#Meu Livro Favorito

em 10 fevereiro 2015



Bom dia gente! Apesar de gostar de várias histórias diferentes, tenho um livro favorito, que vou apresentar a vocês. Muitos já devem conhecer e até ter lido essa história: Olhai os lírios do campo.





Livro: Olhai os Lírios do Campo

Autor: Érico Veríssimo

Ano: 2005 (original em 1938)

Editora: Companhia das Letras









   Bom, essa história se passa em meados dos anos 1930-40, contando a história de um menino, Eugênio, que tinha vergonha dos pais, mas queria ser médico, uma profissão prestigiada na época, para ser famoso e não ter o mesmo tipo de vida que tinha quando criança. Quando cresceu, ele conseguiu ter uma vida diferente, porém não estava muito feliz, casado com quem não amava, vivendo de aparências, fazendo o que não gostava, apenas pelo status, e sendo sustentado pelo sogro. 
  Seu modo de ver as coisas muda completamente quando ele encontra Olívia, uma amiga da faculdade, cujo relacionamento gerou uma filha. Ao conhecer a paternidade, Eugênio percebe que tudo que seu pai fazia por ele era simplesmente por amor e que não havia nada maior que aquilo. Então decide mudar de vida e começa a ver o mundo com outros olhos, mais humanos.
A parte do livro que mais me comoveu foi:

"Se naquele instante - refletiu Eugênio - caísse na Terra um habitante de Marte, havia de ficar embasbacado ao verificar que num dia tão maravilhosamente belo e macio, de sol tão dourado, os homens em sua maioria estavam metidos em escritórios, oficinas, fábricas... E se perguntasse a cada um deles: "Homem, por que trabalhas com tanta fúria durante todas as horas de sol?" - ouviria a resposta singular: "Para ganhar a vida." E no entanto a vida ali estava a se oferecer toda, numa gratuidade milagrosa. Os homens viviam tão ofuscados por desejos ambiciosos que nem sequer davam por ela. Nem com todas as conquistas da inteligência tinham descoberto um meio de trabalhar menos e viver mais. Agitavam-se na terra e não se conheciam uns aos outros, não se amavam como deviam. A competição os transformava em inimigos. E, havia muitos séculos, tinham crucificado um profeta que se esforçara por lhes mostrar que eles eram irmãos, apenas e sempre irmãos."

   Esse livro eu conheci no Ensino Médio, nas aulas de Literatura. A professora mandou que cada um lesse um livro de um gênero diferente e depois fizesse uma resenha como trabalho final, contando nossa opinião sobre o livro e o autor. No começo não curti muito essa regra, porque sempre que leio um livro por causa de nota, me sinto obrigada a fazer e a leitura não é prazerosa, coisa que não aconteceu com esse livro. 'Olhai os lírios do campo' se tornou meu livro favorito porque ao ler cada página, me liguei a Eugênio, Olívia e Anamaria (a filha deles) como se os conhecesse e esse trecho acima me fez pensar muito a respeito da nossa vida atualmente. Sei que temos que trabalhar, afinal temos que ter nossas responsabilidades e arcar com nossos compromissos, mas será que tem que ser tanto assim? Será que temos que competir com nossos colegas de profissão, para ver quem é que vende mais, quem compra mais, quem é melhor? Será que não podemos apenas uma vez, largar os celulares e ver o mundo ao nosso redor com mais atenção? Observar os detalhes da natureza, observar detalhes em nossos irmãos?
   Esse é meu livro favorito. E o de vocês? Querem que seu livro favorito apareça aqui no blog? Mande uma foto sua com seu livro favorito para hanna.clp@gmail.com, junto com uma pequena resenha sobre a história e o motivo que o fez ser seu favorito. A cada semana teremos uma história aqui no blog. Não deixe de participar! Quem sabe role até um prêmio para a história mais comentada? =)
   Até mais!

  Hanna Carolina.

13 comentários:

  1. Pelo visto é bom mesmo hein? Gostei, já até me interessei. Vou ver se encontro ele. Parabéns!

    www.ocristaocriativo.com

    ResponderExcluir
  2. Érico Veríssimo é sensacional!!! Adoro!!!
    No momento estou lendo: Não se apega, não da Isabela Freitas!
    Vc já leu???
    Eu estou adorando!!!
    Beijosss...
    www.fuialy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiquei tentada a ler esse livro Talita, mas ainda não tive coragem de encarar... Quem sabe um dia... Quer que sua história favorita seja publicada aqui? Mande um email para o blog contando sobre sua leitura favorita! =)

      Excluir
  3. Oi querida!
    Gosto muito dos livros do Érico. Meu preferido é Um Certo Capitão Rodrigo.
    Adorei sua escolha e seu post.
    Vou tirar a foto e te mando no feriado, ta?
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  4. Hanna! =)

    Tem um que eu gosto muito do Paulo Coelho.

    À margem do rio piedra eu sentei e chorei. Quando tiverem oportunidade leiam! É mto bom.

    Adorei o blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa achei que era a unica que tinha visto esse livro , que bacana este post...

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, eu tb achava isso, acredita? Vou lá te visitar sim, me aguarde! =)

      Excluir
  6. Oi Hanna, acredita que nunca li nada do Érico Veríssimo? Mas só ouço coisas boas das obras dele, e achei muito boa a premissa desse livro. Quem sabe um dia eu leia né :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin! Obrigada pela visita! =) Qd puder, leia as obras dele, são belíssimas! =)

      Excluir
  7. Gostei da dica!
    A verdade é que esse trecho do livro que você postou me fez refletir,além do mais eu que sou blogueiras e vivo atrás da tela de um computador ,acho que vou sair da net e aproveitar mais a vida!
    Se puder me visite :reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse livro. Amo muito. E eu tinha a mesma edição que você tem. Ai eu emprestei e a pessoa descarada perdeu meu livro e não repôs. Pois é. Que raiva. Quero muito reler esse livro.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo