#UmBomLugarLParaLerUmLivro: Crato - CE

em 03 agosto 2015

 Olá pessoal! Cá estou eu muito feliz por conhecer mais um Estado do nosso Brasilzão! =)   Cheguei essa semana em Crato - CE, para participar de um congresso (Congresso Brasileiro de Paleontologia), mas como não sei quando poderei estar aqui dando uma de turista (rsrsrs), estou aproveitando para dar minhas "escapadinhas" e conhecer os arredores. Essa semana teremos um especial de Um Bom Lugar Para Ler Um Livro, contando o que consegui conhecer por aqui e vou compartilhar com vocês =)

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna
  

   O Um Bom Lugar Para Ler Um Livro de hoje traz a visita ao Geopark Araripe. O passeio que fiz foi com a organização do congresso do qual estou participando, mas pode ser feito também com agências de turismo locais do Ceará.
   Para quem não sabe, o Araripe possui os fósseis mais belos do Brasil e são famosos no mundo inteiro. Infelizmente não posso publicar as fotos dos fósseis que encontrei lá na bacia, mas os que estão em exposição no museu sim...
  Fizemos duas paradas. A primeira foi na Formação Crato, onde ficamos um tempo percorrendo a localidade e até encontramos alguns fósseis de peixes, insetos e répteis. O difícil foi sair de lá (paleontólogo quando acha um fóssil não tem quem o tire facilmente de um lugar... rsrs).



Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

   A segunda parada foi na Formação Romualdo, que também é conhecida como Parque dos Pterossauros. As vans que nos levaram não puderam ir até a entrada do parque, então tivemos que ir a pé... Mesmo para quem é atleta é uma subida bem difícil, pois é uma ladeira imensa, com a maior parte em estrada de terra batida, sol quente de quase meio dia na cabeça e muita, mas muita poeira... bem cara de sertão. Se não me engano, deu uns 30 min de subida, até chegar próximo da entrada do parque, que depois ainda temos que andar mais um pedaço em trilha dentro da mata. Lá no alto fica o parque propriamente dito, com inúmeros fósseis. De pterossauros principalmente (daí o nome dele) e vários outros.

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna

 O pacote incluía almoço e parada para comprar lembrancinhas do passeio. Então almoçamos no Pontal da Santa Cruz, onde é possível ter uma vista linda da cidade e depois fomos até Santana do Cariri, onde fica o famoso Museu de Paleontologia da URCA (Universidade Regional do Cariri). Lá estão expostos alguns dos fósseis coletados pela equipe da universidade, que conta com peixes, vegetais, répteis e anfíbios, todos em estado de preservação tão perfeito que parecem que foram esculpidos. Na lojinha é possível encontrar camisetas e canecas com a logo do museu, mas também é possível encontrar algo bem interessante, que são as réplicas dos fósseis (lembrando que é proibido comprar fósseis de verdade). As réplicas são bem feitas e podem servir como enfeite de parede, mesa ou até como bijuteria.

Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


  A parada para compras foi também numa loja que vende tudo de couro legítimo. Tem sandálias, bolsas, chaveiros... Apesar de estar de olho nas sandálias, tive que ficar com os chaveirinhos mesmo... rsrs
  O passeio foi longo e cansativo, mas muito educativo e divertido! =)
  Então pessoal, esse foi o post de hoje. Espero que tenham curtido e até mais!




                      Hanna Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo