sua irmã Rayna em busca de uma pessoa que supostamente vivia em terra por não saber ser uma syrena e, mais ainda, teria o Dom de Poseidon.
   Logo os fatos vão ligando os dois novamente, e Emma descobre que existem duas tribos embaixo d´água: a de Poseidon e a de Tritão. O Dom de Poseidon é muito raro e importante, pois só quem o tem pode alimentar os syrenas todos, já que ele é capaz de comandar todos os seres aquáticos. Enquanto o Dom de Tritão é da força, que protege os syrenas dos seres humanos.
   Por serem dons muito importantes, é também muito importante que membros de ambas as casas se unam em casamento para garantir força ealimento a todos os habitantes do fundo do mar. Porém, uma vez escolhido o parceiro, nunca mais se escolhe outro, a não ser que seja extremamente necessário, como o caso que Galen veio resolver em terra. Emma descobre que sua cor violeta nos olhos é muito rara em terra, porém todos os syrenas a tem, além disso, ela é muito branca e de pele grossa, característica também comum a todos os syrenas. E o ápice é quando Emma descobre que o tubarão que matou sua amiga Chloe na verdade não tinha fome, apenas estava brincando de cabo de guerra com a menina que tem o Dom de Poseidon.
   Tentando assimilar tudo e tentando se adaptar a um modo de vida que ela supostamente encararia embaixo d´água, Emma e Galen acabam se apaixonando, porém Galen sabe que não pode ficar com ela, pois a fêmea com o Dom de Poseidon deve ficar com o macho com o Dom de Tritão, no caso seu irmão mais velho e rei do povo de Tritão, Grom, viúvo há anos e não teve tempo de gerar descendentes.
   Disposto a conseguir burlar as regras e saber que pode ficar com Emma, Galen vai até os confins dos oceanos para buscar informações sobre as caracteristicas de Emma, pois ela, apesar de ser uma Syrena, ainda é muito diferente dele_ele é moreno, cabelos pretos, olhos violeta e muito forte, enquanto Emma é quase albina, com cabelos brancos e olhos violeta, filha de pais de olhos azuis e morenos_. Galen tem certeza de que Emma é adotada, mas os exames de DNA que seu amigo cientista humano faz dão certeza de que Emma é filha de quem diz que é... então, como provar que Emma é uma Syrena? Apesar dela ter as características, ainda não consegue ter uma cauda como a dele! É então que ele descobre que o povo dos Syrenas guardam mais segredos do que ele pensava, já que como embaixador ele deveria saber da própria história...
   Enquanto Galen luta contra um amor que não pode acontecer, tenta descobrir mais sobre Emma e seus poderes, ele ainda tem que proteger a mocinha de um espião, que sempre entra na água quando Emma vai para o fundo tentar de todas as formas se transformar.   Quem será o espião? Por que Emma não se transforma? Será que ela um dia terá uma cauda? Por que Emma é tão diferente tanto dos humanos quanto dos syrenas? O que tem nos arquivos sobre isso? Será que Grom ainda vai querer se unir a Emma mesmo se ela não tiver uma cauda?
   E Emma tenta não se entregar a esse amor, mas ela vai ver que é bem difícil se ver longe de Galen. Por que ele quer tanto levá-la para o fundo do mar? Por que ele não se declara logo? Será que ele realmente gosta dela? E se ela não tiver uma cauda, ele ainda vai querer ficar com ela?

   Galen não é só um paquera. Não é só uma atração física, alguém que pode me fazer esquecer meu nome fingindo me beijar. Não é só um professor ou um peixe esnobe de sangue azul. Sim, ele é tudo isso. É mais do que isso. É ele que eu quero. Possivelmente para sempre.Mas eu não estou correndo o risco de me tornar “aquela garota”. Aquela que joga fora sua educação para se casar com um cara depois de acabar o ensino médio. Aquela que sacrifica tudo o que quer para poder fazer seus sonhos virarem realidade, para fazê-lo feliz. Aquela que espera cada sorriso, cada palavra, que vai ser mãe dos filhos dele, que vai fazer sua comida, que vai se aconchegar a ele à noite. Não, sem dúvida, eu não corro o risco de me tornar ela

  Se aquele beijo fosse real, poderia ter jogado minhas bolsas de estudo para o alto e ido com ele para nossa ilha privada ou para o reino dele embaixo d´água. 

   Poseidon é um livro fininho, que li bem rápido. Ele é narrado em duas pessoas, um capítulo é narrado pela Emma e o outro por um outro narrado desconhecido. Tem uma linguagem bem simples e fluida, que dizia o que queria dizer sem tantos rodeios. E, como deu para notar, é um romance adolescente, porém dessa vez a gente não tem um humano se apaixonando por um ser mitológico. Na verdade ambos são da mesma linhagem. Se fosse só pelo romance água com açúcar eu não teria lido, mas as partes narradas pela Emma, apesar dela ser uma Syrena, ela foi criada em terra como uma pessoa comum, então as ideias dela são bem loucas, típicas de uma adolescente apaixonada, lidando com uma vida nova, de uma forma bem engraçada e espontânea, o que deixa a leitura bem leve.
   Além disso, o livro tem uns ganchos para os outros livros da série. Sei que esse é o primeiro e já encontrei o segundo, porém não sei quanto são ao todo.





   Essa foi a minha postagem de hoje. Espero que tenham curtido e até mais! =)






2 comentários:

  1. Boa tarde flor, como vai? Confesso que nao sou muito chegada a ler poesia, mas achei bem interessantes os pontos que você citou.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Garota delicada, como vai? Poseidon não é livro de poesia, mas de fantasia... rsrs
      Bjks!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo